Buscar

Caso Empresarial 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto: O novo código civil trouxe várias inovações no que diz respeito ao
Direito Empresarial e seus princípios. Uma das principais alterações se refere à
substituição de conceitos adotados anteriormente pela teoria dos atos de comércio que
passam a ser regulados agora pela teoria ?da empresa? instituída na Itália. Nesse sentido,
com fulcro no novo Código Civil, defina e diferencie "empresa" de "empresário",
trazendo as características de cada um.
Resposta: Empresa: atividade econômica organizada e Empresário: sujeito de direito que exerce a empresa, art. 966, CC
Caso Concreto: Três esteticistas constituíram uma sociedade para explorar em uma clínica no Centro de
Salvador, técnicas de preenchimentos faciais e toda uma gama de práticas para
rejuvenescimento. Os sócios exercem suas especialidades, embora contem com o auxílio
de colaboradores.
Esta sociedade caracteriza-se, ou não, como sociedade empresária? Por quê?
Resposta: Os sócios da sociedade empresaria não são empresários. O empresário pode ser pessoa física ou jurídica, no primeiro caso denomina se empresário individual, no segundo caso denomina se sociedade empresaria.
Caso Concreto: Ana e Amaury, são casados pelo regime da comunhão total de bens. Ana tem 17 anos e deseja ser empresária individual e consulta você como advogado(a), sobre a possibilidade de realizar esta empreitada. No caso apresentado, Ana poderá ser empresária individual ?
Resposta: Sim, o exercício da atividade empresarial entre cônjuges e possível desde que não tenham casado no regime de comunhão universal de bens ou no de separação obrigatória, conforme art 977 do CC.
Caso concreto: Gabriela e Marcos exercem atividade econômica no ramo de Restaurante, na capital Paulista, e pretendem futuramente, dado o sucesso da empreitada, abrir filiais em Curitiba e Natal. Efetuaram o registro da sociedade, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, sob a forma de sociedade limitada. Neste caso analise se o registro e a forma societária estão de acordo com a legislação vigente.
Resposta: Neste caso deverá ser registrado na junta comercial, pois se trata de uma sociedade limitada 
Caso Concreto: Antônia é sócia de uma sociedade empresária limitada, com sua irmã Adalgisa, no ramo de vendas de roupas e acessórios multi marcas. A sociedade passa por uma crise financeira, devendo a vários fornecedores, embora seus impostos estejam em dia, bem como as suas obrigações trabalhistas. A sociedade foi executada por um dos fornecedores. Antônia possui bens particulares e consulta você, advogado (a) no ramo societário, se neste caso, responderá com seus bens pessoais
Resposta: Os bens particulares dos sócios não poder ser executados por dívidas da sociedade, senão depois de executados os bens sociais . Art 1024 do CC.
Caso Concreto: "C & Cia Materiais de Construção Ltda" propõe execução, fundada em título executivo judicial em face de "Porcelana do Norte Ltda.". Diante da insuficiência de bens de propriedade da executada, a exeqüente requer a desconsideração da personalidade jurídica para atingir os bens dos sócios, pois, com abuso de gestão, a sociedade foi utilizada para frustrar o cumprimento das obrigações com a parte credora. Aduz, ainda, que a sociedade não passa de entidade de existência meramente formal, utilizada como meio de exercício no mundo dos negócios com limitação das responsabilidades pelas obrigações que, na realidade são dos sócios. O exeqüente apresenta, através de prova documental, elementos que confirmam o abuso de gestão. Trata-se de situação que ensejaria a aplicação da Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica?
Resposta: Sim, Fundamentando-se no art 50 CC e 28 CDC por abuso da personalidade Jurídica com desvio de finalidade e conjunção patrimonial, o juiz a requerimento da parte poderá estender as obrigações aos patrimônios dos sócios.
Caso Concreto: Carlos, sócio de uma sociedade em formação, ainda sem registro na Junta Comercial, é surpreendido ao ler um jornal, que uma outra sociedade utiliza como nome, o mesmo nome empresarial, que escolheu com seu sócio Genton, para registrar na Junta Comercial. Indignado ingressa em juízo, objetivando impedir o uso do seu nome. O que poderia ser alegado em defesa da outra sociedade empresarial? Justifique a sua resposta indicando o dispositivo legal que a sustenta.
Resposta: A defesa da sociedade registrada é no sentido que não assiste razão a Carlos, que a proteção pretendida só se realize com o arquivamento dos seus atos constitutivos no órgão competente, conforme o art. 33 da Eli 8934/94 (lei registro de empresa) c/c com o art. 1.166 do CC com ênfase na convenção de Paris
Caso Concreto: ANDRÉ e MAGDA são amigos de infância e tencionam constituir uma sociedade empresária para confecção de camisetas para a Copa do Mundo. André dispõe de R$ 50.000,00 e Magda pretende participar com a prestação de serviços, uma vez que é estilista. Como André é quem dispõe de capital, pretende colocar uma cláusula no contrato social totalizando para ele, 90% dos lucros da sociedade e para Magda, 10%. Para tanto, os dois procura você, advogado (a) a fim de obter as devidas orientações para a constituição da sociedade. Pode Magda contribuir com prestação de serviços para formação do capital social da sociedade empresária?
