Buscar

Comutação de Circuitos e Pacotes em Redes de Computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prezado professor Paulo Eduardo,
Datagrama: É uma unidade de transferência básica associada a uma rede de comutação de pacotes em que a entrega, hora de chegada, e a ordem não são garantidos. Datagrama é geralmente reservado para os pacotes de um serviço "não confiável". A cada pacote é determinada uma rota individual, com base na tabela de roteamento presente em cada comutador e no endereço de destino. Não é garantida a chegada dos pacotes em ordem, sendo necessário a reorganização após a chegada.
A transmissão dos dados inicia-se imediatamente após hop, e devido ao fato de cada pacote possuir um caminho distinto os roteadores (comutadores) ficam menos sobrecarregados, além de prevenir a perda de conexão.
Circuito Virtual: O circuito implica que todos os pacotes seguirão o mesmo caminho durante a conexão. Cada roteador grava em uma tabela seus circuitos virtuais (VCs) e os identifica unicamente (para este comutador, dois roteadores podem referenciar um terceiro por identificadores diferentes). As tabelas são montadas por ordem hierárquica, ou seja, dos mais abrangentes para os menos.Após a identificação e montagem das tabelas, é necessário primeiramente o comutador estabelecer um circuito para então iniciar a transferência de dados. Há uma grande desvantagem neste método, pois ele é vulnerável a pontos cegos. Caso um comutador saia do ar e este faça parte do circuito virtual há uma perda da conexão.
SVC Switched Virtual Circuit: O circuito é estabelecido dinamicamente, sob demanda, e encerrado assim que finda a transmissão. Seu estabelecimento segue os mesmos passos de uma comutação por circuitos. A alocação temporária de banda permite a disponibilidade quase constante de recursos, uma vez que assim que concluída a comunicação é encerrada a conexão. No entanto, há um alto consumo de banda no estabelecimento e no encerramento dos circuitos, pois é necessário percorrer todos os nós.​
​
PVC Permanent Virtual Circuit: Nesta implementação,permanentemente, ficando dedicado à transferência de dados. Os circuitos virtuais permanentes (PVC) são bastante utilizados por fornecedores de serviços públicos ATM para criar e estabelecer uma complexa infra-estrutura baseada em ATM para as respectivas redes internas. Em muitos casos, a infra-estrutura interna ATM da rede é construída utilizando PVCs com ligações ponto a ponto que ocorrem em circuitos virtuais comutados (SVC, switched virtual circuit). Há também um menor consumo de banda no estabelecimento e encerramento da conexão, no entanto a alocação permanente satura a rede por garantir banda e tráfego constantes. E é muito utilizada em aplicações que exigem fluxo constante de informações.
​       No Circuito Virtual a taxa de transmissão pode ser constante, no serviço PVC (Permanent Virtual Circuit), conforme descrito acima.
            Vantagens
Melhor uso do meio de transmissão
Melhor eficiência de linha
Melhora a confiabilidade da transmissão de dados
Pode não haver tempos de estabelecimento e desconexão de circuito(datagramas)
Baixo tempo de transmissão desde a origem ao destino
Os erros não precisam chegar no terminal para serem recuperados
Possibilidade de armazenar pacotes (transmissão e recepção assíncronos)
Alteração de encaminhamento em caso de congestionamento
Possibilidade de aceitar pacotes em situações de trafego intenso, com posterior envio
           Desvantagens
Disputa por banda nó a nó
Congestionamento excessivo (choque de pacotes e atraso)
Sem garantia de banda
Tempos de atraso entre origem e destino variáveis no tempo
Possibilidade de chegada de pacotes ao destino por ordem diferente da de emissão (datagramas).
      Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos_e_de_pacotes
           Obs: Ainda falta o item 2...

Outros materiais