Buscar

Febre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Febre	
A febre pode ser causada por transtornos no próprio cérebro ou por substâncias tóxicas que influenciam os centros termorreguladores.
Os pirogênios liberados por bactérias tóxicas (exógenos – produtos bacterianos) ou por tecido corporal em degeneração
Quando as bactérias ou produtos de degradação das bactérias estão presentes nos tecidos, eles são fagocitados por leucócitos (ex: macrófagos) que liberam citocinas, uma das mais importantes dessas citocinas para causar febre é a interleucina 1. IL-1 -> pirogênio endógeno.
(endógenos - citocinas) causam febre, pois estimulam a síntese de prostaglandinas (PGE2), que atuam no hipotálamo. O hipotálamo é o nosso termostato. Ele regula as perdas e os ganhos de calor. Quando há liberação de prostaglandina E2, essa prostaglandina modifica/desregula o ponto fixo de temperatura no hipotálamo para mais, levando ao aumento da temperatura corporal.
Monitoria de Semiologia – 2018
1
Calafrio
Com o aumento da temperatura do hipotálamo para mais, o centro promotor de calor hipotalâmico promoverá a produção e conservação de calor por meio da vasoconstrição periférica, aumento da atividade metabólica e aumento do tônus vascular. 
A elevação do ponto da temperatura do hipotálamo faz com que a pessoa sinta frio até que o alvo de temperatura corporal seja alcançado, combinado a isso, o aumento do tônus vascular provoca tremores na tentativa fisiológica de elevar a temperatura até o ponto alvo. 
Causas de Febre

Outros materiais