Buscar

Manifesto dos Pioneiros e Políticas Públicas Educacionais

Prévia do material em texto

Resultado de imagem para logo da ufvjm curso matematica
MateMÁTICA
POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Taiobeiras
2018
Jaaziel Moreira santos
1º - Quais aspectos o Manifesto dos Pioneiros pela reconstrução do Projeto de Educação Nacional(1932), priorizou para que se pudesse chegar nos princípios três princípios estruturantes para o novo projeto.
O manifesto foi um marco para a educação brasileira, pois teve como objetivo a reforma e renovação na educação do país. O ponto inicial seria a formulação de um planejamento único para todas as escola e também foi o início da luta para um escola laica, pública, obrigatória e gratuita pra todos independente do sexo biológico ou da situação financeira. A educação era privilégio das famílias com melhores condições e com o surgimento do manifesto a força para a garantia de uma educação qualitativa e que fosse proporcionado o acesso de todos foi fortificada.
2º - Quais são os três princípios estruturantes para a reconstrução do projeto nacional de educação, ao se tomar como referencial o Manifesto dos Pioneiros.
De acordo com os pioneiros, o domínio da evolução social permitiria um avanço no poder de organização, ou seja, resolveria o estado em que a educação se encontrava e tornaria o educador mais consciente das capacidades administrativas que deveria desempenhar. Os métodos e técnicas científicas serviriam de base para avaliar a situação e os resultados após sua aplicação. Surgia uma nova política educacional, pautada na formação do profissional da educação e nas influências industriais vigentes na época, como a esperança de mudança no sistema educacional e o emprego efetivo do pensamento científico nas ações da escola.
3º - O que caracteriza uma política pública?
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico
4º - Qual é a relação entre os fenômenos sociais e a organização de políticas públicas educacionais?
Fenômeno social corresponde aos comportamentos, ações e situações observadas em determinadas sociedades, organizações e grupos. Ocorrem frequentemente em determinados períodos da história.Já as políticas públicas educacionais referem-se a tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer em relação à Educação.A relação entre elesé que caso o governo deixe de investir adequadamente nas políticas educacionais isso pode gerar um fenômeno social negativo, pois ambos estão interligados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes