Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	
	
	1a Questão
	
	
	
	
	Um amigo seu sempre falou da vontade de fazer um curso superior, mas acabou não tendo tempo e nem dedicação para realizar esse sonho. Depois de anos você o encontra e, no meio da conversa, ele faz a seguinte afirmação: Não queria mesmo ter feito curso superior, hoje em dia isso não tem valor nenhum. O importante é saber na prática! É possível que seu amigo esteja usando um mecanismo de defesa para compensar sua frustração. Qual o mecanismo de defesa utilizado?
		
	
	Desculpas
	 
	racionalização
	
	defesa
	
	perfeccionismo
	
	projeção
	
	 
	Ref.: 201710072496
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Skinner dedicou-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Este autor elaborou a abordagem:
		
	
	cognitivista
	
	interacionista
	
	humanista
	 
	comportamentalista
	
	construtivista
	
Explicação: Comportamentalista. O Behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogos americanos e de vários países onde a Psicologia americana tem grande penetração, como o Brasil. Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo radical, termo cunhado pelo próprio Skinner em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do Com¬portamento (que ele se propôs defender) por meio da análise experimental do comportamento.
	
	 
	Ref.: 201710154810
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A seguir serão apresentadas ideias acerca da Teoria de Erikson, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Esta teoria aponta que em cada estágio ocorre uma crise.
	
	A primeira etapa da teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson ocorre entre o nascimento e um ano de idade e é a fase mais fundamental na vida. Uma criança é totalmente dependente. Desenvolvimento da confiança é baseado na confiabilidade e qualidade dos cuidadores da criança.
 
	
	A velhice depois dos 80/90 anos traz consigo novas exigências, reavaliações e dificuldades diárias. Apesar de todos os esforços para manter a força e o controle, o corpo perde autonomia, e a pessoa pode perder a esperança e ter o desespero como um companheiro mais próximo.
	
	Para Erikson, o adulto que tiver resolvido as crises anteriores de forma satisfatória poderá adquirir um senso de ajuda e solidariedade e aceitar seu lugar no ciclo vital.
	 
	A teoria psicossexual de Erikson defende que o desenvolvimento ocorre em etapas definidas, em termos de idade. São elas fases oral, anal, fálica, latente e genital.
	
Explicação:
As fases do desenvolvimento psicossexual são referentes a Freud e não a Erikson
	
	 
	Ref.: 201710195622
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(TRT - 6ª Região (PE), 2012) Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais e se dispersa. Esta descrição corresponde ao período:
		
	 
	de latência.
	
	genital.
	 
	fálico.
	
	anal.
	
	oral.
	
Explicação:
Latência - libido se dispersa para outros focos, curiosidade por exemplo de olhar no buraco da fechadura.
	
	 
	Ref.: 201710011537
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Davidoff (2001), define-se percepção como sendo o processo de organização e interpretação dos dados sensoriais (sensações) para desenvolver a consciência do meio ambiente e de nós mesmos. Esta possui dois processos característicos básicos, denominados: 
		
	
	Mentais e Sensoriais
	 
	Sociais e Visuais
	
	Sensoriais e Visuais
	
	Ordenados e Sensoriais
	 
	Orgânicos e Mentais
	
	 
	Ref.: 201709785774
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Se essa consequência for desagradável, a frequência do comportamento vai diminuir . Skinner conceituou esse tipo de consequência como
		
	
	estimulo
	
	operante
	 
	reforço
	
	resposta
	 
	punição
	
Explicação:
Na punição é aplicado um estímulo aversivo que diminui a incidência de um comportamento.
	
	 
	Ref.: 201709613391
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A teoria psicanalítica de Freud trabalha com o conceito de desenvolvimento psicossexual, portanto a primeira fase de desenvolvimento humano é a fase _________ que tem início logo após o nascimento, na segunda fase _____ o controle do corpo ganha o status de autonomia, na terceira fase _______ o complexo edipiano é o pano de fundo das relações, esse desenvolvimento se depara com a fase da ______ onde a força da sexualidade adormece e por último temos a fase _______ que retrata a maturidade física e mental para o amor.
		
	
	Oral, Anal, Latência, Genital e Fálica
	
	Oral, Anal, Latência, Fálica e Genital.
	 
	Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital
	
	Anal, Oral, Latência, Fálica e Genital
	
	Genital, Latência, Anal, Oral e Fálica
	
Explicação:
	Oral (0 a 2 anos)
Anal (2 a 3 anos)
Fálica (3 a 5 anos)
Latência (6 a 11 anos)
Genital (início da puberdade, adolescência)
	
	
	 
	Ref.: 201710097955
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Freud introduz os conceitos de Id, Ego e Superego para referir-se aos três sistemas de personalidade. De acordo com a psicanálise qual e definição para o Superego:
		
	
	reservatório das pulsões
	
	sistema inconsciente
	 
	sistema formado a partir da internalização das proibições, normas e regras sociais.
	
	sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id e do superego
	
	sistema consciente

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes