Buscar

Redação Sociedade, educação e cultura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova: 6705230
QUESTÃO:
1. Os primeiros estudos em grande escala na sociologia surgiram na França. Assim, a sociologia surgiu e se legitimou como área do conhecimento ao longo dos séculos XVIII e XIX. Este processo ocorreu num contexto de mudanças e transformações no interior da sociedade europeia, depois se irradiando para outras sociedades além da Europa. Entre seus objetivos estavam o de compreender a sociedade da época e, conforme alguns estudiosos, até encontrar soluções para as suas problemáticas. Nesse sentido, escreva uma redação com o tema: A RELEVÂNCIA DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA E DISCIPLINA PARA A SOCIEDADE.
RESPOSTA ESPERADA:
A Sociologia procura realizar o estudo do comportamento social e dos grupos humanos, dando ênfase às relações sociais e como estas influenciam o comportamento das demais pessoas no interior das sociedades. 
A Sociologia preocupa-se especialmente com a soma de comportamentos, de manifestações, dos fatos e dos fenômenos sociais que ocorrem no interior de uma sociedade e, por sua vez, elaborar as suas generalizações. 
Existem diversas possibilidades em termos de abordagens e temáticas, entre elas: organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais. 
A Sociologia pode se desdobrar em áreas temáticas, como a da moda, da política, das organizações, do conhecimento, do esporte, da sociologia jurídica, do conhecimento, do trabalho, do trânsito, da sociologia urbana e rural, dentre outras, e as possíveis contribuições para a sua área de estudo.
A Sociologia abre várias possibilidades para a interpretação de comportamentos, do modo de vida e interação dos indivíduos numa determinada sociedade. O conhecimento da Sociologia nos faz conhecer melhor a sociedade em que vivemos e até mudar a forma de interação com os outros. 
Compreender como surgiram determinadas sociedades, como se organizaram, se expandiram e até como se extinguiram. Pode contribuir também para compreender e, quem sabe, superar problemas de desigualdade social, diferentes sociedades e seus processos de desenvolvimento e elaboração de tecnologia, violência, criminalidade, repressão política, intolerância religiosa e cultural, entre outros aspectos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais