Buscar

CPA 20 - Fundos de Investimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ativos
Instituição Financeira
Poupadores
Diversas Pessoas Físicas 
Fundo de investimento
Cotas em outros fundos
Ações e debentures
Imóveis
Títulos Públicos
Ativos físicos (gado, minérios, agricultura)
Diversas Pessoas Jurídicas
Recursos poupados
$$
cria
Aplica em...
Valorização
 dos ativos
O patrimônio do fundo aumenta
AULA 1 - Os fundos de investimentos nada mais são do que um grupo de pessoas que desejam fazer um investimento na espectativa de ganhos em coletivo (aplicação em condomínio) . Quando uma pessoa investe, em geral, as taxas de remuneração são menores. Aplicando coletivamente, como o montante é maior, os retornos dos ativos tendem a ser maior. Além disso, os custos e riscos de aplicar são diluídos entre os cotistas.
Capital
Cotas I
Bananas s.a.
400
40
Joao Silva
50
5
Ana Costa
250
25
zezinho da padaria
300
30
Total
1000
100
Aplica em...
Cdb
Titulo federal
Ações
Gado
}
Os ativos se valorizam, então é necessário atualizar o valor de cada um deles todos os dias, para que se possa saber qual o custo de compra e venda de uma nova cota. Isso se chama marcação a mercado. 
+ 10%
Em um primeiro momento, o valor de cada cota era 10 R$. Após a valorização e a marcação a mercado, elas passaram a valer 11 R$.
 
AULA 2 - Cada cota representa o menor pedaço de um fundo. Raramente um investidor tem somente o valor de uma cota, o que acontece é de elas serem vendidas em grupos de 100. Todos os dias, os valores de cada ativo que o fundo investiu são atualizados, para que o preço da cota também seja. Dessa forma, novos interessados vão pagar o valor atual da cota (marcação a mercado). Para se calcular o preço de venda da cota, se pega todo o patrimônio líquido do fundo (todos os ativos que foram comprados, que se valorizaram) e diminui-se os custos operacionais (as despesas do fundo) para, então, dividir pela quantidade de cotas. TODOS GANHAM A MESMA RENTABILIDADE!!!!
AULA - 3. Cota de abertura e fechamento são as formas com que as cotas são compradas. Algumas são compradas com o preço do início do dia, outras com o preço do final do dia.
AULA 4 - A instrução da CVM número 409 é o que rege toda a política dos fundos, vale a pena dar uma olhada.
C
h
I
n
e
S
e Wa
l
l
Gestão de recursos próprios
Gestão de recursos de terceiro
Fundo de Investimento
Gestão
CDB
Empréstimo
AULA 5 - A Chinese Wall serve para separar aqueles que fazem a gestão de recursos próprios dentro de uma instituição financeira, daqueles que fazem a gestão de recursos de terceiros dentro da mesma instituição. A ideia é que aumente a transparencia do processo. De um lado o banco prestao serviço (gestão de recursos de terceiros) e do outro o banco administra recursos próprios. Evitar conflitos de interesse é o objetivo principal!
AULA - 6. Há duas modalidades de fundo quanto a forma de participação. Os fundos abertos permitem o resgate e aplicação de recursos diariamente (alguns colocam uma carência de alguns dias para aplicação). Os fundos fechados, não permitem a nova entrada e saída, pois geralmente estão atrelados a algum investimento, por exemplo fundos imobiliários (são atrelados a construções, e o fundo precisa do capital até o termino da operação).
AULA 6- Todo o fundo tem uma referência, um objetivo, aquilo que se almeja ser. Com relação a essa referencia, os fundos podem ser ativos (geralmente fundo de ações, que eles buscam superar o índice médio de valorização das açõesa da bovespa) ou passivo (fundos de curto prazo, que buscam acompanhar o CDI, por exemplo). Um fundo é considerado alavancado sempre que existir possibilidade de perda superior ao patrimônio do fundo,
Aula 7 -
Normas para concentração de crédito privado
FUNDO DE RENDA FIXA
Titulos Privados: + risco + retorno
(todos os fundos que tiverem pelo menos 50% de Títulos Privados, colocam em seu nome a expressão (crédito privado)
Títulos Públicos: - risco - retorno
FUNDO DE ÍNDICE
Ele escolhe certo benchmark do mercado de ações(como IBOVESPA) e vai acompanhar as compras exatamente como o índice, ele se torna um espelho deste benchmark. 
No mínimo 95% do fundo compra na mesma proporção do índice.
FUNDO DE AÇÕES
Os fundos classificados como “Ações” devem ter como principal fator de risco a variação de preços de ações.
67% (sessenta e sete por cento), no mínimo, de seu patrimônio líquido devem ser compostos por ações ou relacionados com ações (cotas em fundo de ações, por exemplo).
FUNDO CAMBIAL
Os fundos classificado como “Cambiais” devem ter como principal fator de risco de carteira a variação de preços de moeda estrangeira ou a variação do cupom cambial.
No mínimo 80% da carteira deve ser composta por ativos relacionados diretamente, ou sintetizados via derivativos, ao fator de risco que dá nome à classe.
FUNDO MULTIMERCADO
Os fundos classificados como "Multimercado" devem possuir políticas de investimento que envolvam vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais