Buscar

Caso concreto 3 (FCS)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto 3
Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:
Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário:
"Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá -los de cima para baixo. Onde, entre nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004).
(i) Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa?
Trecho: Descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo.
O método utilizado pelo antropólogo foi o de campo foi a ETNOGRAFIA, ele se introduziu na sociedade selvagem que pretendia estudar com o objetivo de investigar seus costumes culturais coletando dados.
(ii) Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas.
Para Franz Boas o relativismo cultural era a forma de estudar/observar a cultura desconhecida compreendendo a visão do outro sem a visão etnocêntrica, ele acreditava que cada sociedade tem sua particularidade e é justamente essa variedade que torna a vida humana uma riqueza.
Questão de múltipla escolha:
O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?
a) Determinismo social.
b) Determinismo geográfico. X
c) Determinismo biográfico.
d) Determinismo biológico.
e) Determinismo cultural.

Outros materiais