Buscar

Caso 2 Prática IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ...
ANTÔNIA MOREIRA SOARES, portuguesa, casada, médica, portadora da carteira de identidade nº ..., inscrita no CPF sob o nº ..., residente e domiciliada à rua ..., Município/Estado e endereço eletrônico..., vem por intermédio de sua advogada, com escritório profissional à..., vem perante Vossa Excelência, propor
AÇÃO DE DIVÓRCIO COM PEDIDO DE TUTELA CAUTELAR
Em face de PEDRO SOARES, brasileiro, casado, dentista, portador da carteira de identidade nº ..., inscrito no CPF sob o nº ..., residente e domiciliado à rua ..., Município/Estado, com base nos fatos e fundamentos que passa a expor:
DOS FATOS
Autora e réu são casados há 30 anos e na constância do matrimônio tiveram dois filhos, ambos atualmente maiores e capazes.
Foi constituído pelas partes um vasto patrimônio durante esse esse período, fruto do esforço comum do casal.
Ocorre que recentemente a autora descobriu que o réu está em um relacionamento extraconjugal, razão pela qual resolveu se divorciar.
Após saber da vontade da autora em não mais manter o seu casamento, o réu manifestou desejo de doar seus dois automóveis, marca Toyota, modelos SW4 e Corolla, para sua irmã, assim como passou a proferir sucessivos saques em uma das contas conjuntas do casal, fato este comprovado pela autora junto ao banco em que possui conta conjunta com o réu, restando inequívoco o interesse do réu em esconder o patrimônio do casal em desfavor da autora.
Restou à autora a dúvida quanto ao efetivo valor do patrimônio do casal, já que ficou evidente a prática do réu em esconder os bens do casal do conhecimento da autora.
Diante de todos esses fatos, não restou à autora outra alternativa senão a busca pelo divórcio e por resguardar o seu patrimônio através da tutela jurisdicional
DO DIREITO
Inicialmente cumpre ressaltar sobre o direito da autora em propor a presente ação, na forma do artigo 1.572 do Código Civil, uma vez que a conduta do réu tornou insuportável a vida em comum. Assim, na forma do artigo 2º, inciso IV da lei 6.515/77, vem a autora requerer a dissolução da sua sociedade conjugal com o réu.
Conforme já mencionado, o casal constituiu vasto patrimônio na constância do casamento, através do esforço de ambos. Tendo em vista que, no presente caso, por força do artigo 1.640 do Código Civil c/c artigo 1.658 do mesmo diploma legal, o regime de bens vigente é o de comunhão parcial, temos que tais bens irão se comunicar.
DA TUTELA DE URGÊNCIA
Como já exaustivamente comprovado, é plenamente legítimo o pedido autoral, devendo o seu direito ser resguardado, vez que presentes o fumus boni iuris, consubstanciado na separação de bens ocorrida pelo divórcio. Da mesma maneira fica nítido o periculum in mora diante da intenção do réu de doar o seu patrimônio. Mera simulação cuja única intenção é ludibriar a justiça e prejudicar a autora. Temo preenchidos, portanto, os requisitos constantes no artigo 305 do Código de Processo Civil.
Desta forma, requer sejam adotados os meios previstos no artigo 301 do Código de Processo Civil para ver o seu direito resguardado.
DOS PEDIDOS
De acordo com o exposto, requer:
Que sejam expedidos ofício para os seguintes órgãos:
Banco Central para que indique toda a movimentação financeira do réu;
Receita Federal do Brasil para que apresente as últimas cinco declarações de IR do réu;
Detran para que indique todos os automóveis registrados em seu nome;
Ao RGI para que indique os imóveis que constam como de propriedade do réu;
JUCERJA para que indique as empresas em que o réu figura como sócio;
Ao banco do réu para que indique a movimentação de sua conta bancária, bem como de seu cartão de crédito nos últimos dois anos.
Que seja concedida a tutela cautelar para arrolar todos os bens indicados nos ofícios enviados, bem como os bens (a), (b), (c)...
Que seja citado o réu para responder no prazo de 5 (cinco) dias a presente ação;
Procedência do pedido com partilha de bens efetivação do divórcio e;
Condenação do réu ao ônus de sucumbência.
DAS PROVAS
Requer a produção de todos os meios de provas em direito admitidas, em especial, documental, testemunhal, e depoimento pessoal dos réus.
DO VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$2.000,00 (Dois mil reais), nos termos do artigo 292, inciso II do Código de Processo Civil.
Pede deferimento.
Município / UF, 21 de março de 2018.
___________________________
DANIELE DE SOUSA
OAB/RJ (nº)

Outros materiais