Buscar

Revisão de TSPII

Prévia do material em texto

Revisão de TSPII
-Afeto: é aquilo que afeta; esses sentimentos podem ser tanto de prazer como de desprazer.
- Recalque: de dentro para fora; é uma defesa automática e inconsciente com que são repelidas do consciente as ideias que são consideradas repugnantes/dolorosas para um indivíduo; impedir a consciência de lembrar; processo interno que se dá em decorrência da censura. Você se censura; manter fora da consciência
- Repressão: de fora para dentro. Alguém te censura e você recalca; a pessoa pode querer algo, porém sabe que não pode; reprimir é um ato consciente. 
Sonhos: são a via privilegiada de acesso ao inconsciente e também o ponto de articulação entre o normal e o patológico; são absurdos, mas possuem um sentido; são realizações de desejos.
- Interpretação dos sonhos: é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente, mas também é o melhor caminho para o estudo da neurose; o sonho dos neuróticos não difere das pessoas normais, e Freud chega a dizer que a diferença entre neurose e a saúde vigora apenas durante o dia, não se estende à vida onírica (quando estamos acordados); o pressuposto de Freud é que a pessoa que sonha sabe o significado do seu sonho, apenas não sabe que sabe, porque a censura a impede de saber; o que é interpretado psicanaliticamente não é o sonho, mas o seu relato.
- Conteúdo manifesto do sonho: registro do sonho lembrado e contado pela pessoa.
- Conteúdo latente/Pensamentos oníricos latentes: registro oculto, inconsciente, que pretendemos atingir pela interpretação.
- O sonho manifesto: é o efeito de uma distorção cuja causa é a censura. É a esse trabalho de distorção que Freud dá o nome de “elaboração onírica” ou “trabalho do sonho”; A interpretação é o oposto simétrico da elaboração onírica. 
- Freud aponta quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho (elaboração onírica): condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária.
Condensação: diz respeito ao fato de o conteúdo manifesto do sonho ser menor do que o conteúdo latente, isto é, o conteúdo manifesto ser uma “tradução abreviada” do latente; pode operar de três maneiras: omitindo determinados elementos do conteúdo latente, permitindo que apenas fragmentos de alguns complexos do sonho latente apareça no sonho manifesto e combinando vários elementos do conteúdo latente que possuem algo em comum num único elemento do conteúdo manifesto; características pertencentes a quatro pessoas diferentes podem estar reunidas numa única pessoa do sonho manifesto.
Deslocamento: é obra da censura dos sonhos, e opera basicamente de duas maneiras: a primeira, pela substituição de um elemento latente por um outro mais remoto que funcione em relação ao primeiro como uma simples alusão e a segunda é quando o acento é mudado de um elemento importante para outros sem importância, é uma forma de descentramento da importância.
Figuração: consiste na seleção e transformação dos pensamentos do sonho em imagem.
Elaboração secundária: consiste numa modificação do sonho a fim de que ele apareça sob a forma de uma história coerente e compreensível.
Pulsão: é uma energia psíquica que nos move a ação; para Freud a pulsão é sexual; origem da pulsão – entre o psíquico e o somático (corpo e mente).
Pulsão de vida: pulsões sexuais e de autoconservação; seria representada pelas ligações amorosas que estabelecemos com o mundo, com as outras pessoas e com nós mesmos; nos move para um desejo; causa prazer.
Pulsão de morte: seria manifestada pela agressividade que poderá estar voltada para si mesmo e para o outro; realiza o que não tivemos coragem de fazer; pode causar destruição; causa desprazer.
- Aspectos da pulsão: Freud utiliza quatro termos importantes para a compreensão da pulsão: pressão, alvo, objeto e fonte. 
Pressão de uma pulsão é uma energia potencial, algo latente à pulsão, que exerce sua força e é de fato, a sua essência.
Alvo da pulsão é a sua satisfação completa, a qual jamais será satisfeita; o máximo que o organismo e a psique podem atingir é uma satisfação parcial da pulsão através de sua descarga por objetos.
Objeto da pulsão, é aquilo no qual ou pelo qual ela pode atingir seu alvo. É o mais variável na pulsão; não está ligada originalmente a ela apenas pela sua peculiar aptidão para possibilitar a satisfação.
Fonte da pulsão é o interior do corpo; entende-se aquele processo somático, interior a um órgão ou a uma parte do corpo, cujo estímulo é representado na vida anímica pela pulsão.
1ª tópica: Inconsciente, Pré-consciente e Consciente.
Na primeira abordagem topográfica de Freud, três regiões mentais foram distinguidas: o consciente, o local de ideias que tiveram acesso direto à consciência; o pré-consciente aonde se localiza o material suscetível de se tornar consciente facilmente; inconsciente como a localização de tudo o que havia sido reprimido da consciência e se tornou, assim, inacessível a ela.
O Inconsciente só pode ter acesso à consciência através do pré-consciente/consciente.
- Inconsciente: primeiro processo; energia livre; busca do prazer; é intemporal, seus conteúdos não estão ordenados no tempo.
- Pré-consciente/Consciente: segundo processo; energia ligada; busca da realidade; é temporal, seus conteúdos estão ordenados no tempo.
Nem todos os desejos são capazes de produzir um sonho; um desejo que ficou insatisfeito durante o dia pode contribuir para o induzimento de um sonho, mas será incapaz, ele apenas, de produzir um sonho; os únicos desejos capazes de reproduzir um sonho são aqueles que pertencem ao inconsciente; para Freud um desejo consciente só pode tornar-se um induzidor de sonho se obtiver sucesso em despertar um desejo inconsciente do mesmo teor e conseguir reforço dele.
2ª tópica: ID, EGO e SUPEREGO.
Propões que a meta fundamental da psique é manter e recuperar, quando perdido, um nível aceitável de equilíbrio dinâmico que maximiza o prazer e minimiza o desprazer.
- Id: Parte primária da personalidade e todas as estruturas se desenvolvem a partir dele.
- Ego: Se desenvolve a partir do Id e é formado através do contato com a realidade externa. O Ego tem o papel de ser o mediador entre os desejos do Id e a censura do Superego.
- Superego: Se desenvolve a partir do Ego e atua como um juiz de nossas atividades. Contêm padrões morais e éticos, modelos de conduta e juízos de valores.
Relação entre as tópicas: A segunda tópica não substitui a primeira tópica, no entanto. Em vez disso, manteve-se em uma relação dialética com ela.

Outros materiais