Buscar

Semana 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 04
1ª Questão: Juca Cipó ingressa em juízo com ação de cobrança em desfavor de Sinhozinho Malta, que, citado pelo correio, quedou-se inerte, vindo, em consequência, o pedido autoral a ser julgado procedente, com a condenação do réu ao pagamento de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). Iniciado por Juca Cipó o cumprimento de sentença, após a segurança do juízo, Sinhozinho Malta oferece impugnação, na qual alega a nulidade de sua citação na fase cognitiva. O juiz, então, acata a impugnação de Sinhozinho Malta.
Qual seria o recurso cabível contra esta decisão judicial?
Resposta : Haja vista o acolhimento do vicio na citação alegada durante a fase cognitiva, este pronunciamento judicial não põe termo ao processo ou a qualquer de suas fases, tendo assim natureza de decisão interlocutória, a qual tem como recurso cabível o Agravo de Instrumento, nos termos do Art.1015, parágrafo único CPC/15.
 Alexandre Câmara, evidencia que a obrigação cuja execução se postula deve ser certa, ou seja, isto quer dizer que só se pode promover a execução se todos os seus elementos constitutivos estiverem precisamente indicados, sendo estes: o credor, devedor e o objeto.
Assim, observamos que no caso em questão o devedor não teve direito ao contraditório e nem mesmo a possibilidade de comparecer em juízo para apresentar sua defesa, devendo indicar o presente no Art.5º, LIV da CF/88, prevendo que ninguém será privado de seus bens sem o devido processo.
2ª Questão: Considerando o NCPC (Lei nº 13.105/15), indique a alternativa que não contempla matéria passível de ser alegada em sede de impugnação ao cumprimento de sentença:
a) incompetência relativa;
b) impossibilidade jurídica do pedido; 
c) ilegitimidade da parte;
d) excesso de execução ou cumulação indevida de execuções
Letra: B

Outros materiais