Buscar

Pensamento grupal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comportamento Organizacional: grupos e desenvolvimento de equipes eficazes 
Olá! Meu nome é Bruna e sou estudante de Administração na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, no momento estou cursando a disciplina Comportamento Organizacional. Este blog foi criado com o intuito de compartilhar conhecimentos a respeito da área de comportamento organizacional, especificamente sobre grupos e desenvolvimento de equipes eficazes. A todos que visitarem meu blog, desejo contribuir, de alguma forma, para aumentar o conhecimento sobre este tema. 
Pensamento grupal 
O pensamento grupal acontece quando um determinado grupo chega a decisões e conclusões devido às pressões que existem de forma individualizada, esquecendo assim objetivos, metas e decisões. Ele descreve as situações em que pressões para a conformidade impedem que o grupo avalie criticamente propostas incomuns, minoritárias ou impopulares, evitando a promoção de pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Esse fenômeno atua como uma doença que ataca muitos grupos e pode prejudicar seu desempenho ao extremo. Parece ocorrer com mais frequência quando existe uma clara identidade de grupo, quando os membros têm uma imagem positiva do grupo que pretendem proteger e quando o grupo percebe uma ameaça coletiva para sua imagem positiva. Assim, o pensamento grupal é uma forma de o grupo proteger sua imagem positiva. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, onde dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo.
A mudança de posição grupal indica a situação em que, ao discutir um conjunto de alternativas e escolher uma solução, os membros do grupo tendem a exagerar suas posições iniciais. Algumas vezes, o cuidado excessivo domina, e há uma mudança para o conservadorismo. Ao compararmos as decisões do grupo com as decisões individuais de seus membros, as evidências sugerem que há diferenças. Em alguns casos, as decisões dos grupos são mais conservadoras do que as individuais. A mudança de posição grupal pode ser vista, na verdade, como um caso especial de pensamento grupal. A decisão do grupo reflete a norma dominante que se desenvolve durante a discussão. A mudança irá para uma postura mais cautelosa ou mais arriscada dependendo da norma dominante na discussão.
No seguinte vídeo, Thiago Martins Avila explica por que o pensamento grupal é importante: 
https://www.youtube.com/watch?v=DN5dpA9gdwU
Já no link abaixo podemos ver no artigo “Brainstorming e Pensamento de Grupo: como evitar a unanimidade burra”, de Jairo Siqueira, que o pensamento grupal pode ser um grande inimigo das sessões de brainstorming.
http://criatividadeaplicada.com/2012/12/01/brainstorming-e-pensamento-de-grupo-como-evitar-a-unanimidade-burra/
Fontes: 
ROBBINS, STEPHEN P. Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Postado por Bruna Azevedo Carvalho às 22:43 
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes