Buscar

AV1 Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308224865)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à fórmula geral de um aminoácido os grupos amino e carboxila estão:
		
	 
	No carbono alfa
	
	No carbono sigma
	
	No carbono téta
	
	No carbono ômega
	
	No carbono beta
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308363461)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os lipídios podem ser classificados quanto a presença de ácido graxo em sua síntese. Então se pode afirmar:
		
	
	São as biomoléculas menos energéticas, fornecendo acetil-coA para o ciclo de Krebs.
	 
	São as biomoléculas mais energéticas, fornecendo acetil-coA para o ciclo de Krebs.
	
	Lipídios que não possuem Ácidos Graxos em sua composição são saponificáveis.
	
	São as biomoléculas menos energéticas, fornecendo acetil-coA para a glicólise.
	
	Lipídios que possuem Ácidos Graxos em sua composição não são saponificáveis, pois reagem com bases formando sabões.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308159199)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as opções abaixo assinale a incorreta.
		
	
	As proteínas globulares podem ser facilmente desnaturadas por variações de pH e temperatura visto que as interações que estabilizam-na são relativamente fracas.
	 
	As proteínas globulares de maneira geral são insolúveis em meio aquoso pois, são constituídas principalmente de aminoácidos apolares, por outro lado as proteínas fibrosas apresentam alta solubilidade em água.
	
	As proteínas fibrosas apresentam como função básica a estrutural e são organizadas em estrutura secundaria.
	
	A estrutura primaria de uma proteína representa a sequência de aminoácidos ao longo de uma cadeia polipeptídica.
	
	As proteínas globulares se organizam em Estrutura terciária
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308369806)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os lipídios mais comuns são representados pelas gorduras e óleos encontrados em nossa alimentação. Basicamente, possuem função energética e estão presentes na composição das membranas de todas as células. Dentre eles destacam-se uma classe de moléculas que correspondem a derivados enzimáticos de ácidos graxos, que são estruturas endógenas compostas por 20 átomos de carbono presentes em praticamente todas as células do organismo. O texto refere-se a uma classe de moléculas denominadas de:
		
	
	proteínas.
	
	glicídios.
	 
	aminoáciados.
	 
	prostaglandinas.
	
	nucleotídeos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308364482)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a abordagem da maioria dos temas em Bioquímica, muito tem sido falado a respeito das enzimas. Considerando o estudo das enzimas, assinale a alternativa correta: I. São substâncias químicas que não podem ter suas atividades reguladas através da administração de medicamentos. II. São substâncias químicas, de natureza lipídica, sendo consumidas durante o processo químico. III. São constituídas do ponto de vista estrutural a partir de aminoácidos unidos através de ligações peptídicas. IV. São consideradas funcionalmente como catalisadores de reações químicas orgânicas.
		
	
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	 
	Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308154432)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A velocidade da reação catalisada por uma enzima é aumentada devido a menor energia de ativação necessária para converter o substrato em produto. O aceleração da reação pode ser da ordem de milhões de vezes: por exemplo, a enzima orotidina-5'-fosfato descarboxilase diminui o tempo da reação por ela catalisada de 78 milhões de anos para 25 milissegundos. Acerca das características de uma enzima é correto o conceito:
		
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	 
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é transformada nos sistemas biológicos.
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais a matéria é transformada nos sistemas biológicos.
	 
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Participam diretamente nas reações químicas pelas quais a energia é parcialmente transformada nos sistemas biológicos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308364013)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fermentação ou metabolismo anaeróbio é uma via possível de degradação dos compostos orgânicos, por isso chamada de via catabólica, que permite a extração da energia química desses compostos, pelas células, na ausência de oxigênio. A fermentação ocorre no hialoplasma das células e compreende duas etapas, a glicólise e a redução do ácido pirúvico. Sobre os produtos finais da fermentação NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Existem vários tipos de fermentação, cujas designações indicam o produto final: fermentação alcoólica (álcool etílico), fermentação láctica (ácido láctico), fermentação acética (ácido acético) e fermentação butírica (ácido butírico).
	
	Durante o treinamento de alta intensidade e curta duração, as células musculares humanas, por não receberem oxigênio em quantidade suficiente, podem realizar a fermentação láctica, além da respiração aeróbia, levando ao acúmulo de ácido láctico nos músculos que pode prejudicar a performance atlética devido às dores musculares, cãibras e fadiga muscular.
	
