Buscar

AV LINGUÍSTICA II 2014.3

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0582_AV_ » LINGUÍSTICA II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	LANA MARA RODRIGUES REGO VARIZO TAVARES
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova:  Nota de Partic.:         Data: 20/08/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201305126880)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Noam Chomsky adota um ponto de vista racionalista em seus estudos sobre a linguagem, em oposição ao ponto de vista Behaviorista, dominante na época. Justifique a importância desse ponto de vista racionalista, a partir da afirmativa a seguir, e forneça exemplos que justifiquem sua resposta: "A criatividade é a produtividade são características da linguagem humana."
		
	
Resposta: 
	
Gabarito:
Para os racionalistas, a razão é a principal fonte do conhecimento humano. Chomsky não concorda com o ponto de vista Behaviorista porque essa visão comportamentalista não é suficiente para justificar a criatividade da criança que utiliza formas nunca ouvidas.  Não há como justificar uma forma como fazi, considerando-se somente a imitação da criança das formas ouvidas dos adultos.
Sob o ponto de vista racionalista, as crianças captam o que é regular no sistema e criam uma regra.
Exemplos livres.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201305126523)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Se o Funcionalismo é uma corrente linguística que leva em conta a relação entre a estrutura gramatical das línguas e os diferentes contextos comunicativos em que elas são usadas, qual a relação entre uso e estrutura gramatical da palavra pegar na frase:
"...aí ele pegou e falou  que não era pra ela ir com a gente...."
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O aluno deve comentar que sobre a categoria gramatical de "pegar", verbo, com seu sentido e seus complementos e a falta desse sentido na frase em questão, ou seja, a palavra se afastou de seu sentido primeiro e figura na frase como uma espécie de marcador discursivo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201305272801)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como ciência, a Linguística analisa os fatos da linguagem sem demonstrar, em suas análises, qualquer tipo de julgamento ou preconceito em relação a determinados usos. Assim, a Linguística observa a língua em uso e descreve e explica os fatos da língua: os padrões sonoros, gramaticais e lexicais que estão sendo usados. A partir desse ponto de vista, analise as afirmativas a seguir:
I. A GENTE VAMOS SAIR é uma forma adequada do ponto de vista linguístico, já que pertence a uma variedade da Língua Portuguesa.
II. Dizer OS PESSOAL TUDO SAIU seria correto pela visão tradicional dos estudos linguísticos, já que muitas pessoas utilizam essa variedade.
III. A sentença NÓS VAMOS À FESTA seria desprezada pela Linguística por estar correta do ponto de vista da Gramática Normativa.
A partir de sua leitura, podemos afirmar que:
		
	
	I e II estão corretas.
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente II está correta.
	 
	Somente I está correta.
	
	I e III estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201305082644)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Teoria Gerativa constitui uma das correntes de estudos da lingüística que teve início nos Estados Unidos, no final da década de 1950, a partir dos trabalhos de Noam Chomsky. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a visão gerativista da faculdade inata da linguagem:
		
	
	A posse da linguagem, mais do que qualquer outro atributo, distingue os seres humanos dos animais. Para compreendermos a nossa humanidade teremos de compreender a linguagem que nos torna humanos.
	
	Raro é o momento das nossas vidas em que, acordados, estamos longe das palavras e mesmo nos nossos sonhos falamos e dialogamos. Falamos mesmo sem termos quem nos responda. Somos os únicos animais que fazemos isto: falar.
	
	Nenhum outro ser do planeta, a não ser o próprio homem, é capaz de dominar naturalmente um sistema de linguagem tão complexo como uma língua natural mesmo após muitos anos de treinamento.
	
	A capacidade humana de falar e entender uma língua, deve ser compreendida como o resultado de um dispositivo inato, uma capacidade genética e, portanto, interna ao organismo humano.
	 