Resposta: Não, conforme art 1055 §2 do CC, e vedada a contribuição que consista em prestação de serviço.
Caso Concreto: Alexandre e Margarida são primos e tencionam constituir uma sociedade empresária para confecção de lingerie. Alexandre dispõe de R$ 50.000,00 e Margarida pretende participar no Capital da Sociedade com um imóvel que herdou de seu pai. Diante do caso apresentado, como fica a responsabilidade de Margarida na formação do Capital Societário?
Resposta: Após avaliação do bem de Margarida o mesmo não poderá ser inferior a quota, o valor deverá ser maior ou igual. 
Caso Concreto: Letícia e Paula são sócias de uma padaria em Jaú, interior do Estado de São Paulo, e desejam saber se existe na lei algum dispositivo na lei que dispõe sobre o estabelecimento empresarial, pautado no princípio da continuidade da empresa?
Resposta: Sim, pois tenta preservar a manutenção dos contratos necessários, a exploração do estabelecimento evitando assim a interrupção da atividade, cujo e objetiva preservação da continuidade da empresa, que determina que a atividade deve ser preservada a fim de proteger todos os elementos que deveriam e que são subordinados a ela.
Alexandre e Margarida constituíram uma sociedade ltda., que tem como objeto social a venda e distribuição de balas e doces em toda a Capital da Bahia. O capital foi integralizado da seguinte forma: Alexandre com 55% das Cotas e Margarida com 45% das Cotas. Alexandre é o administrador da sociedade. Diante do caso apresentado, pergunta-se: Como a administração da sociedade ficou a cargo de Alexandre, Margarida poderá ter acesso às contas da sociedade?
Resposta: Sim, conforme o art 1021 do CC, o sócio tem direito de fiscalizar os atos de sociedade e as respectivas contas, nas prestações mensais ou reunião e assembleias onde os livros ficaram disponíveis.
Quatro amigos de infância, após ganharem uma ?bolada? na Mega Sena, decidiram abrir um negócio. Para tanto, procuraram a Dra. Lúcia Guimarães, advogada no ramo do direito societário, para obterem todas as informações sobre esta nova empreitada. Desejam os sócios que esta sociedade tenha como objeto social a venda de motocicletas, e que a mesma seja uma sociedade limitada. Como não entendem nada de administração, desejam colocar como administrador, o padrinho de um deles, que não vai integrar o quadro associativo. Diante disto, responda: Existe a possibilidade de determinada pessoa que não seja sócio ocupar o cargo de administrador em uma sociedade limitada?
Resposta: Sim, basta ter previsão no contrato social e aprovação de 2\3 do sócios após a integralização. 
A sociedade existente entre os dois médicos Marinae Antônio, que exercem a medicina como atividade primeira, registra-se na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, sob a forma de sociedade simples, simples. Neste caso , considerando as normas adotadas no direito societário, verifique a viabilidade jurídica do tipo de sociedade escolhido por eles bem como, o local do arquivamento dos atos constitutivos da referida sociedade
Resposta: tratando se de sociedade simples, seus registro e no RCPJ e não na Junta comercial.
Armando, desejando ter seu próprio negócio e não possuindo os recursos necessários, propõe a Silvio uma sociedade. Silvio aceita, mas alega que não deseja que seu nome apareça na exploração da atividade, razão pela qual repassa para Armando os recursos financeiros correspondentes a 60% do investimento necessário, pactuando com Armando, verbalmente, na presença de amigos comuns. Por força de lei, esta sociedade, mesmo se fosse registrada, não seria dotada de Personalidade Jurídica. Diante deste caso, responda: Esta sociedade é reconhecida pelo CC/02? Caso positivo, como é classificada e como é denominada?
Resposta: O CC/02 reconhece, neste caso, a existência de uma sociedade, classificando-a como não personificada, denominando-a sociedade em conta de participação.
Caso Concreto: A Sociedade Raymond & Gebara é uma Sociedade em Nome Coletivo. Dado o sucesso de seu empreendimento, os sócios resolvem de forma unânime, após reunião, se transformar em uma Sociedade Anônima. Mas alguns sócios, os mais antigos, acreditam que para tanto a mesma tenha que se extinguir. Estes sócios estão corretos em seu raciocínio?
Resposta: Não. De acordo com o artigo 1113, a transformação independe de dissolução ou liquidação da sociedade.
Determinada sociedade composta por dois irmãos Pedro e José é uma sociedade empresária muito promissora no ramo de restaurantes nordestinos. Ocorre que no início do corrente ano, Pedro foi acometido por uma doença em fase terminal. José teme que esta sociedade, com a morte de Pedro, se dissolva de pleno direito, por não conseguir reconstituir a pluralidade em 180 dias. Pedro procura a Dra. Solange, advogada no ramo do Direito Societário com esta questão. O que a Dra. Solange respondeu a Pedro? 
Resposta: De acordo com o parágrafo único do artigo 1033, com nova redação dada pela Lei 12.441/2011, não se aplica o inciso IV deste artigo, pois no caso de não ser reconstituída a pluralidade em 180 dias o sócio remanescente poderá se transformar em Empresário Individual ou EIRILI, não extinguindo portanto, a empresa.

Outros materiais