Buscar

Exercício Prático sobre Informação Nutricional E4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Farmácia
Departamento de Alimentos
4º período do curso de Nutrição
Profa. Dra. Lucilene Rezende Anastácio
Exercício prático Rotulagem e Informação Nutricional 4 (E4)
Individual, manuscrito
Você é nutricionista e foi contratado para elaborar a informação nutricional de alguns produtos de uma panificadora de sua cidade. Elabore a informação nutricional no modo vertical, horizontal e linear para letras a, b e c, respectivamente, além da lista de ingredientes para as seguintes preparações:
Pão francês: ½ quilo de farinha de trigo; 15 g de fermento para pão; 15 g de sal; 20 gramas de açúcar; 1 colher de sopa de margarina 80% de lipídeos sem sal. Rendimento: 15 pães de 50 g.
Bolo de cenoura: 3 cenouras grandes (250 g), 4 ovos, ½ xícara de chá de óleo; 2 xícaras e ½ de chá de farinha de trigo; 1 xícaras (chá) de açúcar; 1 colher de sopa de fermento químico em pó. Rendimento: 20 porções de 60 g.
Biscoito com recheio de goiabada: Massa: 1 lata de creme de leite; 1 xícara de açúcar; 3 xícaras e meia de chá de farinha de trigo; 100g de manteiga. Recheio: 180 g de goiabada; ½ xícara (chá) de açúcar. Rendimento: 150 unidades.
Essa padaria possui ainda uma linha de produtos destinados a um público específico, cujas preparações levam alimentos integrais e/ou não contêm açúcar. Elabore a informação nutricional e o rótulo desse produto, descrito abaixo, e verifique se é possível que alguma informação nutricional complementar seja destacada. Justifique.
Bolo de banana: 4 bananas maduras; ½ xícara de uva passa; 3 ovos; 1/3 xícara de óleo de soja; 1 colher de chá de canela; 2 xícaras de aveia; 1 colher de sopa cheia de fermento.
Você é nutricionista de um supermercado e precisa fazer o rótulo de uma bomba recheada com creme de confeiteiro e chocolate. Para o preparo dessa bomba, foi utilizado um pacote de mistura para preparo de produtos de confeitaria Admix® contendo 2kg, 30 ovos, 1,2L de óleo de soja e 1,2L de água, o que rendeu 5.950g de massa crua. No entanto, apenas 1.910g dessa massa foram destinados ao preparo de 91 bombas, que renderam, após serem assadas 1.220g. Para o recheio, foram utilizados 1.365 g de um recheio pronto para confeitaria sabor baunilha, 1.595,5g de chocolate e 90g de maçã para decoração. Confeccione o rótulo todo deste produto.
Cite as referências bibliográficas utilizadas.

Outros materiais