	A linguagem humana deve ser interpretada como um condicionamento social, uma resposta que o organismo humano produz mediante os estímulos que recebe da interação social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201305082650)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na concepção gerativista da linguagem,  Gramática Universal (GU) é o nome que se dá ao estágio inicial da faculdade da linguagem, composta por princípios essenciais que constituem a base das gramáticas de todas as línguas humanas.  Para justificar a variação verificada entre as línguas do mundo, os gerativistas postularam a existência de parâmetros, possibilidades de variação interlingüística.
Das alternativas a seguir, assinale a que ilustra o exemplo de um parâmetro da Língua Portuguesa.
		
	
	As línguas humanas utilizam um sistema finito de sons discretos que se combinam formando elementos com significação ou palavras que, por seu lado, constituem um sistema infinito de frases possíveis.
	
	Em línguas com sistema flexional pobre, a flexão verbal não basta para a identificação do sujeito, é preciso preencher o SN sujeito com um elemento pronominal, pois o sujeito nulo é uma estrutura agramatical.
	 
	Línguas com sistema flexional rico são freqüentemente línguas que suportam a ocorrência de sujeitos nulos, pois nelas podemos identificar o sujeito pela flexão e este pode ser omitido sem prejuízo para a informação.
	
	Toda sentença deve ter um sujeito representado estruturalmente. Isso explica a ocorrência de sujeitos expletivos em línguas [-sujeito nulo].
	
	Nas línguas em geral, uma anáfora deve necessariamente suceder o seu referente e nunca o contrário. A remissão anafórica realiza-se por meio de pronomes , numerais, advérbios e artigos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201305107187)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Chomsky, uma criança de aproximadamente 5 anos já é considerada um "adulto linguístico". Sobre o processo de aquisição da linguagem é correto afirmar que
I- irá variar em virtude da nacionalidade da criança, pois as etapas no processo de aquisição são diferentes em função da região em que a criança nasça.
II- dependerá do tipo de aparato genético da criança, pois cada ser humano nasce com habilidades diferentes para desenvolver uma língua.
III- acontecerá, normalmente, desde que a criança não tenha nenhuma patologia e esteja exposta a uma língua natural.
A partir da análise das proposições acima, pode-se afirmar que
		
	
	I e II estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Somente II está correta.
	 
	Somente III está correta.
	
	Somente I está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201305098686)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao se expressar numa conversa entre amigos, Bianca tropeçava nas palavras e demorava muito a falar, em construir as sequências da conversa. Segundo a Teoria Gerativa, Bianca apresenta:
		
	
	Um problema em relação à langue;
	
	Um problema em relação à competência linguística;
	
	um problema em relação à interação social;
	
	um problema em relação à estrutura linguística
	 
	Um problema em relação ao desempenho linguístico;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201305126922)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale abaixo o item que contenha o nome de um expoente da Teoria da Variação.
		
	
	Leonard Bloomfield.
	 
	William Labov.
	
	Ferdinand de Saussure.
	
	Evanildo Bechara.
	
	Noam Chomsky.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201305126933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao estudarmos os processos de variação linguística, percebemos que
		
	
	toda mudança conduz a alterações na gramática normativa.
	
	os estudos de processos de mudança linguística preveem uma pesquisa de ordem diacrônica.estudos variacionistas não podem prescindir de pesquisas sincrônicas e diacrônicas simultaneamente.
	
	os estudos de conjuntos de variáveis linguísticas preveem um pesquisa de ordem sincrônica.
	 
	nem tudo o que varia sofre mudança, mas toda mudança linguística, contudo, pressupõe variação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201305126945)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a citação abaixo:
Designa um processo unidirecional, segundo o qual itens lexicais e construções sintáticas, em determinados contextos, passam a assumir funções gramaticais. (Cunha, 2009:173)
A citação apresentada refere-se a um dos princípios da corrente funcionalista. Assinale-o:
		
	
	Informatividade.
	
	Iconicidade.
	 
	Gramaticalização.
	
	Marcação.
	
	Transitividade.

Continue navegando