Buscar

gerenciamento de projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504111873)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Nos casos em que o valor ou a complexidade do projeto são significativos, utiliza-se mais de um método de mensuração de benefícios para seleção e aprovação de projetos. São considerados métodos para análise qualitativa de projetos:
		
	
	Valor Futuro, previsão custos e PayBack
	 
	Alinhamento estratégico, Análise do problema e Matriz de ponderação
	 
	Nenhuma das anteriores
	
	PayBack, TIR e Valor presente
	
	Matriz de problemas, PayBack e Alinhamento estratégico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503637931)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tomar ações corretivas para harmonizar o trabalho executado com o que foi planejado faz parte de qual grupo de processos de gerenciamento de projetos?
		
	
	Encerramento
	
	Seleção
	 
	Monitoramento e Controle
	
	Planejamento
	
	Execução
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504114170)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(ENADE ¿ 2012 - ADAPTADA) O presidente de uma grande indústria de cosméticos e beleza reconhece que o momento econômico do país é extremamente favorável à expansão dos negócios da empresa. Ele propôs, então, ao Conselho de Administração, a expansão da organização, por meio da construção de uma nova fábrica na região central do país. Atualmente, a única fábrica da empresa está situada no sul e atende à demanda de todo o país. Porém, o presidente acredita que uma nova fábrica possibilitará ganhos de escala, menores custos para distribuição dos produtos e atendimento mais rápido e personalizado aos clientes. O Conselho de Administração concordou com a argumentação, mas solicitou um estudo mais detalhado ao presidente sobre o projeto. O presidente reconhece que a administração caracteriza-se pela interdisciplinaridade de conceitos e áreas, que, por sua vez, requer uma intensidade de trocas entre os especialistas de marketing, recursos humanos, finanças e produção, entre outros. Nesse sentido, para elaborar o projeto solicitado pelo Conselho, convocou inicialmente os diretores das seguintes áreas para discutir a expansão e desenvolvimento do projeto: planejamento, recursos humanos, produção, marketing e finanças. Na reunião, os diretores solicitaram uma caracterização/contextualização do projeto de expansão, que ficou a cargo do diretor de planejamento. Pouco tempo depois, o diretor de planejamento apresentou aos outros diretores da empresa a caracterização do projeto em que constavam: objetivo, breve histórico da empresa, panorama e análise do cenário atual, levantamento das oportunidades e ameaças ao negócio, justificativa e proposição da expansão da fábrica de cosméticos na região central do país. De acordo com o PMBOK, a caracterização da empresa realizada pelo Diretor de Planejamento deve estar contida:
		
	
	No plano de comunicação do projeto
	
	No termo de encerramento do projeto
	
	Na EAP do projeto
	 
	No escopo do projeto
	 
	No termo de abertura do projeto
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504180604)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Termo de Abertura do Projeto é a saída do processo "Desenvolver o termo de abertura do projeto", que está vinculado no PMBOK à uma área de conhecimento denominada:
		
	
	Aquisições.
	
	Planejamento.
	 
	Integração.
	
	Escopo.
	
	Iniciação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503732231)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Só é possível elaborar um Cronograma detalhado do projeto depois de elaborar:
		
	
	Declaração de Escopo
	
	Termo de Abertura do Projeto
	
	Plano de Riscos
	
	Orçamento do Projeto
	 
	EAP
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503305381)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todas são informações relativas aos requisitos do produto do projeto, EXCETO:
		
	
	Atributos de qualidade
	
	Características técnicas
	
	Desempenho
	
	Funcionalidades
	 
	Elementos da EAP
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201504109266)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São tipos de representação de dados do cronograma do projeto:
		
	
	Gauss,Gantt e Porter
	 
	Pert,Gantt e Marcos
	
	Monte Carlo,Gantt e Pert
	
	Gauss,Marcos e Porter
	
	Marcelo,Gantt e Paulling
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503876083)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Um determinado projeto concluiu sua Iniciação e está em Planejamento. Seu gerente precisa executar o processo de análise do sequenciamento das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do projeto.
		
	 
	Estimar as durações das atividades
	
	Sequenciar as atividades
	 
	Desenvolver o cronograma
	
	Estimar os custos
	
	Estimar os recursos das atividades
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504112212)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Tendo em vista os custos do projeto em relação ao tempo, marque a alternativa correta
		
	
	(d) A capacidade de influenciar as características finais do produto do projeto, com impacto significativo sobre os custos, é mais alta no final do projeto e torna-se cada vez menor conforme o projeto progride para o seu término
	
	A capacidade de influenciar as características finais do produto do projeto, sem impacto significativo sobre os custos, é mais alta no meio do projeto e torna-se cada vez menor conforme o projeto progride para o seu término.
	 
	Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e aumentam rapidamente conforme o projeto é finalizado;
	
	Os custos dos projetos não variam em relação ao tempo
	 
	Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201504072059)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Gestão de Custos do Projeto visa assegurar que o projeto seja completado atentando-se ao orçamento. Esta gestão deve ser baseada nos custos das atividades. Inclui os seguintes processos, de acordo com o PMBOK (2008): Planejar o gerenciamento dos custos do projeto, Estimar os custos, Determinar o orçamento e Controlar os custos. Na estimação dos custos das atividades são utilizadas diversas técnicas. Uma delas é a do ¿Custo da Qualidade¿ que representa:
		
	
	A qualidade sempre teve um custo muito elevado na implantação, sendo esse o motivo das empresas de pequeno porte não terem um padrão de qualidade alto, ou seja, não gasta dinheiro durante o projeto para evitar falhas.
	 
	O custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas.
	
	O custo total incorrido na contratação de um coordenador da qualidade para implantar um programa de gestão pela qualidade de não conformidades aos requisitos do projeto.
	 
	A qualidade representa conformidade, portanto não há custo com sua implantação, ou seja, não há dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas.
	
	O custo parcial incorrido no controle em prevenir as conformidades aos requisitos, ou seja, o dinheiro ganho durante o projeto para evitar falhas.

Outros materiais