Buscar

Caso Concreto 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso Concreto 1
O professor Eduardo Ambrósio foi ao quadro e escreveu a seguinte frase do autor Lyra Filho: "...a sociologia, ao encontrar o Direito no processo histórico, diz o Direito em sua essência. Aplicando-se ao Direito uma abordagem sociológica será então possível esquematizar os pontos de integração do fenômeno jurídico na vida social, bem como perceber a sua peculiaridade distintiva, a sua "essência" verdadeira." (Lyra Filho, 1999: 52). 
A seguir Eudardo Ambrósio se dirigiu aos seus alunos e formulou a seguinte questão: - A partir do entendimento das palavras de Lyra Filho é possível considerar que o Direito não é determinado por si próprio ou a partir de normas ou princípios superiores abstratos, mas por sua referência à sociedade como fenômeno social que o produz? Concorde ou discorde justificadamente e forneça um exemplo.
Não, o Direito é determinado por si próprio, suas normas, seus princípios superiores abstratos e pela Jurisprudência. Pois, as leis são a maior “voz” em nossa sociedade, todos os conflitos são resolvidos pelas leis, pelo que conhecemos desta e pelo que temos na Constituição. Além disso, podemos tomar como exemplo nosso sistema jurídico, que é o Civil Law, e ele é baseado nada mais, nada menos, nas leis existentes.
Questão Objetiva
C
B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais