Buscar

GERENCIAMENTO DE RESIDUOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A coleta seletiva é um mecanismo importante de gestão de recursos sólidos. Muitos são os benefícios da implantação eficiente deste processo. Dentre os fatos destacados, qual o que não condiz com os verificados: Aumenta os custos de produção com o aproveitamento dos recicláveis pelas indústrias. Aumenta os custos de produção com o aproveitamento dos recicláveis pelas indústrias.
A classificação de resíduos, conforme a NBR 10004/2004 é: Classe I - perigosos; Classe IIA - não inertes; Classe IIB - inertes.
A composição gravimétrica traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de lixo analisada. Dentre os componentes mais comuns em uma análise gravimétrica o que apresenta menor porcentagem: metais.
A corresponsabilidade contratada é tão importante quanto a escolha da metodologia empregada para a Destinação Final dos resíduos gerados. Esta corresponsabilidade abrange as etapas de: Geração, manejo, armazenamento, transporte e destinação final do resíduo
A elaboração da ISO 14000 foi de grande incentivo para que as empresas investissem na gestão eficiente de seus resíduos. Aponte qual das alternativas abaixo não está relacionada as principais ações da ISO 14000: Utilização de papel usado somente para a adubação na agricultura.
A frase abaixo é correspondente a: Princípio a ser aplicado para a imputação de custos das medidas de prevenção e de controle da poluição, que favorecem o emprego racional de recursos limitados do meio ambiente. princípio do poluidor-pagador
A Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e apresenta algumas definições e classificações. De acordo com essa Lei: a disposição final ambientalmente adequada inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético.
A ordem correta de atuação para o gerenciamento de resíduos e a mais favorável ao meio ambiente, segunda a Política Nacional de Resíduos Sólidos é: reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor.
A norma internacional ISO 140001 é a principal norma de gestão ambiental da atualidade. A implantação de um SGA, segundo esta norma, exige o cumprimento de alguns requisitos estruturados de forma a estabelecer um sistema de melhoria contínuo. Aponte abaixo a alternativa que não diz respeito aos requisitos da norma também relacionados a resíduos sólidos: Execução de gerenciamento final de resíduos.
A pichação do Cristo Redentor (cartão postal turístico do Brasil), é considerada que tipo de crime? Contra o patrimônio cultural
Assinale a afirmativa incorreta: Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, não separados na fonte geradora.
Assinale a afirmativa incorreta: A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresentam, normalmente ,um custo mais baixo do que os métodos convencionais.
Assinale a afirmativa incorreta: A separação na fonte geradora dos resíduos com grande grau de decomposição aumenta a contaminação dos materiais reaproveitáveis.
Assinale a afirmativa incorreta no contexto do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos: O gerenciamento dos resíduos sólidos consiste na simples retirada dos resíduos das ruas.
Assinale a alternativa correta em relação às legislações ambientais aplicadas a resíduos: Todas as alternativas estão corretas.
Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo:
_____________consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. ______________é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado: Reciclar; Separar
Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo: ¿O melhor resíduo é aquele que_____________¿, ou seja, a minimização do consumo e o controle populacional como principal estratégia para uma gestão integrada ______________. não se produz; dos resíduos
Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo: Há dois tipos de resíduos que podem ser classificados. O _________________ou interno é gerado em um processo de fabricação e reciclado em vez de ser descartado. O _______________ou externo é gerado pelo consumo dos produtos. resíduo pré-consumo; resíduo pós-consumo
Assinale a alternativa que não diz respeito a uma fonte de geração de resíduos sólidos: Ambiental
Assinale a alternativa que não diz respeito aos resultados de atividades humanas que geram resíduos, conforme definição da ABNT 10.004: Fisiológica
Assinale a alternativa que não diz respeito a um resíduos domiciliar especial: radioativos
Assinale a alternativa que não diz respeito a atitudes de reutilização de materiais: Jogar papéis de bala nos boeiros
Assinale a alternativa que não diz respeito a um produto que pode ser reciclado: casca de ovos
Alguns dos motivos mais importantes para a reciclagem de materiais que vão para o lixo são: todas as alternativas anteriores estão corretas
Qual alternativa abaixo não diz respeito a um objetivo do novo conceito de gestão dos resíduos? minimização de mão de obra
Considerando a excessiva produção de resíduos sólidos um grave problema para as sociedades contemporâneas, que atitude poderíamos tomar para mitigar esta produção: Intensificar a educação ambiental voltada para o consumo sustentável.
Com relação à coleta seletiva, é incorreto dizer que: Não diminui os custos da produção empresarial.
Com relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos, é incorreto dizer que: A avaliação de impactos ambientais, gerados por qualquer atividade, abrange apenas aspectos ecológicos, mas também aspectos sociais e econômicos.
Com relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos, é incorreto dizer que: Os resíduos sólidos, quando não são tratados adequadamente, geram impactos no ambiente mas não constituem uma constante ameaça à saúde pública.
Das afirmações abaixo, qual a que não se ajusta com a questão sanitária atual e seus respectivos impactos ambientais. A geração de resíduos no Brasil ainda é muito baixa, haja vista, o baixo desenvolvimento econômico.
De acordo com a classificação de origem de resíduos estes podem ser classificados nas seguintes modalidades, exceto: Hídrico.
De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, os resíduos são classificados nas classes I, II, IIA e IIB que representam respectivamente: Perigosos, não perigosos, não inertes e inertes
De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, a classificação dos resíduos quanto a sua periculasidade é classificada em: Risco à saúde pública e ao meio ambiente
De acordo com a norma ABNT 10004, podem ser classificados como resíduos, exceto: Água poluída por metais.
De acordo com a Resolução CONAMA nº 275, de 25/04/2001, as cores que identificam vidro, papelão, plástico e metal são respectivamente: Verde, azul, vermelho e amarelo
De acordo com o sistema de classificação de resíduos sólidos, de acordo com Funiber (2009), Os resíduos domiciliares especiais são, com exceção de: Resíduos radioativos.
Dentre as opções que podemos realizar para diminuir a quantidade de resíduos sólidos urbanos gerados em uma residência, a que pode ser praticada facilmente é: Diminuir o consumo de produtos supérfluos.
Dentre os fatores citados, podem contribuir para uma redução na produção de resíduos, exceto? Incentivar e viabilizar a troca de veículos menos eficientes, por veículos mais eficientes em relação ao consumo dos combustíveis fósseis.
Do ponto de vista conceitual, existem elementos fundamentais para a atuação em processos de gestão integrada de resíduos sólidos que envolvem aspectos de tecnologia, de economia, de comunicação, de atuação social e ambiental. Qual alternativa abaixo não está relacionada a isto? Desprezo de aspectos sanitários e dos riscos à saúde humana
Dos efeitos indesejados que os poluentes podem causar, podemos citar, exceto: Incômodo aodeslocamento de pessoas em locais populosos.
Dos seguintes resíduos, qual o que não pode ser reciclado: Fita crepe.
É exemplo de resíduos perigosos: óleos
Existe dois tipos de coletas independentes feitas pelo município. Quais são? Convencional e seletiva
Em agosto de 2010, foi publicada a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Acerca desse assunto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) deve contemplar diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, bem como volume e caracterização de resíduos.
Indique abaixo uma ação de coleta seletiva: Separação de lixo orgânico, metais e plásticos
Indique qual das alternativas abaixo apresenta apenas exemplos de lixo domiciliar especiais: Entulho de obras, lâmpadas fluorescentes e pneus
Nas fases da Análise do Ciclo de Vida, temos quatro fases para o estabelecimento de uma ACV. Na fase da análise de inventário, o que podemos definir à respeito? Estabelecimento de entradas e saídas
Não é benefício da coleta seletiva: A coleta seletiva aumenta o lixo nos aterros e lixões.
Não pode ser considerado benefício da coleta seletiva: A diminuição da depuração natural.
O acúmulo de materiais tóxicos e a diminuição da qualidade do ambiente, está relacionado a: Um aumento do consumo dos recursos naturais mais rápido do que são regenerados na biosfera
O descarte inadequado de resíduos pode gerar uma série de problemas ambientais, dentre estes podemos destacar os seguintes, exceto: Diminuição do fluxo de efluentes a serem tratados.
O impacto ambiental pode ter resultado positivo ou negativo. Entre exemplos de impactos positivos podemos citar, exceto: Construção de reservatórios para hidroelétricas
O lixo domiciliar, comercial e público é de responsabilidade de qual poder? Municipal
O sistema de tratamento dos RSU vem direcionado pelo novo conceito de gestão dos resíduos, que não deve ter como objetivo: despejar dejetos humanos em valas
Os entulhos são classificados como resíduos: De construção civil
Os fatores que incentivam a reciclagem de materiais decorrem da necessidade de poupar e preservar os recursos naturais e da possibilidade de minimizar resíduos, o que reduz: O volume a ser transportado, tratado e disposto
Os resíduos podem ser classificados também de acordo com sua composição química como orgânicos e Inorgânicos. Dentre os orgânicos podemos citar, Exceto Pilhas e baterias.
