Buscar

PROVA DISCURSIVA DE MÚSICA.docx (1)

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA DE MÚSICA.
O que essa hipersensibilidade musical permite que a criança superdotada domine diferentemente das outras crianças? Cite, ao menos, dois desses domínios. Resposta: Página 72. 
A hipersensibilidade permite que as crianças tenha uma memória fora do comum para elementos, decore e toque qualquer música rapidamente, transponha melodias, improvise sobre um tema ou crie melodias e peças musicais com uma facilidade extrema. 
Sobre a inteligência musical e sabendo que a música é uma competência, cite ao menos três atividades que ajudam a desenvolver a inteligência musical e que podem ser realizadas com crianças em casa e na escola.
Resposta: Página 16.
Tocar instrumentos, cantar, movimentar-se ao som da música, representar os sons no papel, improvisar, criar trilhas sonoras e dançar são algumas das atividades que ajudam a desenvolver a inteligência musical. 
Além de ensino de música ter como princípio o desenvolvimento da inteligência musical, quais outros benefícios que essa prática, realizada em casa ou na escola, pode proporcionar ao bem-estar de crianças e adolescentes? Cite ao menos um dos benefícios.
Resposta: Página 91 e 92.
Diversos estudos surgem que aprender a tocar um instrumento ou cantar num coral pode ajudar no bem-estar das crianças e dos adolescentes. A música pode ajudar a elevar a autoestima de criança e adolescentes. A prática instrumental faz com que as crianças e adolescentes se desenvolvam e sintam um misto de prazer e orgulho em mostrar aquilo que aprenderam para a família e para as pessoas queridas, através da prática em casa e de recitais. Nesse sentido, é plausível pensarmos que, ao mesmo tempo em que educa musicalmente, a música também serve para integrar os membros de uma família, classe ou comunidade. Ao contrário do que muita gente pensa, muitos desses programas não usam a música apenas como passatempo, mas sim como forma de desenvolver competências musicais, além de promover o bem-estar e aumentar a autoestima das crianças e dos adolescentes. É através desses programas que milhares de crianças brasileiras resgatam sua cidadania e encontram oportunidades para se desenvolverem.
Sobre preferência e gostos musicais, diferencie esses dois termos, atribuindo ao menos UMA característica para cada um deles. Resposta: Página 55. As preferências musicais são temporárias e, como os vários modismo musicais, desaparecem com a mesma velocidade com que apareceram. São aquelas coisas que a gente gosta numa época e depois passa a não gostar mais. Já o gosto musical é mais estável, pois levou tempo e experiência para ser formado.
Os termos altas habilidades e superdotados são usados para designar os indivíduos que reúnem pelo menos três características básicas. Cite aos menos UMA dessas características. Resposta: Página 70.
São precoces e se iniciam num determinado domínio bem antes das outras. São crianças que demonstram habilidades fora do comum em domínios como linguagem, música, balé, xadrez ou matemática. 
Insistem em fazer as coisas a sua maneira. Elas não aprendem apenas a fazer as coisas antes das outras, mas as fazem de maneira muito diferente, precisando apenas de um pequeno “pontapé inicial” para rapidamente ensinarem a si mesmas. São crianças super criativas, que inventam regras capazes de transformar um domínio.
Possuem um desejo quase que incontrolável por dominar uma determinada área. Essas crianças são automotivadas para aprender e dominar uma ou mais áreas de conhecimento, chegando a serem obsessivas. É interessante notar que, diferentemente das outras, essas crianças passam horas desempenhando tarefas relativas à área que desejam dominar e sentem prazer em fazê-lo. 
Sobre o cuidado com a audição das crianças em idade escolar, cite aos menos DOIS sinais que podem indicar perda auditiva em crianças e adolescentes. Resposta: Página 104.
. Dificuldades de linguagem ou se sua fala parecer não estar progredindo direito;
. Reclamação constante de dor e muitas infecções no ouvido; 
. Dificuldade em localizar fontes sonoras;
. Fala baixo ou alto; 
. Tem problemas na escola- do comportamento ao rendimento acadêmico nas disciplinas escolares – ou fica disperso e interrompe o professor o tempo todo quando a classe está realizando atividades de escuta.
Sobre o cuidado com a audição das crianças em idade escolar e sabendo que todas as pessoas correm o risco de sofrer perdas auditivas, cite ao menos DUAS atitudes para melhorar a qualidade sonora em casa e na escola.
Resposta: Página 107.
. Abaixe o volume da TV e do aparelho de som.
. Evite abaixar as frequências baixas (os sons graves) no seu aparelho de som, porque os sons graves têm um alcance maior que os sons agudos.
. Tenha muito cuidado com os fones de ouvido. Além de proporcionarem uma pressão sonora concentrada e muito superior à que recebemos pela propagação do som no ar, eles também fazem com que nos isolemos do mundo ao nosso redor. 
As canções do folclore tradicional são nocivas às crianças? Apresente ao menos um argumento para justificar sua resposta. Resposta: Página 117.
Sobre a audição de repertórios musicais específicos, é possível afirmar que ouvir ou tocar heavy metal torna os adolescentes violentos? Justifique, de forma sucinta, sua resposta. 
 Qual a influência das tecnologias sobre o processo de criação artística? ... Argumentos sobre sua resposta e cite dois exemplos de manifestações artísticas atreladas à tecnologia.

Outros materiais