Buscar

Avaliando 2 respiratoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201307842450)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente de 72 anos, tabagista crônico, foi encaminhado ao Hospital apresentando quadro de dispneia aos mínimos esforços, T 37,3º C, FR 32 rpm, FC 105 bpm, PA 90/60 mmHg, cianose central, tosse úmida produtiva com expectoração mucopurulenta, uso de musculatura acessória e tiragem supraclavicular. Assinale a alternativa correta.
		
	
	A avaliação da secreção expectorada não pode auxiliar no diagnóstico e gravidade da doença, devendo determinar a cor, consistência, quantidade e odor da mesma.
	 
	A tiragem pode ser considerada um sinal de insuficiência respiratória aguda e geralmente está presente em casos de obstrução brônquica.
	
	Classificam-se os sinais vitais como hipertermia, taquipneia, taquicardia e hipotensão arterial;
	
	Denomina-se cianose a coloração azulada da pele e/ ou mucosas provocada pelo aumento na quantidade absoluta de hemoglobina insaturada na rede capilar periférica. A cianose do tipo central é decorrente da vasoconstrição e pode ocorrer durante a exposição ao frio e/ou redistribuição do fluxo sanguíneo nas extremidades.
	
	Dispneia é o termo usado para designar a sensação de dificuldade respiratória (falta de ar) e pode ser classificada como: aos grandes esforços (atividade física acima do habitual), aos médios esforços (atividades de rotina como tomar banho) e aos pequenos esforços (aparece ao repouso).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201308119167)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual dos seguintes parâmetros é utilizado para avaliar a força dos músculos expiratórios?
		
	
	PCO2
	
	CRF
	
	Pimáx
	
	VEF1
	 
	Pemáx
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201308001802)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	I- Hipoventilação e/ou hiperventilação são características de disfunção do drive respiratório. II- Dentre as vantagens da surfactante podemos citar a diminuição da tensão superficial, o aumento da complacência e a redução do trabalho respiratório. III- A pressão coloidosmótica interfere na estabilidade alveolar. Analisando as afirmações podemos concluir que:
		
	
	Apenas I e II estão erradas
	 
	Todas as afirmações estão corretas
	
	Apenas II e III estão erradas
	
	Todas as afirmações estão erradas
	
	Apenas I e III estão erradas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201307689168)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), responda a alternativa incorreta:
		
	
	É uma entidade clínica caracterizada pela presença de obstrução ou limitação crônica do fluxo aéreo, apresentando progressão lenta e irreversível.
	 
	O teste de 6 minutos é considerado um teste de avaliação do esforço máximo, de baixo custo e que reflete as atividades diárias desenvolvidas pelos pacientes portadores de DPOC.
	
	O paciente portador de DPOC pode ter redução importante da sua capacidade física devido à vários fatores: hiperinsuflação dinâmica e aumento do metabolismo muscular glicolítico, acompanhado de descondicionamento físico progressivo associado à inatividade.
	
	A oxigenoterapia tem demonstrado ser a forma principal de melhorar a sobrevida e a qualidade de vida em pacientes hipoxêmicos portadores de DPOC.
	
	A CVF é reduzida porque as vias aéreas fecham-se prematuramente em um volume pulmonar anormalmente alto, dando um volume residual (VR) aumentado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201308056590)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente em pós-operatório (5º PO) de laparotomia exploratória para retirada de massa abdominal (Neoplasia de fígado), internado em enfermaria, com edema em MMII, dispneia aos pequenos esforços, SpO2: 87%, tosse pouco produtiva porém eficaz. AP: MV diminuído em HTx direito com roncos em bases. Julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F). I. A oxigenioterapia é contra-indicada para esse paciente, pois o mesmo encontra-se dispnéico e não toleraria a colocação da máscara de Venturi. II. Exercícios em sedestação na beira do leito, ortostatismo e deambulação não podem ser realizados, pois o paciente foi submetido à cirurgia abdominal. III. Manobras de reexpansão pulmonar, com o a inspiração sustentada máxima e a inspiração fracionada em tempos, são indicadas uma vez que o paciente está acordado e colaborativo além de com murmúrio vesicular diminuído. IV. A tosse assistida pode beneficiar esse paciente no processo de eliminação das secreções retidas. V. A utilização de EPAP como técnica de reexpansão pulmonar deve ser iniciada com pressões mínimas, tais como 1 a 2 cmH2O, para evitar complicações na cirurgia. Assinale a resposta que representa, respectivamente, os julgamentos corretos dos itens apresentados.
		
	 
	F - F - V - V
	
	F - V - F - V
	
	V - F - V - F
	
	V - F - V - V
	
	F - V - F - F

Outros materiais