Buscar

Relatório sobre o Documentário assistido na aula do dia 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Relatório sobre o Documentário assistido na aula do dia 07/04/2018
Aluna:Débora das Neves dos Santos Cordeiro
Turma:TES 23
Quais são os caminhos para a vida após a morte?Existe alguma verdade escondida que só saberemos quando chegar o momento certo?O que acontece quando se descobre que tem poucos dias de vida?
O documentário do conexão repórter intitulado “A um passo da eternidade” vem para nos emocionar e refletir sobre a nossa vida antes do óbito.Não é fácil saber que de qualquer dia para o outro seu corpo irá parar de funcionar de uma hora para outra e não terá mais aqueles que ama por perto.
Em um hospital do câncer em São Paulo,várias histórias se processam por perdas ou ganhos.Mais de 17 mil pacientes são atendidos por ano,alguns em fase terminal,outros no inicio da descoberta e são vários casos retratados:Leucemia,Tumor no intestino e até Câncer no cérebro.Entre os casos se encontram o de uma paciente fundamental no vídeo:Rosa Fitipaldi.
O câncer de ovário que ela carregava se tornou terminal e agora,em seus últimos dias a mesma se sente preparada para a morte.Sua bondade em revelar os últimos momentos de sua vida foram cruciais para que fizesse a autora desse resumo se emocionar,assim como muitos outros colegas que estavam naquela sala assistindo ao documentário.
Rosa,que se diz não temer o que acontecerá,começa a contar os momentos de sua vida,incluindo o tão sonhado casamento.Naquele momento,não imaginava o que viria pela frente pois sua felicidade era tão plena e feliz com seu marido e dois filhos,agora a mulher de 38 anos buscava encontrar tempo para se despedir dos familiares.Diz que ficará feliz se ver sua família sem ela,inclusive o marido que encontrava-se em depressão.Em um outro plano ambos poderiam se reencontrar.
A equipe do hospital davam um amplo amparo para a enferma,lhe ajudando em todos os cuidados pois para eles o que importa é o que acontece nesse plano,ele será o espelho do futuro.De fato,passamos muito tempo praticando coisas ruins sem pensar no que causará ao próximo e são as pequenas coisas que fazem muita diferença.
A doutora Fabiana foi uma figura chave para toda a estadia de Rosa no hospital,atenciosa prestava os mínimos cuidados mesmo grávida e com grande tempo de gestação.Ela ainda possui tempo para cuidar da casa e da família,com muita tristeza conta a família Fitipaldi sobre o estado crítico de saúde da paciente. 
Nossa paciente Rosa acabou descobrindo o câncer quando foi procurar tratamento para uma gravidez e que não pode acontecer.Saboreando uma feijoada,aproveita dos bons momentos com sua refeição preferida sorrindo e admitindo sua fé inabalável.Passou tantos anos trabalhando e no quarto do hospital refletia sobre o que poderia ter feito diferente,como acompanhar mais a vida de seus filhos.Para ela,o trabalho tem limites e a mesma exagerou.
Durante os últimos dias no hospital,a família de Rosa vai lhe visitar e garanto que contribuíram para reflexões e emoções.A saudade se misturou ao sentimento de perda pois não sabemos quando veremos aquela pessoa novamente,aquela que passou os melhores momentos de sua vida com você.Cansada,Rosa enfrenta seu ultimo momento com as câmeras suportando um respirador para se manter bem por algum momento e finaliza “ser feliz sempre”.
Infelizmente ela não sobrevive como muitos outros e o que levamos nessa bagagem da vida são os ensinamentos desse vídeo.Como futuros técnicos de enfermagem,encontraremos sempre história como essas e devemos ser uma semente na vida do paciente,crescendo e dando bons frutos sempre.A vida é curta demais para deixarmos uma vida sem cuidados,uma vida sem vida.

Outros materiais