Buscar

DIREITO DO TRABALHO II. AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO II
	Avaliando Aprend.: CCJ0132_SM_201603230734 V.1 
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	15/04/2018 21:50:26 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603998627)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Provas: CESGRANRIO - 2013 - BNDES - Profissional Básico - Direito . O contrato de trabalho brasileiro tem como regra a indeterminação de prazo, podendo ser rescindido sem justa causa, por qualquer das partes, mediante a concessão de um aviso prévio à outra parte. O instituto do aviso prévio assegura que este
		
	
	Deve ser de 30 dias para qualquer trabalhador, independentemente da periodicidade do pagamento do salário, se mensal ou outro inferior.
	
	Não é devido na hipótese de rescisão por fato do príncipe (factum principis).
	
	Deve ser de, no mínimo 30 dias, acrescendo-se 3 dias por ano trabalhado ou fração superior a 6 meses, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.
	
	Deve ser de, no máximo 30 dias, podendo ser de 8 dias para os trabalhadores que recebem salário por semana ou periodicidade inferior.
	 
	É devido mesmo na hipótese de rescisão indireta do contrato de trabalho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603850499)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. As férias dos empregados estudantes menores de 18 anos obrigatoriamente deverão coincidir com as férias escolares.
II. Os familiares que laboram na mesma empresa, preferencialmente deverão gozar férias no mesmo período, em face da importância do convívio familiar para o trabalhador.
III. As férias individuais dos empregados deverão ser concedidas em um único período, podendo, excepcionalmente, ocorrer a divisão das mesmas em dois períodos, exceto para os menores de 18 e maiores de 60 anos.
		
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	 
	Apenas a assertiva II está correta
	 
	Apenas a assertiva III está correta
	 
	Apenas a assertiva I está correta
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603333704)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/FGV - 2010.3) O empregado Vicente de Morais foi dispensado sem justa causa. Sete dias depois, requereu a liberação do cumprimento do aviso prévio, pois já havia obtido um novo emprego. O antigo empregador concordou com o seu pedido, exigindo apenas que ele fosse feito por escrito, junto com a cópia da sua CTPS registrada pelo novo empregador, o que foi realizado por Vicente. Diante dessa situação, o antigo empregador deverá
		
	
	deduzir o aviso prévio do pagamento de parte das verbas rescisórias devidas, uma vez que o empregado renunciou livremente a esse direito, mas o aviso prévio continuará incidindo sobre as parcelas de natureza salarial
	
	integrar o aviso prévio ao pagamento de todas as verbas rescisórias por ele devidas, uma vez que o aviso prévio é irrenunciável.
	 
	pagar as verbas rescisórias, excluindo o valor equivalente ao dos dias remanescentes do aviso prévio.
	
	deduzir o aviso prévio do pagamento de parte das verbas rescisórias devidas, uma vez que o empregado renunciou livremente a esse direito, mas o aviso prévio continuará incidindo sobre as parcelas de natureza indenizatória.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603998646)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Provas: FCC - 2013 - TRT - 15ª Região (Campinas) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação . Manoela, Minerva e Carolina são empregadas da empresa FGH Ltda. Manoela possui vinte anos de idade, não é estudante e possui três filhos. Minerva possui vinte e cinco anos de idade, não possui filhos e é estudante de arquitetura. Carolina possui cinquenta e cinco anos de idade, é mãe e avó, mas não estuda somente frequenta alguns cursos esporádicos. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, as férias serão sempre concedidas de uma só vez :
		
	 
	Apenas para Carolina.
	
	Para Manoela, Minerva e Carolina.
	
	Apenas para Minerva e Carolina.
	
	Apenas para Minerva.
	
	Apenas para Manoela e Carolina.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603512885)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as alternativas abaixo de após marque a alternativa correta: I) É correto afirmar que é legal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes. II) O pagamento do aviso prévio indenizado, não está sujeito a contribuição para o FGTS. III) Nas rescisões antecipadas do contrato de experiência, na forma do Art. 481 da CLT (com a Clausula Assecuratória de Direito Recíproco) não há o que se falar em aviso prévio. IV) É legalmente possível o comunicado do aviso prévio durante os dias que antecede o término do período da estabilidade do empregado. V) O Trabalhador que durante o aviso prévio trabalhado, se candidatar a cargo de dirigente sindical, se eleito, adquire a Estabilidade.
		
	
	Somente está errada a alternativa V.
	 
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Somente está correta a alternativa III.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente está correta a alternativa II.

Outros materiais