Os resíduos não perigosos no meio urbano são os gerados pelas residências, pelo comércio em geral, pelos escritórios ou outras atividades de serviço, e também todos que não tenham a classificação de perigosos e que, por sua natureza ou composição, podem ser similares aos não perigosos. Uma possível classificação dos resíduos não perigosos urbanos é a divisão em resíduos orgânicos e inorgânicos. Marque a alternativa com os resíduos orgânicos : Resíduos de jardim ou poda e madeira.
Os resíduos sólidos urbanos, gerados nas residências de uma comunidade típica urbana, conhecidos como lixo, são constituídos em sua maioria, fundamentalmente por, com exceção de: Produtos químicos não biodegradáveis.
Os resíduos sólidos são consequência direta das nossas atividades, hábitos e padrões de consumo exercidos diariamente. Assinale a afirmativa que não se enquadra no contexto da atualidade: A qualidade dos resíduos não varia de acordo com os hábitos da população e o seu acesso a bens de consumo, entre outros fatores.
Os resíduos perigosos em geral, não estão relacionados a: matéria orgânica fermentável
Os pesticidas pulverizados no ar são exemplos de que tipo de poluentes? não-pontuais
Os poluentes que produzimos vem de dois tipos de fontes. Marque a alternativa, referente as fontes pontuais: são fontes únicas e identificáveis.
Os processos de tratamento de resíduos sólidos industriais mais comuns são: Todas as alternativas anteriores estão corretas
Por meio de quais meios recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza? coleta seletiva e reciclagem
Pode ser classificado como impacto ambiental, exceto: Locomoção urbana por meio de bicicleta.
Podem ser classificados como exemplos de fontes de poluição pontual, exceto. Derramamento de agrotóxicos e fertilizantes agrícolas e seu deslocamento para lagos e córregos.
Podemos citar como fontes geradoras de resíduos, exceto: Cultural.
Qual alternativa abaixo não diz respeito aos principais compostos gasosos produzidos em um aterro? Oxigênio
Qual característica abaixo não está relacionada a definição de tecnologias limpas? Não está relacionada de forma alguma as NBRs
Qual dos itens abaixo impedem a instalação de um tratamento por biopilha: Lençol freático extremamente alto, menor de 1 metro
Qual dos materiais abaixo não está relacionado a atividade de coleta seletiva para a reutilização? Restos de comidas
Qual o principal componente do lixo no Brasil: matéria orgânica
Quantas fases estão relacionadas a análise do ciclo de vida de produtos residuais? Quatro
Quanto à natureza ou origem dos resíduos estes podem ser classificados, segundo Funiber (2009) como; exceto: Gasosos.
Qual texto legal abaixo, não diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA? Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional
Qual órgão consultivo e deliberativo abaixo, tem a finalidade de assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas governamentais também acerca dos resíduos sólidos? CONAMA
Referente ao princípio do poluidor-pagador, a legislação federal sobre matéria ambiental nessa fase, procurava atender à problemas específicos. O Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975, seria sobre o que? sobre medidas de prevenção da poluição industrial.
Sabemos que a questão de resíduos é tratada como um fator de desenvolvimento sustentável por uma nação. Com isso, assnale a alternativa falsa: O desenvolvimento sustentável visa garantir o maior aproveitamento dos recursos naturais pela geração atual.
Segundo a NBR 10004/2004, quanto as características físicas, os resíduos podem ser: Secos e molhados
Segundo a norma NBR 10.004 de 1987 os resíduos podem ser classificados em, exceto: 
Classe IV
Segundo Funiber (2009), em geral, a política de tratamento dos resíduos tem as seguintes fases. Marque a sequência correta das fases de tratamento de resíduos: Redução na origem ou na minimização- Reutilização- Reciclagem- Recuperação energética (valorização)
Segundo o critério de origem e produção, como pode ser classificado o lixo? doméstico, público, comercial, industrial, hospitalar, especial e entulho.
Sobre as cooperativas de catadores responda: Todas as alternativas anteriores estão corretas
São etapas do processo de coleta seletiva, exceto: Fiscalizar e multar os cidadãos que não aderirem ao processo de coleta seletiva.
São fases da Análise do ciclo de vida de um produto, com exceção de: Aumento de geração de resíduos.
Temos 9 tipos principais de fontes de geração de resíduos sólidos (relacionados principalmente ao lixo). Qual é o que pode conter a maior porcentagem de resíduos recicláveis, dependendo do tipo de estabelecimento? Comercial
Todas as afirmações abaixo com relação aos resíduos sólidos são corretas, excetuando-se: A maioria dos municípios brasileiros destina seus resíduos para aterros sanitários.
Trata-se de uma norma do direito ambiental que consiste em obrigar o poluidor a arcar com os custos da reparação do dano por ele causado ao meio ambiente. Estamos falando de: Princípio do Poluidor Pagador

Outros materiais