Buscar

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
A internet revolucionou o modo como nos comunicamos, lemos, escrevemos, produzimos conhecimento e temos acesso a serviços. Com o surgimento da internet, gêneros virtuais como e-mail, fórum de discussão, lista de discussão, chat, weblog (blog) e as redes sociais como o Facebook e o Twitter passaram a existir e a fazer parte do nosso cotidiano e cada um deles possui características próprias.  Alguns desses gêneros virtuais como o e-mail, o weblog, o fórum de discussão podem ser usados na Educação. O artigo de Paola Gentile publicado no site da revista Nova Escola trata do uso  do blog na educação e está disponível em http://novaescola.org.br/conteudo/2562/blog-diario-de-aprendizagem-na-rede Acesso em 24 de outubro de 2017.
Levando em conta o exposto acima, responda as seguintes questões: Defina weblog (blog) e fórum de discussão. Como se dá a comunicação entre os internautas no blog e no fórum?  Como o blog e o fórum de discussão podem contribuir para a construção do conhecimento e serem usados na Educação? Para responder as três questões apresentadas no enunciado, você deve produzir um texto contendo entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
 
Questão B
Uma professora de Língua Portuguesa propôs a seguinte atividade à sua turma: a partir da leitura de um texto informativo, os alunos deverão criar um blog que tenha como tema os assuntos abordados em sala de aula. Os alunos poderão escrever textos sobre reportagens, entrevistas e temas discutidos na atualidade (e que a professora abordou em sala), como se fossem realidade a serem discutidos pelo autor do blog. Para a realização dessa atividade, quais orientações a professora deve repassar aos alunos que são fundamentais para que a atividade seja bem desenvolvida?
questão A:  
Weblog ou blog são plataformas online que contém conteúdo disponível para todos os internautas, fórum de discurssão diz respeito a locais online em que é possível a discursão através opinião das pessoas sobre um determinado assunto.
A comunicação acontece por meio de comentários que são ou não sujeitos a moderação dos administradores dos blogs e fóruns de discurssões.
A apresentação desses dois meios de comunicação é muito importante a construção do conhecimento "portal são francisco mundo da educação". Em relação aos fóruns de discurssão, trata-se de uma ótima ferramenta para se discutir, ou apresentar opiniões de diversas pessoas e contribuir para o conhecimento alheio, principalmente no ramo educacional. 
questão B: 
A professora primeiramente devera passar informações sobre o tipo de formatação que deverá ser utilizado, pois a mesma ira possuir relação com o modelo do texto.
Assim também terá que lembrar aos alunos a colocar referências bibliográficas, já que eles vão escrever sobre reportagens já existentes,por isso é necessário a referência para não ocorrer acusação de plagio. Além também de algumas dicas de como trabalhar com blogs online. Por fim também é interessante ressaltar que mesmo seja um texto de blog tem que fazer uso de uma linguagem mais formal e menos coloquial, que normalmente é usada na internet.
Obs: Colegas minha resposta foi correta, porem não teve a quantidade de linhas exigidas , conselho vcs a usar este material acrescentando um pouco mais de linha... 
Espero ter ajudado, boa prova a todos :D

Outros materiais