Buscar

trabalho de pensamento e linguagem

Prévia do material em texto

QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E LINGUAGEM
Prof. Cláudia Santana
Aluna: Rhaysa Vasconcellos Ferreira
UNESA- ABRIL 2017
1º SEMESTRE / PSICOLOGIA
QUESTÃO 1 – Como Noan Chomsky explica o fato de que, geralmente, uma criança de 3 anos já dominar as formas da língua, sem ter ouvido e aprendido obrigatoriamente todas as possibilidades e formas da língua materna na qual está inserida?
R: Na visão de Chomski, o ser humano possui uma pré-disposição inata para a aquisição da língua, por possuir o que chamamos de gramática universal ou seja, nós temos o que podemos chamar de linguagem universal, onde tantas formas de língua que se diferem em cada cultura ou em cada região porém, possuem regras universais, sendo providas de semântica, sintaxe e fonemas.
Chomsky também afirmava que essa pré-disposição inata em complemento das experiências e convivência com o meio, daria o processo de aquisição da linguagem, ele chamou maturação o processo pelo qual essa faculdade inata da linguagem passa por uma sequência de transformações através das experiências do indivíduo, porque essa faculdade da linguagem é exclusiva da espécie humana e está inserida em nossa genética por isso a influência do ambiente seria secundária nesta aquisição.
QUESTÃO 2 – “Do ponto de vista da escola behaviorista, a relação entre palavra e o significado é uma relação associativa estabelecida através da repetição da percepção simultânea de um certo som com um certo objeto”. Explique:
R: Skinner adota o termo comportamento verba enfatizando que tal comportamento operante é e deve ser explicado, pelas normas variantes que se olha para analisar qualquer comportamento. Para ele o processo de aquisição da linguagem, diferente de Chomsky, se dá pela experiência com o meio, ou seja, a um processo de modelagem.
Este processo seria a observação e a interação a partir do convívio com o outro, a linguagem começa a ser moldada conforme o meio a qual está inserida, processo operante, pelo qual essa modelagem se dá por reforço e punição. Além da modelagem (imitação), há outros princípios como associação, segmentação e generalização.
Na pragmática, ele enfatiza sua função para o qual o indivíduo utiliza a linguagem cuja ideia central é a comunicação e que a linguagem depende da interação. Há comportamento verbal de manha e de tato.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes