Buscar

PROVA 1 Processo do trabalho 2018 capão (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL	 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
		DEPARTAMENTO DE DIREITO		 
DISCIPLINA: PROCESSO DO TRABALHO / PROVA 1. 
PROFESSOR: MAURICIO ANTONACCI KRIEGER
Nome:____________________________________________
1. O que se entende pelo princípio da aquisição processual no que tange a matéria de provas no processo do trabalho? Explique. (Peso 2,0)
 
R: O princípio da aquisição processual diz que, as provas trazidas ao processo e independentemente de parte qual à trouxe, uma vez inserida no meio, estas passam a pertencer ao processo podendo ser usadas por ambas as partes e são destinadas a formar a convicção do órgão julgador. 
2. Antonio foi contratado pela empresa Alfalux. Ficou decidido que Antonio ganharia o salário de 20 mil reais por mês. A empresa perguntou se Antonio aceitaria colocar no contrato de trabalho uma cláusula compromissória para em caso de litígio na relação de emprego, o conflito ser decidido por um árbitro. Antonio aceitou e assinou o contrato. Depois de um ano Antonio é despedido e ajuiza uma reclamação trabalhista na Justiça do Trabalho. A empresa Alfalux alega nas preliminares da contestação que o litigio deveria ser resolvido por meio da arbitragem conforme art. 337, X do NCPC. Você na condição de juiz o que decidiria nesse caso concreto? Fundamente sua resposta apontando a base legal. (Peso 2,0)
R: DEPENDE, se olhar de comumente ao explícito no ART. 507 – A da reforma trabalhista e verificar o enuncia da questão mostra que sim, a parte ré está certa em alegar a preliminar uma vez que a cláusula arbitral não foi imposta e sim sugerida e posteriormente aceita pela parte autora, assim sendo a preliminar deveria ser aceita pelo juízo e declinada a o juiz arbitral. 
Entretanto à de se falar no acesso à justiça, e se esse dispositivo não deva ser interpretado a luz do que já é aplicado no código de defesa do consumidor, tendo também a possibilidade da solução do conflito em juízo arbitral, mas ficando a critério da parte hipossuficiente se é por bem fazer uso do mesmo. Concluindo, se levar em consideração a letra fria da lei Art 507 – A NCLT o juiz deveria deferir a preliminar, já se relativizarmos e levarmos para um lado mais doutrinário deveria indeferir e dar seguimento ao processo. 
3. Em uma ação trabalhista, as partes foram intimidas para prestarem os seus depoimentos pessoais, após contestada a ação. O reclamado não comparece na audiência que deveria depôr. O juiz aplica a pena de confissão. Pergunta-se: a) que tipo de confissão ocorreu? B) É possível outras provas para confrontar a confissão nesse caso? Em caso positivo explique em quais situações, em caso negativo diga o porquê. Justifique suas respostas apontando o fundamento legal. (Peso 2,0)
R: a) Que tipo de confissão ocorreu? Ocorreu o que chama-se de confissão ficta Art. 844 CLT 
 b) B) É possível outras provas para confrontar a confissão nesse caso? Em caso positivo explique em quais situações, em caso negativo diga o porquê. SIM, é possível, no caso em que o reclamado não comparece a audiência mas com advogado constituído nos autos, poderá juntar defesa e documentos ART. 844, § 5° NCLT C/C SÚM 74 STJ.
4. Antonio é testemunha de Ernesto em uma ação movida contra a empresa Alfalux. A empresa contradita a testemunha afirmando que Ernesto já foi testemunha de Antonio em outra ação movida por Antonio contra a empresa Alfalux. Você na condição de juiz da causa aceitaria a contradita? Justifique sua resposta apontando o fundamento legal. (Peso 2,0)
R: Esta é uma questão ainda meio controversa dentro da doutrina, o que se chama de testemunha recíproca, conforme o que diz Súmula n° 357 do TST, “não torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador.” Dessa forma caberá ao próprio juízo caracterizar ou não a suspeição da testemunha ficando a seu critério quando admitido a contradita se colherá o depoimento da que valerá apenas como informação.
5. Analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta: (Peso 1,0)
I. De acordo com a reforma trabalhista os pedidos deverão ser certos e determinados e indicar o valor da causa.
II. A reclamatória trabalhista pode ser oral. 
III. A perempção no processo do trabalho é igual a perempção do processo civil. 
A) Somente o item III está incorreto.
B) Os itens II e III estão incorretos. 
C) Apenas o item I está incorreto. 
D) Todas estão corretas 
E) Todas estão incorretas. 
 
6. Marque a alternativa correta. (Peso 1,0)
A) A inicial trabalhista somente poderá ser ajuizada pelo advogado do reclamante. 
B) O rito sumaríssimo significa que a demanda terá como valor da causa no máximo até 2 salários mínimos. 
C) Defesa trabalhista é sinônimo de contestação.
D) No processo do trabalho não é possível a reconvenção. 
E) Prescrição é matéria de mérito, se for acolhida pelo juiz extingue o processo com resolução do mérito.
“A felicidade é saber o que se quer e querê-lo apaixonadamente” F. Marceau
 
Professor Mauricio Antonacci Krieger
Email: maukrieger@yahoo.com.br

Outros materiais