Buscar

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	
	
	 
	Exercício: CCJ0022_EX_A4_201603230734_V1 
	11/04/2018 00:50:28 (Finalizada)
	Aluno(a): EDSON MACIEL DE LIMA
	2018.1
	Disciplina: CCJ0022 - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
	201603230734
	 
	
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta:"Tiago, que tem 10 anos de idade e precisa ajudar a sua mãe nas despesas do lar, para não passar fome, foi autorizado, pelo dono de uma mercearia próxima, a ajudar como empacotador, e recebe uma pequena quantia mensal por esta colaboração."
		
	
	Isto é perfeitamente possível, já que o menor necessita trabalhar para comer.
	 
	Tiago só poderá trabalhar a partir dos 16 anos de idade, tendo em vista que esta função de empacotador não se adequa à aprendizagem
	 
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Isto só é possível se esta atividade não for vedada pela lei.
	
	Esta situação é possível, pois Tiago está na condição de aprendiz.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe, para crianças e adolescentes, de forma expressa,
		
	
	a venda de fogos de artifício de qualquer natureza.
	
	a venda de tinta em spray aerossol de difícil remoção.
	 
	a venda de bilhetes lotéricos e equivalentes.
	
	o consumo reiterado de bebidas alcoólicas.
	
	a venda de videogames de conteúdo ofensivo aos costumes.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No Capítulo do Direito à Profissionalização e à Proteção ao Trabalho do Adolescente, a formação técnico profissional obedece aos princípios estabelecidos no ECA( Lei 8069/90). Diante dessa assertiva identifique e marque a resposta correta, dentre as opções, quanto aos princípios norteadores: I- atividade compatível ao desenvolvimento; II- capacidade profissional adequada; III- prevalência do aspecto produtivo; IV- atividade entre 18 e 24 horas; V- frequência obrigatória ao ensino regular; VI- adequação da atividade ao mercado de trabalho;
		
	
	VI e I;
	
	III e VI;
	 
	I e V;
	
	II e III;
	
	IV e II;
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No que se refere ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, assinale a única alternativa CORRETA:
		
	 
	É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, inclusive na condição de aprendiz.
	
	Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não governamental, é permitido trabalho insalubre em grau mínimo, desde que não realizado em horário noturno.
	
	Ao adolescente menor de quatorze anos, somente será admitida a aprendizagem, caso receba a bolsa aprendizagem
	
	A remuneração que o adolescente recebe pelo trabalho efetuado ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho desfigura o caráter educativo.
	
	Ao adolescente maior de quatorze anos de idade é permitido qualquer trabalho.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O dirigente de estabelecimento de ensino fundamental comunicará, ao Conselho Tutelar as situações expressas na Lei 8069/90, sob pena de não o fazendo, responder à infração administrativa prevista no art. 245 do ECA.Pergunta-se :Diante desse dever, o dirigente deverá observar, com constância, se os alunos matriculados no estabelecimento de ensino....... Identifique e marque a resposta correta dentre as opções a seguir: I- sofrem maus tratos; II- estão vacinados adequadamente; III- se o lunch caseiro que vai para escola é balanceado; IV- se há reiteração de faltas injustificadas por aluno; V- se há visitação constante aos serviços odontológicos;
		
	
	IV e III
	
	II e III;
	 
	I e IV;
	
	V e IV
	
	III e II;
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Washington, adolescente com 14 (quatorze) anos, movido pelo desejo de ajudar seus genitores no sustento do núcleo familiar pobre, pretende iniciar atividade laborativa como ensacador de compras na pequena mercearia Tudo Tem, que funciona 24h, localizada em sua comunidade. Recentemente, esta foi pacificada pelas Forças de Segurança Nacional. Tendo como substrato a tutela do Estatuto da Criança e do Adolescente no tocante ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Washington não poderá trabalhar na mercearia como ensacador de compras, pois tal atividade não é enquadrada como de formação técnico-profissional; portanto, não se pode afirmar que o menor exercerá atividade laborativa na condição de aprendiz.
	
	Washington poderá trabalhar na mercearia como ensacador de compras, pois tal atividade é enquadrada como de formação técnico-profissional
	
	Na condição de aprendiz, não é necessário que o adolescente goze de horário especial compatível com a garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.
	
	Washington poderá ser contratado como ensacador de compras, mesmo não sendo tal atividade de aprendizagem, pois, como já possui 14 (quatorze) anos, tem discernimento suficiente para firmar o contrato de trabalho e, assim, prestar auxílio material aos seus pais, adotando a louvável atitude de preferir o trabalho às ruas.
	
	Como a comunidade onde reside Washington foi pacificada pelas forças de paz, não há falar em local perigoso ou insalubre para o menor; assim, poderá o adolescente exercer a carga horária laborativa no período das 22h às 24h, sem qualquer restrição legal, desde que procure outra atividade laborativa que seja de formação técnico-profissional.
	
	 
	
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Hotel Botanic recebeu o casal de namorados Júlia e Matheus como hóspedes durante um feriado prolongado. Júlia tem 15 anos de idade e Matheus 18 anos, motivo pelo qual a adolescente foi admitida no estabelecimento, por estar acompanhada de uma pessoa maior de idade. Com base no caso apresentado, a partir do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.
		
	
	houve respeito às regras do ECA, pois o namorado é responsável por Julia
	 
	houve desrespeito ao ECA, pois o namorado não é responsável por Julia
	
	houve desrespeito às regras do ECA, pois seria necessária autorização da Justiça da Infância e Juventude
	
	houve respeito às regras do ECA, pois Julia estava acompanhada
	
	houve desrespeito ao ECA, pois Julia não pode se hospedar sem os pais estarem presentes no local, não sendo admitida sequer autorização escrita
	
	 
	Ref.: 201603873394
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola é um direito previsto em lei e se enquadra no âmbito do direito fundamental à educação. II - O ECA estabelece expressamente que crianças e adolescentes possuem o direito de ser respeitado por seus educadores. III - Segundo o ordenamento vigente, crianças e adolescentes devem ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. IV - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico e é direito exclusivo dos professores e gestores escolares a participação na definição das propostas educacionais. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	São corretas as afirmativas I, II e III.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	São corretas as afirmativas I, II e IV.São corretas as afirmativas I, III e IV.
	
	São corretas as afirmativas II, III e IV.

Outros materiais