Buscar

avaliação 1 contratos Fael

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENADE 2015) A Lei nº 10.520/2002, de caráter nacional, assim como a Lei nº 8.666/1993 – Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública, regulamentou o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal de 1988 e acrescentou nova modalidade de licitação para contratação de bens e serviços comuns pela Administração Pública no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: o pregão. 
O pregão se diferencia das demais modalidades de licitação regidas pela Lei nº 8.666/1993 por aspectos que lhe ditam fisionomia peculiar, concernentes ao procedimento e às exigências de participação. 
Em relação à legislação aplicada à modalidade pregão, avalie as afirmações a seguir: 
I - Há dois tipos de pregão: o presencial e o eletrônico. 
II - O pregoeiro, auxiliado por uma equipe de apoio, substitui a comissão de licitação prevista para outras modalidades de licitação. 
III - No pregão, há a possibilidade de reformulação das propostas comerciais pelos licitantes, após a abertura dos envelopes. 
IV - No pregão, são analisados, em primeiro lugar, os documentos necessários à habilitação técnica e jurídica e, depois, julgam-se as propostas apresentadas pelos participantes do certame. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2015) Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. 
FERREIRA, J. R. et al. Inclusão Digital. In BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectivado Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 (adaptado). 
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada. 
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam 
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. 
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação. 
III. a melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas. 
IV. a difusão do conhecimento tecnológico. 
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2015) Um programa governamental é uma intervenção conduzida pelo poder público com a intenção explícita de mudar uma situação específica existente para uma situação desejada. Um programa é mais que um conjunto de projetos inter-relacionados, visto que projetos são empreendimentos com limitação temporal. Tanto a situação atual quanto a desejada referem-se a situações específicas relacionadas ao público alvo do programa, como pode ser observado por meio do exemplo hipotético a seguir.
- Situação atual: alta taxa de desnutrição em crianças de 2 a 10 anos de idade
- Programa: Distribuição de Leite nas Escolas Públicas do Ensino Fundamental;
- Situação desejada: redução da taxa de desnutrição nas crianças de 2 a 10 anos de idade. 
BRITO, A. S. Metodologia e Ferramentas para Gerenciamento de Programas Governamentais. Disponível em:
<http//ww3.panaftosa.org.br>. Acesso em: 6 ago. 2015  (adaptado).
Com base nesse exemplo hipotético, avalie as afirmações a seguir. 
I. A eficácia do programa mencionado pode ser medida pelo grau de redução da taxa de desnutrição infantil, independentemente do custo da distribuição de leite nas escolas.
II. Se o custo do programa mencionado foi previamente fixado, sua eficiência e sua eficácia poderão ser avaliadas pelo nível de redução da taxa de desnutrição em crianças de 2 a 10 anos de idade.
III. Um projeto relacionado ao programa poderia ser: Operação de Distribuição de Leite – projeto a ser realizado durante o período letivo.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
II e III, apenas. 
I, apenas. 
I e II, apenas. 
I, II e III. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 
I, II e III..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2015) A partir dos anos 1990, a administração pública incorporou várias inovações tecnológicas, o que vem permitindo o processo de interação do cidadão com os órgãos prestadores de serviços públicos. Essa participação no setor público envolve, entre outros, os sistemas de cogestão, autogestão, planejamento participativo, orçamento participativo, comunidades virtuais e os instrumentos de consulta constitucional. 
Em meio a esse cenário, a gestão da comunicação no setor público pode ser explicada pela administração de conflitos, pela diversidade e cooperação entre os atores sociais, e pela necessidade de uma gestão de relações entre o setor público e o setor privado. 
FERREIRA, M. K. As novas configurações de gestão pública: comunicação, conhecimento e pessoas. Disponível em: 
A partir do exposto, avalie as afirmações a seguir. 
I. As técnicas de negociação e administração de conflitos podem ser consideradas instrumentos que tiveram de ser aprimorados na administração pública em razão do avanço do exercício da cidadania. 
II. A partir dos anos 90 e com o surgimento da era digital, a comunicação pública firmou-se como processo de decisões operacionais de rotina, o que é condizente com as redes informatizadas. 
III. A modernização tecnológica na administração tecnológica na administração pública a partir dos anos de 1990, principalmente na esfera da conciliação entre os interesses públicos e os privados, promoveu a participação dos cidadãos nas questões de interesse coletivo. 
É correto afirmar em
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: I e III, apenas..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE 2012) A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização do trabalho. 
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas maneiras principais: a) como representação de uma lógica de ação diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de organização; e b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração. Os estudos realizados carecem, entretanto, de aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações pósmodernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações modernas. 
DELLAGNELO, E. L.; MACHADO-DA-SILVA, C. L. Novas formas organizacionais: onde se encontram as evidências empíricas de ruptura com o modelo burocrático de organizações? 
In: Organizações e Sociedade, v. 7, n. 19,
p. 19, set./dez. 2000 (adaptado). 
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir. 
I - A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de desenhar o melhor arranjo organizacional para o alcance de maior efetividade. 
II - De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma
pós-modernista. 
III - Na visão pós-modernista, as novas formas organizacionais podem representar a operacionalização de modos de racionalidade diferentes daquele descrito por Weber como típico do modelo burocrático. 
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: I e III, apenas..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais