Buscar

Caso Concreto 1

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
Questão discursiva: Leia o diálogo a seguir. 
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? 
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
Senso Comum: Constituísse de conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo dos tempos. Se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. (Finalidade de compreender a natureza e transformá-la em benefício próprio). 
Conhecimento Científico: Se constitui a partir do estabelecimento de métodos rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo. Se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são sistemáticas, baseado em fatos verificáveis e controláveis por meio de experiências, chegando a conclusões gerais de objetivas. 
Exemplos de convicções equivocadas.
1º O planeta terra é plana: Muitas culturas antigas imaginavam que a terra tinha uma forma plana, alguns séculos antes de Cristo a ideia de que a terra é redonda ganhou forma. Já na Grécia antiga, filósofos como Aristóteles apresentou fortes evidências que o formato da terra era esférica. Hoje sabemos que a terra é esférica, mas em muitas culturas acreditasse que ela é plana. 
2º A manga e o leite: Durante a escravidão diziam que não podia se alimentar de manga e tomar leite, pois esta combinação acarretaria em óbito. (Na época da escravidão o leite tinha alto valor comercial), este mito até pouco tempo era levado a sério. 
Questão de múltipla escolha:
Foram os gregos que, rompendo com o senso comum, com a tradição e o misticismo, desenvolveram uma reflexão laica e independente, própria do espírito especulativo, que se debruçava sobre o mundo procurando entendê-lo em sua objetividade? (Cristina Costa. Sociologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005). Esse conhecimento, denominado filosófico, tem como importante característica:
Resposta
e) A contínua busca do conhecimento por meio do questionamento, da reflexão.

Continue navegando