Buscar

AS MUDANÇAS DO ILUMINISMO

Prévia do material em texto

C O L É G I O  J D.  A R I CA N D U V A 
 
 
 
 
 
 
 
 
TRABALHO SOBRE ILUMINISMO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
João Vitor Bride 8° serie 
AS MUDANÇAS DO ILUMINISMO 
 
 
O iluminismo mais conhecido como o século da luz devido os movimentos e idéias contrarias.
Na época o regime político era como o nosso e a desigualdade reinava os povos eram injustiçados e explorados o rei mandava em todos. 
As pessoas não agüentavam mais serem explorados principalmente os comerciantes que se sentiam prejudicados com a interferência do estado. 
Aconteceu que os cientistas da revolução já havia posto em xeque o poder da igreja assim muita dogmas caíram deram lugar a novas formas de pensar. 
As pessoas e então começaram a questionar as atitudes, eles se libertaram e passaram a ter suas opiniões. 
Com a revolução Inglesa as pessoas viajaram a Londres para ver de perto esta revolução. 
Retornaram e começaram a escrever o que tinham visto um país novo com liberdade onde o rei já não tinha poder absoluto, aos poucos essas idéias foram se espalhando. 
 
 
Os iluministas influenciaram os movimentos revolucionários como a Independência dos estados Unidos e a Revolução Francesa. 
Também a independência da América Espanhola e Brasil colônia na Inconfidência Mineira. 
Os iluministas foram eles filósofos, economistas e grandes pensadores que criticavam o antigo regime que chamavam de trevas defendiam a liberdade e não admitiam a desigualdade acreditava que as pessoas sozinhas não enxergavam com clareza os fatos então o papel deles era esclarecer as pessoas para que progredissem e não fossem exploradas. 
Os principais foram John Locke, Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu. 
O iluminismo foi aceito porque as pessoas estavam descontentes com as situações que eram obrigadas a viverem por isto dava se o nome de luz.
Os iluministas proporcionaram um governo justo capaz de garantir liberdade e igualdade de todos perante a lei defendiam a propriedade privada, pois acreditavam ser um direito natural criado por Deus no qual nenhum homem nem rei poderiam interferir. 
Assim como hoje havia diferenças socioeconômicas somente os burgueses conseguiram prosperar as outras camadas como artesões, camponeses, e pessoas mais humildes continuavam pobres embora aceitassem a nova idéia e até lutavam por ela junto aos burgueses por mais liberdade. 
A idéia dos iluministas e que todas as pessoas fossem independentes de bens e riquezas. 
Eles acreditavam que nenhum homem nascia com destino traçado ele tinha liberdade de escolher e lutar e conquistar seu espaço. 
Porem acreditava que os motivos levavam as pessoas a serem ruins.
A sociedade aceitava os fatos sem raciocinar sobre eles muitas idéias falsas eram vistas como verdadeiras. 
Para mudança acontecer às pessoas precisava aprender a usar a razão assim seriam capazes de compreender e analisar os fatos a sua volta. 
Conclusão:
O iluminismo foi um movimento que surgiu na Europa e que defendia o uso da razão que eles chamavam de luz contra o antigo regime que eles chamavam de trevas.
Este movimento trouxe mudanças políticas, econômicas, e sociais de liberdade igualdade.
O antigo regime tinha aspectos ruins como absolutismo monárquico, poder da igreja, o iluminismo defendia a liberdade da economia o avanço das ciências e da razão.

Outros materiais