	Os produtos finais da fermentação diferem em função das reações que ocorrem a partir do ácido pirúvico.
	 
	A fabricação de iogurte é uma contribuição da fermentação butírica para a indústria alimentícia.
	
	A levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae é utilizada na produção de vinho, de cerveja e de pão. Esta levedura fermenta o carboidrato da massa produzindo gás carbônico (CO2) e etanol (álcool).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308159247)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção CORRETA.
		
	
	A glicólise é um conjunto de reações que conduzem a oxidação completa de uma molécula de glicose resultando na produção líquida de 38 ATPs.
	 
	O ciclo de Krebs é um conjunto de reações que ocorre na matriz mitocondrial e, que resulta na oxidação de moléculas de Acetil-CoA provenientes do piruvato.
	
	Na fosforilação oxidativa a coenzima NADH produz 2 ATPs, enquanto que, a coenzima FADH2 produz 3 ATPs, isto porque os elétrons provenientes do NADH passam por apenas dois complexos formadores de gradiente de prótons enquanto que os elétrons provenientes do FADH2 passam por três complexos formadores de gradiente de prótons.
	
	A molécula utilizada primariamente no nosso organismo para a produção de ATP é a de glicogênio, pois esta pode ser rapidamente oxidada pela célula.
	
	A fosforilação oxidativa ocorre na matriz ou citoplasma da mitocôndria e resulta na produção líquida de 2 ATPs.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308156020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aumento no consumo de alimentos fontes de carboidratos, principalmente, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças é indicado para atletas e indivíduos que praticam exercícios físicos, em quantidades adequadas ao gasto energético, para que aumentem suas reservas de:
		
	
	proteína visceral.
	
	ferro sérico.
	
	cálcio ósseo.
	 
	glicogênio muscular.
	
	triglicerídios no tecido adiposo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308364069)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como os lipídeos são substâncias hidrofóbicas, ou seja, apresentam relativa insolubilidadeem água, o metabolismo lipídico é extremamente dependente de proteínas ligantes (apolipoproteínas) para que se tornem solúveis. Há a necessidade de formação de um complexo molecular de lipídios com apolipoproteínas chamado lipoproteína. As lipoproteínas são agregados de moléculas com forma esférica, constituídas de componentes altamente hidrofóbicos (apolares - insolúveis em água) no seu interior, como colesterol estereficado, triacilgliceróis e de moléculas periféricas menos hidrofóbicas como fosfolipídios, colesterol não estereficado e apolipoproteínas. As lipoproteínas plasmáticas diferem quanto à origem (local de síntese), à proporção das frações lipídicas e proteicas e quanto à densidade. As principais classes são: Quilomícrons (QM); Very Low Density Lipoprotein (VLDL Lipoproteínas de muito baixa densidade); Low Density Lipoprotein (LDL Lipoproteínas de baixa densidade) e High Density Lipoprotein (HDL Lipoproteínas de alta densidade). Sobre o metabolismo das lipoproteínas e a prática de exercícios físicos NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	 
	A fase endógena do metabolismo lipídico está relacionada aos lipídios que vieram da dieta (alimentação), enquanto a fase exógena está relacionada à síntese hepática dos triglicerídios.
	
	A enzima hepatolipase (HL) está envolvida na lise da lipoproteína HDL. Durante esse processo, ocorre a formação da LDL. Dessa forma, quanto mais elevado for o nível da enzima HL, menor será o nível de HDL, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
	
	A taxa de oxidação dos ácidos graxos livres no músculo está relacionada com a sua concentração plasmática e também é regulada pela capacidade oxidativa das fibras musculares recrutadas. A prática regular de exercícios de endurance aumenta a capacidade enzimática oxidativa das fibras musculares.
	
	A prática regular de exercícios de endurance (aeróbios) promove o aumento da atividade da enzima lipase lipoproteica (LPL), o aumento dos níveis de HDL, o aumento do gasto energético e a perda da gordura corporal (GC). Com o aumento da atividade da LPL ocorre maior captação e hidrólise da VLDL circulante para a oxidação no músculo durante o exercício facilitando a captação de ácidos graxos pela célula, que serão utilizados para geração de energia no músculo.
	
	Quanto menor for a densidade de uma lipoproteína maior será a quantidade de lipídios, menor será a quantidade de apolipoproteínas e maior a possibilidade de aderir ao endotélio vascular.

Outros materiais