Buscar

Lista de Exercício Administração Mercadológica II

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIO 
	
	Disciplina 
	Administração Mercadológica II 	 
	 
	Curso 
	Administração 	 
	 
	Docente 
	Mário Eugênio Paula de Lima 
	Período 
	7º 
 
QUESTÕES OBJETIVAS – RESPOSTA ÚNICA 
	1) Marcas são os ativos mais poderosos que as empresas dispõem (COBRA, 2009). São tão importantes para uma empresa, que podem, e muitas vezes valem, mais que as construções, máquinas e equipamentos da empresa. Uma marca é um conjunto de ativos tangíveis e intangíveis que possuem a capacidade de atrair e fidelizar consumidores. 
 
Sobre as marcas, pode-se afirmar que: 
 
Uma marca, por si só, tem a capacidade de gerar fidelização de clientes; 
Marcas têm um valor muitas vezes superior que construções, máquinas, e equipamentos da empresa; 
As marcas, de modo geral, são desenhadas para o público em geral; 
O posicionamento de uma marca na mente do consumidor é determinado geralmente pela indicação de amigos e parentes. 
 
Estão corretas APENAS as alternativas: 
 
I, II e III. 
III e IV. 
II e IV. 
II e III. 
I e II. 
 
	2) Serviços são atividades econômicas que criam valor e fornecem benefícios para clientes em tempos e lugares específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada no ou em nome do destinatário do serviço. 
 
Sobre as características dos serviços que devem ser consideradas em sua comercialização, assinale a alternativa CORRETA: 
 
a) Os serviços são heterogêneos, por ter uma característica de dificuldade de 
	
 
	
	
	padronização. 
Os serviços são tangíveis, pois podem ser estocados. 
A relação entre empresas e consumidor só é possível através da existência de máquinas e de pessoas que são considerados os provedores do serviço. Isso caracteriza a intangibilidade de um serviço. 
Para que a organização preste um serviço, não existe a necessidade de que o consumidor se envolva no processo (interaja com a organização). 
Os serviços são tangíveis, heterogêneos e podem ser estocados. 
 
	
	
	 
3) Sobre o ciclo de vida de um produto, têm-se quatro fases distintas: introdução, crescimento, maturidade, e declínio. 
Leia com atenção a afirmativa abaixo: 
"As ações desenvolvidas são embasadas na determinação de um segmento de mercado que aceite o produto e, consequentemente, passe a utilizar o mesmo com regularidade". 
 
A afirmativa está abordando a fase de: 
 
Crescimento. 
Introdução. 
Maturidade. 
Declínio. 
Estagnação. 
	
	
	4) Leia as afirmativas que seguem: 
 
A garantia de que o serviço ofertado atenderá a expectativa do cliente e a constatação do mesmo sobre sua eficácia também reflete a qualidade do serviço. 
A empatia reflete qualidade por levar ao entendimento que a empresa se preocupa com a expectativa do consumidor por se colocar no lugar do mesmo. 
O processo de garantia no desenvolvimento da venda de um serviço é muito complexo, haja vista que o serviço se refere a bens tangíveis. 
A confiabilidade de um cliente pode ser influenciada diretamente pelo preço do produto. 
 
Estão corretas APENAS as alternativas: 
 
I e II. 
III e IV. 
I e IV. 
II e III. 
I e III. 
 
 
5) Quanto maior a intangibilidade, maior a necessidade de os gestores mercadológicos agregarem benefícios tangíveis, uma vez que aguçar os sentidos humanos é fundamental no processo de compra e venda. As táticas para tornar a oferta o mais tangível possível, é envolver os 04 P’s que são exclusivos dos serviços: perfil, pessoas, processos e procedimentos. 
	
	
	
	
	 
Quanto aos 4 P’s dos serviços, analise as afirmativas abaixo: 
 
O perfil, nessa situação, refere-se à aparência do local onde o serviço será oferecido. Ao entrar em um supermercado, os clientes sentem-se mais confortáveis em fazer suas compras em um ambiente limpo e organizado; 
As pessoas referem-se ao quadro de funcionários que buscarão através da prestação de um excelente serviço, realizar o atendimento de forma mais satisfatória possível buscando a fidelização do consumidor; 
O procedimento representa a prestação de serviço como um relacionamento humano; 
O processo refere-se à necessidade de as empresas se preocuparem não apenas com simpatia, como características de seus recursos humanos, mas também qualidade e conhecimento tanto dos processos como do próprio serviço que está sendo oferecido. 
 
Estão corretas as alternativas: 
 
I e II, apenas. 
II, e III, apenas. 
I, II, e III, apenas. 
III e IV, apenas. 
I, II, III e IV. 
 
 
 
6) Quando os fabricantes de produtos desenvolvem estratégias de marketing, duas são as formas pelas quais podem executar suas ações. 
 
Desta forma, assinale a alternativa CORRETA e que está relacionada com essas formas: 
 
Endomarketing e marketing direto. 
Benchmark e endomarketing. 
Pulling e Pushing. 
Benchmark e Pulling. 
Marketing direto e Pushing. 
 
	 
7) Veja a figura que segue: 
	 
 
A Academia Viva Saúde atua de forma inovadora junto ao público da terceira idade, oferecendo sistema exclusivo de transporte para seus clientes. Ela não é a única no seu mercado de atuação. Outras três academias focam o mesmo público-alvo e todas, inclusive a Viva Saúde, dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com as necessidades individualizadas de seus clientes. A Viva Saúde gostaria de estar instalada na avenida principal do bairro, mas uma lei de zoneamento urbano impede a construção de novos pontos comerciais nessa avenida. Isso traz alguns problemas de visibilidade para a academia, já que suas concorrentes estão localizadas em espaços mais visíveis, como shoppings, por exemplo. Outro fator a se destacar é que a prefeitura local está construindo um centro de convivência para a terceira idade, onde oferecerá, de forma gratuita, além de outros serviços, uma academia. No entanto, após pesquisa, verificou-se que 70% da população da terceira idade da cidade não trocariam uma academia paga pela gratuita. A Academia Viva Saúde, visando construir seu quadro SWOT, deve considerar que: 
 
tem como oportunidade o diferencial de oferecer aos seus clientes sistema de transporte. 
a lei de zoneamento urbano da cidade é uma ameaça porque a impede de se instalar na avenida principal do bairro, o que prejudica sua visibilidade. 
o ponto fraco são os 30% da população da terceira idade da cidade que irão optar pelo centro de convivência da prefeitura. 
constitui uma ameaça sua localização fora da avenida principal do bairro, porque funcionará em local de menor visibilidade que o de suas concorrentes. 
seu ponto forte são os profissionais qualificados que disponibiliza a seus clientes, atendendo às necessidades individualizadas deles. 
 
 
8) O franchising permite que o franqueador aumente sua base de atuação com maior intensidade do que seria possível se dependesse apenas de recursos próprios para instalar, operar e gerir novas unidades. O fenômeno ocorre porque o franqueador faz uso daquilo que os estadunidenses denominam O.P.M. (“other people’s money”, ou seja, “o dinheiro dos outros”), situação em que os franqueados bancam os custos de implantação, operação e de gestão das respectivas unidades. Em segundo lugar, o franchising reduz a necessidade de o franqueador recrutar, selecionar e contratar pessoal, em particular gerentes que sejam capazes de administrar essas novas unidades, muitas vezes geridas pelos próprios franqueados. 
Por meio do franchising, o franqueador pode, adicionalmente, ingressar em mercados nos quais dificilmente entraria se dependesse de seus recursos próprios, sejam financeiros ou humanos. Para isso, conta com a presença física e o conhecimento do franqueado sobre os 
hábitos e a cultura da região onde vive e trabalha. ARAÚJO, A. P. B. 
Franchising
. Disponível 
em: <http://www.biblioteca.sebrae. com.br>. Acesso em: 17 jul.
 
2012 (
adaptado). 
 
 
A figura a seguir representa a matriz de componentes do vetor de crescimento, também 
conhecida como matriz produtos e mercados, de Igor Ansoff.
 
ExistentesNovos
 
 
 
Suponha que uma empresa franqueadora do setor de lanchonetes deseje ampl
iar negócios 
sem modificar os pri
ncípios negociais habitualmente
 
praticados. A partir do texto e dos quatro 
quadrantes da matriz de componentes
 
do vetor de crescimento apresentada acima, qual das 
alternativas de crescimento seria mais pertinente ao caso?
 
 
a)
 
Desenvolvimento de produto e diversificação.
 
b)
 
Desenvolvimento de mercado e diversificação.
 
c)
 
Penetração de mercado e diversificação.
 
d)
 
Penetração de mercado e desenvolvimento de produto.
 
e)
 
Penetração de mercado e desenvolvimento de mercado.
 
 
 
 
 
 
QUESTÕES DISCURSIVAS 
 
 
	9) Diante das novas perspectivas de mercado, um novo modelo de segmentação de mercado surge, representando importante estratégia de desenvolvimento, posicionamento e comercialização de produtos, que extrapolam os limites físicos de cada nação. Trata-se da Segmentação Global de Mercado. 
 FERREIRA, M. G. Administração Mercadológica II. Aracaju: UNIT, 2012 
 
Neste sentido, questiona-se: Em que consiste a Segmentação Global de Mercado? 
 
Critério de Correção: Em sua resposta explique em que consiste a consiste a Segmentação Global de Mercado. 
 Consiste na determinação de grupos de consumidores com características semelhantes, não necessariamente importando a localização geográfica dos mesmos.
	10) Com tantas mudanças decorrentes do advento tecnológico, bem como do acesso globalizado à internet, é importante considerar que o estudo do marketing é das melhores estratégias a serem empregadas. 
 FERREIRA, M. G. Administração Mercadológica II. Aracaju: UNIT, 2012 
 
Frente a o que foi afirmado, questiona-se: Por que o estudo do marketing tem sido reforçado para que as empresas utilizem o mesmo como uma das melhores estratégias a ser empregada? 
 
Critério de Correção: Em sua resposta explique por que o estudo do marketing tem sido reforçado para que as empresas utilizem o mesmo como uma das melhores estratégias a ser empregada. 
 Para que possam acompanhar as constantes revoluções tanto, em relação ás ferramentas disponíveis para desenvolvimento de suas ações, como também para o entendimento do comportamento de consumidores.
 
 
	11) Através da World Wide Web (cujas iniciais são utilizadas na digitação de endereços eletrônicos, que se refere à Rede Ampla Mundial de endereços eletrônicos disponíveis na Internet), é possível realizar as mais diversificadas transações comerciais, incluindo todas as suas etapas, o que representa o e-commerce. 
 FERREIRA, M. G. Administração Mercadológica II. Aracaju: UNIT, 2012 
 
Desta forma, explique o que envolve o e-commerce e a qual estratégia ele está relacionado. 
 
Critério de Correção: O aluno deverá explicar o que envolve o e-commerce e dizer a qual estratégia ele está relacionado. 
 Envolve o marketing eletrônico, que corresponde ás estratégias de promoção de vendas.
	 
 
 
 
 
 
	12) O comportamento competitivo é característico de empresas que reagem à alteração de preço de produtos ou serviços de empresas oponentes. Pode ser classificado em cauteloso, seletivo, arrojado e imprevisível. 
 FERREIRA, M. G. Administração Mercadológica II. Aracaju: UNIT, 2012 
 
Explique o modo de classificação "Arrojado”. 
 
Critério de correção: Você deve explicar o modo de classificação ARROJADO. 
 Neste caso, as empresas desenvolvem contra-ataque imediato a qualquer ataque. É uma característica comum de mercado com forte concorrência.
 
 
 
As respostas estão de vermelho.

Continue navegando