Buscar

Caso 5 Prática IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AO JUÍZO DA 30ª VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL/SP
PROCESSO Nº ...
ZÍLIO, nacionalidade..., estado civil..., existência de união estável..., profissão..., portador da cédula de identidade n.º..., inscrito no CPF/MF sob o n.º..., e-mail..., residente e domiciliado na Rua..., n.º..., Bairro..., Município..., Estado..., CEP..., por seu advogado regularmente constituído, inscrito na OAB/... sob o número..., com escritório situado na..., vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor
IMPUGNAÇÃO COM PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO
Em face de DEUSTÊMIO, nacionalidade..., estado civil..., existência de união estável..., profissão..., portador da cédula de identidade n.º..., inscrito no CPF/MF sob o n.º..., e-mail..., residente e domiciliado na Rua..., n.º..., Bairro..., Município..., Estado..., CEP..., com base nos fatos e fundamentos que passa a expor:
PRELIMINAR DE INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA
Inicialmente, há que se observar que a presente demanda foi proposta em foro absolutamente incompetente, ocorrendo, pois, a hipótese do artigo 109, X da Constituição Federal, uma vez que trata-se a presente demanda de execução de sentença estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justiça. Assim, necessária é a remessa dos autos ao juízo competente, qual seja, à Justiça Federal de Primeira Instância.
Diante do acima exposto, requer seja acolhida a presente preliminar, determinando-se a remessa dos autos ao juízo competente.
DOS FATOS
Deustêmio, ora impugnado, de posse de uma sentença estrangeira condenatória, devidamente homologada perante o Superior Tribunal de Justiça, propôs a presente execução distribuída a este juízo em face de Zílio, ora impugnante.
Em que pese o fato da incompetência absoluta deste douto juízo, já devidamente arguida em preliminar de impugnação, houve ainda penhora incorreta sobre patrimônio que não é de propriedade do impugnante. Trata-se o bem incorretamente penhorado de veículo de propriedade do empregador do impugnante estando em sua posse tão somente para o exercício de sua profissão, conforme facilmente comprovado pelos documentos do veículo acostados à presente.
E mais: além dos dois erros grosseiros já elencados, houve ainda excesso de execução uma vez que os cálculos elaborados pelo credor estão em desconformidade com o disposto na sentença, conforme planilha de cálculo em anexo.
DO DIREITO
DA NULIDADE DE PENHORA: CONSTRIÇÃO JUDICIAL DE BEM DE TERCEIRO E NÃO DO DEVEDOR 
Na forma do artigo 525, §1º, IV, do CPC, o embargante esclarece que, consoante se depreende do auto de penhora em anexo, houve constrição de veículo cuja propriedade não é de sua propriedade, mas sim de seu empregador, o que facilmente se comprova através do Certificado de Registro do Veículo anexado aos autos.
Assim, considerando que houve penhora de bem de terceiro, não resta dúvida de que a mesma foi feita indevidamente, devendo ser prontamente desconstituída.
DA DESCONFORMIDADE DOS CÁLCULOS APRESENTADOS PELO CREDOR: EXCESSO DE EXECUÇÃO 
Conforme lhe confere o artigo 525, §1º, V do CPC, o embargante aduz também que houve excesso de execução na presente demanda, visto que está sendo processada por valor diverso daquele constante na sentença declaratória do débito.
Assim, em cumprimento ao disposto no artigo 525, §4º do CPC o executado junta a planilha em anexo com o valor correto do débito, a partir dos critérios fixados na sentença.
DA CONCESSÃO DE EFEITO SUSPENSIVO À PRESENTE IMPUGNAÇÃO
Esta impugnação deve ser recebida em seu efeito suspensivo, tendo em vista a presença de todos os requisitos exigidos para tal no artigo 525, §6º do CPC, quais sejam: (i) juízo garantido por penhora, (ii) relevância dos fundamentos de defesa e (iii) grave dano de difícil reparação caso haja prosseguimento da execução.
DOS PEDIDOS
De acordo com o exposto, requer:
A intimação do executado segundo o acolhimento da preliminar de incompetência absoluta, remetendo-se os autos para o juízo competente da justiça federal, anulando-se os atos decisórios;
O reconhecimento da penhora incorreta que incidiu sobre o veículo de propriedade do empregador do executado com sua consequente desconstituição;
O reconhecimento do excesso de execução prosseguindo-se a execução pelo valor de R$...
Condenação do impugnado ao ônus de sucumbência.
Que seja atribuído o efeito suspensivo à presente impugnação com a suspensão execução ensejada contra o embargante;
DAS PROVAS
Requer a produção de prova documental.
DO VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$...
Nesses termos,
Pede deferimento.
Município / UF, data.
___________________________
DANIELE DE SOUSA
OAB/RJ (nº)

Outros materiais