Buscar

NUTRIÇÃO APLICADA Á ENFERMAGEM III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		São indicações da dieta líquida restrita com EXCEÇÃO de:
	
	
	
	 
	Tratamento da diarreia.
	
	 
	Aumento do volume do bolo fecal.
	
	
	Preparo de exames.
	
	
	Pré e pós-operatórios.
	
	
	Repouso ao trato gastrointestinal.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		De acordo com os cuidados da enfermagem em nutrição parenteral total (NPT), marque a resposta correta:
 
I Verificar rótulo observando: nome do paciente, composição da solução e gotejamento.
II O paciente que recebe a NPT deve merecer rigorosos cuidados higiênico.
III Manter a via venosa central exclusiva para a infusão de NPT, mantendo a permeabilidade.
IV A localização central do cateter pode ser confirmada (RX) antes ou depois de iniciar a NPT.
V Observar o local da inserção quanto à fixação do cateter, edema, dor, rubor, hiperemia e presença de secreção.
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	 
	Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas
 
	
	
	Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
 
	
	
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Um paciente desnutrido, com diagnóstico de pancreatite aguda grave, foi internado na unidade de clínica médica, onde você é o enfermeiro responsável. Foi indicada terapia nutricional parenteral. Com relação ao tipo de via para o suporte nutricional parenteral, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	O mais indicado é utilizar o posicionamento gástrico, pois é a única localização que permitirá recuperar o estado nutricional do paciente, sem que este apresente risco de broncoaspiração.
	
	
	O mais indicado é uma veia periférica, pois o paciente manterá o trato gastrointestinal funcionante, evitando complicações.
	
	 
	O mais indicado é utilizar um cateter em uma veia de maior calibre (subclávia ou jugular interna), uma vez que o paciente deve ficar um período de tempo maior sem poder utilizar o trato gastrointestinal e esta via permitirá ofertar um maior aporte energético para a recuperação do estado nutricional do paciente.
	
	
	O mais indicado é utilizar um cateter periférico, pois não há risco de broncoaspiração, sendo possível com esta via atingir as necessidades nutricionais do paciente.
	
	 
	O mais indicado é utilizar outra forma de terapia nutricional, como a terapia nutricional enteral, pois só assim será possível recuperar o estado nutricional do paciente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Para evitar a aspiração da dieta em pacientes com Gastrostomia Endoscópia Percutânea (PEG) é necessário que o profissional tenha alguns cuidados. Marque a afirmativa que indica um desses cuidados:
	
	
	
	
	Não avaliar resíduos gástricos.
	
	
	Infundir rapidamente a dieta.
	
	
	Administrar a dieta pelo método "em bolo" e em maior velocidade de infusão.
	
	
	Manter o paciente deitado para evitar o refluxo da dieta e aspiração da mesma.
	
	 
	Elevar a cabeceira do paciente durante a alimentação e mantê-la elevada em até 2 horas após alimentação.
	
	
	
		
	
		5.
		Sobre as Dietas Hospitalares são feitas as seguintes afirmações: I-A Dieta líquida Restrita consiste em uma refeição com resíduos e que atinge facilmente as necessidades energéticas do paciente. II-A Dieta Branda é rica em fibras, preparada com pouca gordura e poucos condimentos. III-A Dieta Líquida Completa pode ser composta por leite, gelatina, iogurte, mingau, sopa liquidificada e suco de frutas. É de fácil digestão, contém lactose e é pobre em fibras. IV-A dieta pastosa é muito utilizada para quem tem dificuldade de mastigação e deglutição, em pós-operatórios e em pacientes neurológicos. É uma preparação normalmente de fácil aceitação pela sua boa aparência e de consistência sólida. V-Dieta normal inclui todos os tipos de alimentos e preparações saudáveis, conforme hábitos e costumes regionais, baseando-se nas necessidades nutricionais de um indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas II,III e IV estão corretas.
	
	 
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas II,III e V estão corretas.
	
	 
	Apenas as alternativas III e V estão corretas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Foi indicada terapia nutricional com dieta enteral para uma criança de 1 ano de idade, desnutrida e com história de pneumonias de repetição por broncoaspiração da dieta. Com relação ao posicionamento da sonda indicada para este paciente, é CORRETO afirmar:
	
	
	
	
	O mais indicado é utilizar o posicionamento gástrico, pois é a única localização que permitirá recuperar o estado nutricional do paciente, sem que este apresente risco de broncoaspiração.
	
	
	O mais indicado é o posicionamento gástrico da sonda, pois esta localização permite infundir grande volume de dieta, sem o risco de broncoaspiração.
	
	 
	O mais indicado é o posicionamento entérico (duodenal ou jejunal), pois esta localização apresenta menor risco de broncoaspiração.
	
	
	O mais indicado é realizar uma gastrostomia percutânea, pois o paciente não ficará longo período com a dieta enteral e esta não apresenta risco de aspiração.
	
	
	O mais indicado é utilizar a via oral, pois é o mais fisiológico e sem risco de broncoaspiração.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A manutenção de um estado nutricional adequado é de extrema importância para a recuperação e manutenção da saúde. Assim, quando o paciente apresenta alguma doença que não o permita se alimentar adequadamente, através da alimentação via oral, é indicado iniciar o mais precocemente possível, a terapia nutricional enteral. Com relação a esta terapia é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	 
	A jejunostomia é indicada quando o paciente permanecer em terapia nutricional por não mais que quatro semanas e não apresenta risco de aspiração
	
	 
	Quando o paciente apresenta quadro de inconsciência, anorexia nervosa e lesões orais, está indicada a terapia nutricional enteral.
	
	
	A terapia nutricional enteral precoce ajuda a preservar a estrutura e função do trato gastrointestinal, mantendo sua integridade e evitando a hipotrofia da mucosa intestinal.
	
	
	Quando o paciente permanecer em terapia nutricional enteral por menos de quatro semanas e não apresenta risco de aspiração, deve ser utilizada a via de acesso gástrica, ou seja, a sonda com posicionamento gástrico.
	
	
	Quando o paciente permanecer em terapia nutricional por mais de seis semanas, o mais indicado é realizar uma ostomia (gastrostomia ou jejunostomia).
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A Terapia Nutricional Parenteral (TNP) é aplicada pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional - EMTN, na qual, cada profissional possui atribuições específicas. De acordo com as proposições abaixo, qual a alternativa contém as atribuições do Enfermeiro da EMTN?
	
	
	
	
	Indicar a TNP e estabelecer o acesso intravenoso central para a administração da NP.
	
	 
	Proceder ou assegurar a punção venosa e selecionar, adquirir, armazenar e preparar criteriosamente, os produtos necessários ao preparo da NP.
	
	 
	Receber a NP da Farmácia e assegurar a sua conservação até a sua completa administração e proceder ou assegurar a punção venosa.
	
	
	Prescrever a nutrição parenteral e selecionar, adquirir, armazenar e preparar criteriosamente, os produtos necessários ao preparo da NP.
	
	
	Avaliar qualitativamente e quantitativamente as necessidades de nutrientes
baseadas na avaliação do estado nutricional do paciente.
	
	Gabarito Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais