Buscar

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA PSICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA PSICO-ONCOLOGIA
GALERIA 18 18AMERICA/SAO_PAULO MARÇO 18AMERICA/SAO_PAULO 2016 PSICOLOGIA ACESSÍVEL 4 COMENTÁRIOS
 
 
 
 
 
 
8 VOTES
Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro
A Psico-oncologia é a área da Psicologia que tem como objetivo manter o bem-estar psicológico do paciente com câncer, identificando e compreendendo os aspectos emocionais que interferem em sua saúde e no tratamento. O psicólogo desta área também irá trabalhar os significados do “adoecer” com o paciente, suas expectativas diante do tratamento e a forma como ele compreende este processo como um todo, buscando minimizar então possível sofrimento emocional e mesmo os sintomas físicos, auxiliando ainda na adesão do paciente ao tratamento.
A escuta do psicólogo na oncologia deve estar atenta também para identificar se há ocorrências de psicopatologias, como depressão, transtornos de ansiedade e outros, atuando também no tratamento a estas.
A psico-oncologia se faz presente desde o momento do diagnóstico de câncer, passa pelo tratamento e suas implicações e permanece também ao final do tratamento (possível acompanhamento posterior). Além disso, envolve não só o paciente, como também os familiares que, neste momento, são de fundamental participação no tratamento do paciente. Assim, o psicólogo deve ter atenção também às expectativas e ansiedades da família, auxiliando no fortalecimento dos vínculos afetivos e esclarecendo dúvidas sobre a doença e o tratamento.
Este esclarecimento sobre a doença e o tratamento também é muito importante para o paciente, que pode sofrer com a ansiedade em não saber informações precisas sobre sua condição e prognóstico. Então o trabalho do psicólogo deve estar muito bem alinhado à equipe de saúde para que ele possa não só transmitir aos demais profissionais informações pertinentes ao tratamento, mas que possa também falar com o paciente de forma acessível e acolhedora. Logo, é importante que, além de ter participação ativa na equipe de saúde, o psicólogo tenha sólidos conhecimentos acerca do câncer e também do quadro específico do paciente.
O trabalho da psico-oncologia não se restringe apenas aos hospitais, mas dependendo dos objetivos, pode ser realizado também em sua clínica ou no atendimento domiciliar caso haja esta necessidade. O trabalho pode ser individual ou em grupo (esta segunda alternativa possibilita a troca de experiências, identificação, altruísmo e outros). São diversas as abordagens psicológicas que se fazem eficazes neste trabalho e o tempo de acompanhamento psicológico será definido de acordo com a necessidade identificada pelo psicólogo.
Para saber mais sobre a Psico-oncologia, consulte as referências abaixo.
Referências:
– Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia
– Venâncio, J.L. Importância da Atuação do Psicólogo no Tratamento de Mulheres com Câncer de Mama. Revista Brasileira de Cancerologia. Rio de Janeiro, RJ. 2004. Disponível em <http://www.inca.gov.br/Rbc/n_50/v01/pdf/revisao3.pdf&gt;

Outros materiais