Buscar

IED Exercício 1 2018 1 - RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Prof. Lourenço Torres
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO TEÓRICA – 1
Aluno(a): AILTON PEIXOTO DAMASCENO 		 Mat: 11022197. 	Turma: 1NA. 
1. Descreva e defina “Linguagem” e “Linguagem jurídica”. Dê exemplos. 
A linguagem: É a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Ex: Linguagem regional, Linguagem popular, Gíria, Linguagem vulgar e Linguagem culta.
A Linguagem Jurídica: Tem por meio do legislador e os seus operadores tem o poder de incorporar a linguagem natural com forma de essa linguagem servir melhor ao direito e a própria sociedade, ante a sua especificidade. O estudo da linguagem jurídica é um dos momentos ricos de percepção da língua como instituição social, enraizada na tradição cultural que ela reproduz, transmitida de geração após geração. A linguagem jurídica é também via de acesso à compreensão de que a cultura transmitida pela língua revela uma “visão de mundo” que possui uma tendência à conservação linguística. Ex: No “juridiquês”: “V. Exª. data máxima vênia não adentrou às entranhas meritórias doutrinárias e jurisprudenciais acopladas na inicial, que caracterizam, hialinamente, o dano sofrido.”
2. Como o conceito de Direito se formou? 
O Direito destes últimos formou-se a partir dos mores, definidos por Ulpiano como "o tácito acordo do povo, arraigado por um largo costume." Os mores constituíam-se em condutas dos antepassados, realizadas de uma só vez. Esses antepassados foram divinizados porque tinham bondade unanimemente reconhecida (boni mores), de modo que suas condutas deviam ser respeitadas. Conclui, assim, o referido mestre, que a palavra "direito" não procede do Direito romano.
Foi ela introduzida no vocabulário jurídico pelo Direito canônico, que a tomou da cultura judia-cristã. Antes de ser aceito pela língua erudita, se usou na fala popular para nomear o Direito consuetudinário. Desse modo foi como ius e direito se converteram em sinônimos. Em troca, mantiveram a vigência seus derivados: o ato de declarar ou constituir o Direito em juízo (iudicare = julgar), quem o fazia (iudex = juiz), a faculdade de fazê-lo (iurisdictio = jurisdição). Como sinônimo de direito se empregou, em cada época, a palavra que expressou a forma habitual de estabelecê-lo: foro, costume, lei. 
3. Escreva três conceitos de Direito. 
O direito é um sistema de normas que:
I - Formula uma pretensão de correção, 
II - Consiste na totalidade das normas que pertencem a uma Constituição em geral eficaz e não são extremamente injustas, como assim também na totalidade das normas promulgadas de acordo com esta Constituição e que possuem um mínimo de eficácia social ou de probabilidade de eficácia e não são extremamente injustas e ao que;
III - Pertencem os princípios e outros argumentos normativos em que se apóia o procedimento de aplicação do direito e/ou tem que apoiar-se a fim de satisfazer a pretensão de correção” (Robert Alexy, El concepto y la validez del derecho, p. 123, Gedisa editorial, 2ª edición, Barcelona, 2004)
4. Quais os tipos e sua definição de classificação do conceito de Direito? 
As diversas definições podem ser classificadas como : vulgares e científicas (Onatte). Sendo as classificações científicas:
I -Formalista: atem-se a um caráter legalista ou pelo menos normativista, reduzindo o direito à lei ou à norma (Escola da Exegese);
II - Analítica: procura abarcar os diversos aspectos da realidade jurídica, decompondo-a em várias dimensões (Garcia Maynez; Cossio);
III - Subjetivista: toma por base a estrutura interna da natureza humana (Kant);
IV - Sociológica: preocupa-se com o aspecto empírico e exteriorizado da realidade jurídica como fato social (Savigny; arx). 
5. Quais os principais grupos históricos de origem do Direito? 
I - Civil Law -o grupo dos direitos de origem romano-germânica (com base no antigo direito romano; o direito português e o direito brasileiro fazem parte deste grupo);
II - CommonLaw -o grupo dos direitos de origem anglo-saxã (como o inglês e o estadunidense);
IV -Direitos supranacionais (o direito da União Europeia);
V - O Direito Internacional regula as relações entre Estados no plano internacional.

Outros materiais