Buscar

Discursivas Orientação em Supervisão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS: as respostas estão corrigidas
ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
QUESTÃO 1
A escola é lugar de estudo e trabalho coletivo. Portanto, o pedagogo, nos diversos papéis que pode assumir (supervisão escolar, coordenação pedagógica, orientação educacional), deverá atuar em parceria com todos os seguimentos e profissionais da escola, bem como participar das ações educativas desenvolvidas na escola, sempre de forma que incentive e fortaleça a participação coletiva da comunidade escolar na tomada de decisões da unidade escolar.
Qual o papel do supervisor escolar/coordenador pedagógico ou orientador educacional sobre a prática desenvolvida na escola participativa para efetivação do processo de ensino-aprendizagem?
RESPOSTA: 
Cabe ao supervisor escolar/coordenador pedagógico, ultrapassar o contexto escolar, conhecer a natureza, a organização e o funcionamento do processo de ensino da instituição escolar, por meio de estudos, pesquisas, conhecimentos legais, dos fundamentos e teorias de ensino e aprendizagem, relacionando-os com sua realidade e identificando modos para promover o desenvolvimento da autonomia da escola e o envolvimento da comunidade no processo de gestão da unidade escolar. Assim, caberá ao supervisor planejar, coordenar, avaliar e aperfeiçoar a trajetória das ações pedagógicas, visando propiciar e garantir a eficiência do processo educacional e a eficácia de seus resultados. 
QUESTÃO 2 
Joana é supervisora escolar do sistema municipal de ensino. Certamente em sua prática, são consideradas ações supervisoras em um sistema. Conforme previsão legal, o Sistema de Ensino compõe-se de três partes. Discorra sobre cada uma destas partes nos níveis Estaduais, Federais e Municipais assim como sobre seus limites e atribuições. 
RESPOSTA:
Federal: diz respeito às instituições, aos órgãos, às leis e às normas que são de responsabilidade da União, do governo Federal e são realizadas nos Estados e Municípios. Supervisiona e inspeciona as diversas instituições de ensino superior particulares. Estadual: fazem parte as institui de ensino estaduais. Disciplina e controla a educação particular, fundamental e média, ensino supletivo e cursos livres que acontecem fora do âmbito escolar, por meio da Secretaria Estadual de Educação e do CEE. Municipal: abrange as unidades escolares municipais, o órgão administrativo da Secretaria Municipal de Educação, as instituições de ensino particulares de Educação Infantil e o Conselho Municipal de Educação, que exerce função normativa, deliberativa, consultiva e fiscalizadora da rede municipal de ensino e das escolas particulares de Educação Infantil.

Outros materiais