Buscar

DIREITOS HUMANOS AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	25/04/2018 21:19:44 (Finalizada)
	
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCJ0182 - DIREITOS HUMANOS 
	
	 
	Ref.: 201708343804
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Os elementos nucleares para demarcar a existência de um sistema universal ou global de proteção dos direitos humanos de alcance geral encontram alicerce:
		
	
	Na Convenção para a Prevenção e Repressão ao Crime de Genocídio, de 1948, nos pactos internacionais de 1966, no Pacto de San José da Costa Rica de 1969, e na Convenção da Haia sobre o sequestro internacional de crianças, de 1980.
	
	No Estatuto de Roma, de 1998, no Pacto de San José da Costa Rica de 1969, na Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969, e na Carta das Nações Unidas.
	
	Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no Estatuto de Roma, de 1998, na Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969 e no Pacto de San José da Costa Rica de 1969.
	 
	na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e nos pactos internacionais de 1966.
	
	na Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial, de 1965.
	
	 
	Ref.: 201708808128
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O sistema global de Direitos Humanos foi pensado para proteger as vítimas de violações ou ameaças de violações dos direitos humanos. Daí os variados mecanismos que buscam proteção ou reparações em face de diferentes violências. Contudo, dentro do sistema global há um tratado internacional que instituiu um órgão de caráter permanente e independente voltado especificamente para o julgamento e a punição de indivíduos agressores e não diretamente para a proteção das vítimas. Assinale a opção que indica esse órgão.
		
	
	Nenhuma das respostas apresentadas
	 
	Tribunal Penal Internacional, instituído pelo Estatuto de Roma.
	
	Corte Europeia dos Direitos dos Homens, instituída pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
	
	Corte Internacional de Justiça, Corte de Haia, instituída pela Carta das Nações Unidas.
	
	Conselho de Segurança da ONU, instituído pela Carta das Nações Unidas.
	
	 
	Ref.: 201708424876
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos é um exemplo típico do:
		
	
	sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance global
	
	sistema nacional de proteção dos direitos humanos
	
	sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance específico
	 
	sistema regional de proteção dos direitos humanos
	
	sistema estatal de proteção dos direitos humanos
	
	 
	Ref.: 201708343807
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação à proteção internacional dos direitos humanos podemos afirmar que:
		
	
	no campo nacional, os instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos não complementam o Direito interno, mas estão alicerçados na primazia da pessoa humana.
	
	os instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos, ao consagrarem parâmetros mínimos a serem respeitados pelos Estados, somente são acionáveis perante as instâncias nacionais dos Estados.
	
	no campo internacional, os instrumentos internacionais não permitem invocar a tutela internacional, mediante a responsabilização do Estado, quando direitos humanos internacionalmente assegurados são violados.
	
	no campo internacional, os instrumentos internacionais até permitem invocar a tutela internacional, mediante a responsabilização do Estado, porém será necessária a aprovação do Conselho de Segurança da ONU.
	 
	para o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o Estado tem a responsabilidade primária no tocante à proteção de direitos, tendo a comunidade internacional a responsabilidade subsidiária, quando as instituições nacionais se mostrarem falhas ou omissas na proteção de direitos.
	
	 
	Ref.: 201709095686
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(DPESP 2007) Muito se discute no Brasil a respeito da redução da maioridade penal, supostamente capaz de inibir o cometimento de práticas criminosas por jovens. A respeito do tema, a Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU), estabelece o conceito de criança, o qual aplica-se
		
	
	apenas às pessoas com idade inferior a quatorze anos, a não ser quando por lei do Estado parte a maioridade seja determinada com idade mais baixa.
	
	a todas as pessoas com idade inferior a dezoito anos, sendo vedado ao Estado-parte da Convenção fixá-la abaixo deste limite.
	
	às pessoas jovens conforme definido pela legislação do Estado-parte
	
	apenas às pessoas com idade inferior a quatorze anos, sendo vedado ao Estado-parte da Convenção fixá-la abaixo deste limite.
	 
	a todas as pessoas com idade inferior a dezoito anos, a não ser quando por lei do Estado parte a maioridade seja determinada com idade mais baixa.
	
	 
	Ref.: 201708817687
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem, é correto afirmar que:
		
	
	Elenca somente direitos civis e políticos, deixando a temática dos direitos sociais, econômicos e culturais à disciplina interna dos Estados.
	
	Observa a necessidade de relativizar os direitos humanos, reconhecendo as peculiaridades culturais de determinada sociedade.
	
	Elenca direitos cujo respeito e observância são facultados aos Estados membros das Nações Unidas.
	 
	Trata-se de documento que deu expressão concreta aos direitos humanos e serviu de base à ação internacional de salvaguarda dos direitos humanos.
	
	É um Tratado Internacional que contém obrigação legal de respeito aos princípios de Direitos Humanos.
	
	 
	Ref.: 201708449467
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do ¿Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira¿ e pelo consequente processo de desapropriação do local de moradia das populações tradicionais. Os quilombolas procuram o Governo Federal, que se recusa em conferir os títulos de propriedade definitiva para a comunidade. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, é correto afirmar:
		
	 
	Como a questão versa, também, sobre a proteção da família, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira poderá protocolar, diretamente por seus indivíduos ou representada por uma entidade não-governamental que seja reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte à Comissão Interamericana de Direitos Humanos;
	
	Como o caso em tela versa sobre o direito do Estado sobre o seu território, a Soberania do Estado prevalece, e a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos;
	
	Como o caso em tela versa sobre o direito do Estado sobre o seu território, é necessário que os Quilombos tenham representação legalmente reconhecida na Organização dos Estados Americanos, podendo, assim, apresentar a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos contra a União.
	
	Como a questão versa sobre propriedade privada, questão não abordada pelo Pacto de São José da Costa Rica, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos;
	
	Como o caso versa sobre discriminação racial, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira deverá estar representada por umaentidade não-governamental que seja reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, e que inclua em suas finalidades institucionais o combate ao racismo, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte;
	
	 
	Ref.: 201708368458
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação à proteção internacional dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I ¿ A pretensão de um sistema universal de direitos humanos busca proteger o cidadão contra seu próprio Estado nacional. II ¿ O Direito Internacional dos Direitos Humanos surge com maior intensidade no Segundo Pós-Guerra, como resposta às atrocidades cometidas durante o nazismo.
		
	 
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	as duas assertivas são falsas
	
	a assertiva I é falsa, porém justifica a assertiva II
	 
	ambas assertivas são verdadeiras

Outros materiais