A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Avaliando   RTM

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliando 1:
	
	 1a Questão (Ref.: 201501830868)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São efeitos da mobilização passiva, EXCETO:
		
	 
	Aumento do espasmo muscular
	
	Recupera ou melhora a função estabilizadora
	
	Mantém a extensibilidade dos tecidos
	
	Analgesia
	
	Nutrição da cartilagem
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501257722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque, por si só, traduz efeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
		
	 
	Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
	
	Tocar os pontos íntimos deve ser estimulado de forma informal e natural, sem maiores preocupações além da própria técnica escolhida.
	
	Tocar é sempre terapêutico, já que as mãos tendem a estimular áreas que necessitam atenção manual, independente do estímulo gerado.
	
	Estimular aleatoriamente tecidos corporais, desconsiderando a condição psicossomática evidenciada em alguns pacientes.
	
	Considerar a postura profissional facilita a visão de toque terapêutico, principalmente no rigor e imposição necessários ao tratamento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501256400)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema circulatório linfático é uma estrutura orgânica multifatorial, formada pela linfa, pelos vasos linfáticos e linfonodos. Ele faz o transporte da linfa, promovendo a anastomose linfolinfática e linfovenosa, e proporciona resistência defensiva-imunitária do organismo. Leduc e Leduc (2007) afirmam que: I. Os vasos linfáticos pré-coletores são valvulados e recebem a linfa coletada pelos capilares para levá-la à rede dos coletores. II. Os canais linfáticos coletores, que recebem a linfa dos pré-coletores, transportam-na até os linfonodos. III. Os movimentos de inspiração e expiração, do sistema respiratório, produzem aumentos de pressões, seguidos de diminuições que facilitam o trânsito linfático até a sua desembocadura venosa. IV. A respiração não tem qualquer ligação com a função linfática, pois a progressão da linfa é facilitada somente por fatores, como contrações musculares e movimentos no sistema venoso. Então, pode-se afirmar que:
		
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501830863)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
		
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501888633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um atendimento ambulatorial, o Fisioterapeuta prescreveu a massagem como uma de suas condutas. Como o objetivo alvo da massagem, neste caso, era a liberação de aderência tecidual, qual técnica de massoterapia deve ser realizada neste caso?
		
	
	Deslizamento superficial
	
	Massagem relaxante
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Percussão
	 
	Fricção
		
	
Avaliando 2:
	
	 1a Questão (Ref.: 201501256397)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Considere as seguintes afirmativas: I. A aplicação da DLM auxilia o aumento do transporte da linfa, que melhora a vascularização, a anastomose linfolinfática e linfovenosa e proporciona maior resistência defensiva-imunitária do organismo, em razão do aumento de células imunitárias que veiculam no próprio sistema linfático. II. A DLM drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, assim, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. III. A DLM também é responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. IV. A DLM deve sempre ser iniciada pelo segmento proximal, pelas manobras que facilitem a evacuação, feitas nos linfonodos regionais, e só então deve seguir para as manobras de reabsorção e captação, realizadas ao longo das vias linfáticas e nas regiões de edemas. Dentre as afirmativas, está(ão) correta(s):
		
	
	Somente a I.
	
	I, II e III.
	
	I e II.
	
	I e IV.
	 
	Todas as afirmativas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501822659)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Marcel Bienfait, a pompage é uma técnica francesa que tem como um de seus objetivos tratar e/ou minimizar retrações. As retrações são responsáveis por estase tecidual, pois impedem a mobilização da fáscia, ocasionando dores e dificultando uma boa qualidade de vida. A técnica deve ser realizada através de um gesto de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos. Esse gesto deve ser realizado em três tempos (tensionamento, manutenção e retorno) e é baseada na educação respiratória. De acordo com o conceito de Pompage, assinale a alternativa correta diante das afirmações abaixo descritas:
I- Na pompage, o tempo de tensionamento maior é utilizado quando o problema for articular
II- Na pompage o tempo de manutenção da tensão é maior quando o problema for articular.
III- O tempo de aplicação da pompage é de 20 segundos, sendo o tempo de retorno mais importante para as pompages circulatórias.
		
	
	Somente a I está correta
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	Somente a II está correta
	 
	II e III estão corretas
	
	I, II e III estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501920558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção correta sobre as características do sistema linfático (segundo Foldi):
		
	
	Os vasos coletores não contém sistema contrátil; A propulsão não depende da formação de nova linfa; Filtrar hemácias, bactérias e eliminar produtos nocivos.
	
	O controle do fluxo depende da mudança de pressão na cavidade abdominal e torácica; os vasos coletores não contém sistema contrátil; Não tem papel de filtragem de hemácias, bactérias e eliminar produtos nocivos.
	
	O controle do fluxo não depende da movimentação dos músculos esqueléticos, contem sistema contrátil próprio; Não tem função de filtragem e proteção.
	
	Todas as respostas são falsas.
	 
	O controle do fluxo depende da pulsação das artérias; os linfonodos retêm resíduos e lesões inflamatórias e fagocita proteínas estranhas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: