Buscar

Plano de Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
Escola: Anjos do Hanngar
Série: Educação Infantil – 4 Anos
Ensino: 
Data: 
Objetivo Geral da Aula:
- Desenvolver as Habilidades Motoras (Correr, Saltar, Equilibrar).
- Adquirir Controle Corporal.
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites.
- Noções de Espaço Temporal.
Objetivo Específico da Aula:
- Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;
- Identificar e efetuar movimentos, diferenciando as diferentes velocidades e trajetórias, no deslocamento do corpo e dos objetos.
- Trabalhar a Memória e a Velocidade.
Parte Inicial (Aquecimento): 
- Atividade: Cola Cola Urso
- Objetivo Geral da Aula: Fazer com que todos as crianças sejam ursos.
- Desenvolvimento: Será escolhido dois ursos, eles têm a missão de transformar as outras crianças em ursos também, para que isso aconteça os ursos precisam tocar (colar) os colegas, o aluno tocado vira ursinho e precisa ajudar os ursos principais a transformar todo mundo em urso. A atividade tem fim quando todos se transformarem em ursinhos. 
Parte Principal:
Atividade: Ponte Instável
- Objetivo do Jogo: Fazer com que as crianças consigam chegar até o final da ponte, passando apenas pelos lugares estáveis. O grupo que conseguir fazer com que um integrante termine o percurso sem pisar em nenhum lugar instável, ganha.
- Desenvolvimento: Os alunos deverão ser conduzidos para o local, onde a ponte foi montada, após isso, os mesmos deverão ser separados em dois grupos e colocadas uma atrás da outra em uma fila indiana. A seguir é explicado para as crianças, como irá funcionar a atividade.
- Explicação da Atividade: “Crianças, embaixo dessa ponte, tem um rio cheio peixinhos que gostam de morder crianças, vocês têm que passar pela ponte sem que nenhum peixinho morda vocês, essa ponte está cheia de buracos, os peixes só irão morder, se alguém pisar em um buraco, só eu sei onde os buracos estão, vocês terão que descobrir onde eles estão, para descobrir, todos vocês terão de tentar passar pela ponte, quando algum pisar no buraco eu aviso, para que nenhum peixe morda vocês, o mesmo colega que pisou terá que voltar para o final da fila, para que outro colega tente passar, Irá ganhar a equipe, que conseguir fazer, com que um colega chegue no final da ponte, pisando apenas em lugares que não tenham buracos. 
- Atividade: Três Porquinhos
Objetivo da Atividade: Fazer com que todos os alunos tenham a chance de ser um dos porquinhos ou o lobo, ou seja, que todos tenham a oportunidade de ser o pegador e o fugitivo e que eles tenham noção de localização dentro da brincadeira.
- Desenvolvimento: Será escolhido um lobo, o resto das crianças serão os porquinhos, o lobo deverá pegar todos os porquinhos, os porquinhos pegos, se transformam em lobos, para que o lobo não os pegue, eles devem se esconder nas suas casinhas, que serão demarcadas por três bambolês separados na quadra, em cada casinha cabe apenas três porquinhos, se houver mais de três porquinhos na casa o lobo pode assoprar e derrubar a casa, e transformar os porquinhos em lobos, a atividade termina quando todos forem lobos. A atividade pode variar, pois podem existir mais de um lobo no início da brincadeira, assim como pode haver mais de três casas. O interessante é começar colocando mais de três casinhas e ir diminuindo o número no decorrer da atividade. 
- Parte Final / Volta a Calma
- Atividade: Choquinho
- Objetivo da Atividade: Fazer com que os alunos transmitam o choque até o último integrante da fila.
- Desenvolvimento: Divide-se a turma em dois grupos com números iguais de crianças, e os coloca em fileira sentados, um grupo de frente para o outro, de pernas cruzadas, cabeças abaixadas, olhos fechados e de mãos dadas. Depois de ter organizado a turma, o professor fica no meio dos grupos, e aperta levemente e simultaneamente a mão dos dois primeiros integrantes de cada grupo, os alunos devem passar os estímulos (aperto de mão), para o próximo da fila, até que chegue o último da fila, quando isso ocorrer o último da fila deve levantar a sua mão, para demonstrar que o choque chegou até ele. O grupo que passar o choquinho primeiro será o vencedor. 
Material: No mínimo 12 Bambolês ou algo que possa demarcar as colunas que irão representar a ponte.

Outros materiais