Buscar

4-Discursiva Musica na Sala de Aula.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Discursivas Musica na sala de aula
	1-O que essa hipersensibilidade musical permite que a criança superdotada domine diferentemente das outras? Cite ao menos
dois desses domínios 
	RESPOSTA: Permite que a criança tenha uma memória fora do comum para elementos, decore e toque qualquer música rapidamente, transponha melodias, improvise sobre um tema ou crie melodias. (pag. 71)
	2-texto Lucas sobre musica 
Qual é o mito que está por trás da situação dada? Explique suscintamente, por que se trata de um mito?
	É um mito pensar que as crianças não tem preferencia pela musica, pois elas detém inúmeras habilidades cognitivas e achar que as crianças são seres com limitações é um mito. Pag112
	3-Andre professor de nina a qual possui necessidades especiais
De que forma o professor André, da situação hipotética apresentada a cima, poderia trabalhar com a aluna nina para que ela se beneficiasse da musica? 
	Ao meu ver com a deficiência da menina o professor iria trabalhar com ela e outros alunos de forma que a musica levasse a eles maior capacidade de concentração, sabendo dos vários estudos que trazem a musica como algo benéfico para a saúde e bem estar de todos neste caso em especial a Nina vai sentir-se parte da turma.
	4-Sobre preferencia e gosto musicais, diferencie esses dois termos, atribuindo ao menos uma característica para cada um deles.
	Preferência musical- Dura pouco tempo, Desaparece rapidamente. 
Gosto musical- É mais estável, Depende da experiência para ser formado, É mais comum uma pessoa idosa já possuir esse aspecto desenvolvido. (Pag55)
	5- Cite ao menos duas atitudes para melhorar a qualidade sonora em casa e na escola.
	Algumas sugestões podem melhorar a qualidade sonora, são elas: Evite reforçar as frequências baixas (os sons graves) no seu aparelho de som, porque os sons graves têm um alcance maior que os sons agudos.
Lembre-se sempre de que os ouvidos não têm pálpebras como os olhos e que captam indiscriminadamente todo e qualquer som. (pag. 107).
	6-Cite ao menos dois sinais que podem indicar perda auditiva em crianças e adolescentes.
	Alguns destes sinais podem indicar perda auditiva em crianças e adolescentes, são eles: Liga a TV num volume muito alto.
Falar baixo ou alto demais. 
Ter problemas de rendimento escolar (pag. 104).
	7-com base nos textos acima, nos conteúdos abordados em sala de aula e no livro-base da disciplina, argumente contra ou a favor do uso dos elementos extramusicais nas salas de musica, justificando e fundamentando sua resposta.
	CONTRA: - elementos extramusicais tiram a atenção dos alunos.
- Desviam o foco da linguagem musical.
- fazem com que a atividade seja demasiadamente longa e por vezes cansativa.
PRÓS: - ajudam a manter a atenção dos alunos.
- colaboram na explicação e exemplificação das atividades.
- ajudam o professor a sentir-se mais seguro.
	8-Alem de o ensino de musica ter como principio o desenvolvimento da inteligência musical, quais outros benefícios que essa pratica, realizada em casa ou na escola, pode proporcionar ao bem estar de crianças e de adolescentes?
Cite ao menos um dos benefícios
	A inteligência musical é desenvolvida por meio de atividades como tocar instrumentos, cantar e movimento ao barulho do som da musica; a criança aprende a musica de sua cultura e de outras de forma divertida e afetuosa desenvolvendo a inteligência musical, ainda a musica é meio de comunicação de interação e transmissão de afeto entre pais e filhos. Pag(16 a 27)
	9-Sobre audição de repertórios musicais específicos, é possível afirmar que houve ou tocar heavy metal torna os adolescentes violentos? Justifique de forma sucinta sua resposta; 
	Este e um assunto de estrema delicadeza, e pesquisadores nos alertam para o fato de que a musica em si não cria indivíduos violentos , mas que há uma combinação de fatores que levam um individuo a exibir comportamentos desviantes.(Pag-121/122)
	10-Sobre a audição de repertórios musicais específicos responda as canções de folclore tradicionais são nocivas ás crianças? Apresente ao menos um argumento para justificar sua resposta
	Não, apesar de muitos boatos sobre as canções folclóricas, nada foi comprovado cientificamente, afirmar que as canções são causadoras de desvios comportamentais é afirmar que as crianças fariam o que escutam e isso não é comprovado.( Pag117)
	11- Sobre a audição de repertórios musicais específicos responda as crianças pequenas devem ouvir apenas musica infantil, justifique de forma sucinta. 
	Não, pois todos os ritmos devem ser apresentados as crianças isso fara com que ela construa uma preferencia musical posterior e os diferentes ritmos irão contribuir para estas escolhas .(Pág. 112)

Outros materiais