Buscar

atividades psicologia da educação

Prévia do material em texto

Segundo Palangana (2001), examinar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é uma empreitada de cunho mais epistemológico (referente à relação entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido) do que psicológico. Com base nisso, para Piaget, fica a indagação de qual seria a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para responder a esse questionamento, Palangana (2001) distingue três teorias, que são:
I-Aquelas que enfatizam o desenvolvimento como produto da maturação biológica e que, consequentemente, privilegiam o sujeito, e não o objeto;
II-As teorias que enfatizam a aprendizagem e, por decorrência, atribuem maior ênfase aos processos de aprendizagem que aos de desenvolvimento;
III-As teorias interacionistas, nas quais o conhecimento que uma pessoa tem acerca do mundo não é proveniente nem do sujeito nem do objeto, mas da interação estabelecida entre eles.
IV-As teorias que complementam o conhecimento como produto da interação na qual privilegia o sujeito e o ambiente em que está inserido. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. IV, apenas.
b. I, II, e III, apenas.
Conteúdo:
Concepção de aprendizagem. Segundo Palangana (2001), examinar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é uma empreitada de cunho mais epistemológico (referente à relação entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido) do que psicológico. Com base nisso, para Piaget, fica a indagação de qual seria a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para responder a esse questionamento, Palangana (2001) distingue três teorias, que são:
*Aquelas que enfatizam o desenvolvimento como produto da maturação biológica e que, consequentemente, privilegiam o sujeito, e não o objeto;
*As teorias que enfatizam a aprendizagem e, por decorrência, atribuem maior ênfase aos processos de aprendizagem que aos de desenvolvimento;
*As teorias interacionistas, nas quais o conhecimento que uma pessoa tem acerca do mundo não é proveniente nem do sujeito nem do objeto, mas da interação estabelecida entre eles.
c. II e IV, apenas.
d. I e III estão corretas.
e. I, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, II, e III, apenas..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Estamos nos referindo à:
Escolha uma:
a. Zona de desenvolvimento longitudinal.
b. Zona de distância real.
c. Zona de desenvolvimento proximal.
Conteúdo:
Concepção de aprendizagem. “ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”
d. Zona de construção social.
e. Zona de sistema emocional.
Feedback
A resposta correta é: Zona de desenvolvimento proximal..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Vygotski destaca que há uma grande diferença entre o aprendizado pré-escolar e o escolar, e que no aprendizado escolar é que surge algo consideravelmente novo. É nesse ínterim que o autor formula o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Sendo assim, assinale a alternativa que conceitua “zona de desenvolvimento proximal”:
Escolha uma:
a. Quando os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança, as várias relações que estes mantêm entre si, ela constrói formas mais complexas e sofisticadas de conhecer a realidade.
b. É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nivel de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
c. O crescimento humano ocorre dentro de um espaço em contínua transformação pela ação social. Nele, o psíquico e o biológico estão em constante interação, de modo que o primeiro impulsiona o segundo em direção a constantes e sucessivas modificações.
Conteúdo:
Concepção de aprendizagem. “ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”
d. É a distância entre o nível de desenvolvimento imaginativo e o nível de desenvolvimento potencial.
e. Faz referência sobre a capacidade de a criança realizar atividades e resolver problemas sem a ajuda ou intermédio de outro mais experiente.
Feedback
A resposta correta é: É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nivel de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência à natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. As contingências de reforçamento caracterizam o modo como determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu. O processo no qual nenhum estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo e ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência. Dessa forma, as relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes) são enfraquecidas e o comportamento vai deixando de acontecer. Podemos afirmar que as últimas colocações, especialmente a este segundo parágrafo, referem-se ao processo denominado:
Escolha uma:
a. Contingência de reforço negativo.
b. Contingência de punição positiva.
c. Contingência de extinção.
Conteúdo:
Processos básicos pelos quais os organismos aprendem segundo a Teoria da Análise do Comportamento. Podemos exemplificar a “contingência de extinção” da seguinte maneira:
quando ligamos para uma pessoa de que gostamos, ela nos atende e temos com ela uma conversa agradável. O comportamento “conversar com tal pessoa” é configurado contingência de reforço positivo, uma vez que há a apresentação de um estímulo gratificante e é aumentada a probabilidade de voltarmos a ligar para essa pessoa novamente. Agora vamos imaginar que essa mesma pessoa, que sempre atendeu nossos telefonemas, não mais os atende. Primeiramente, ligamos mais uma vez, e mais outra... e, quem sabe, ainda outra e outra vez. Mas, se em nenhuma dessas vezes a pessoa nos atende, começamos a estabelecer uma nova relação com o meio. As consequências das respostas que apresentamos não são mais as mesmas de antes. Com isso, a relação entre o estímulo antecedente, a resposta de ligar para a pessoa e o estímulo consequente vai sendo enfraquecida até que ocorre extinção, ou seja, não ligamos mais para aquela pessoa. A extinção é a contingência de reforçamento em que as relações entre os componentes do comportamento são enfraquecidas.
d. Punição negativa.
e. Contingência de reforço positivo.
Feedback
A resposta correta é: Contingência de extinção..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O processo de desenvolvimento do pensamento de uma criança até o pensamento hipotético-dedutivo, que constituem processos relacionados aos quatro estágios de desenvolvimento psicológico, envolve quatro grandes fatores, segundo Piaget. Analise as questões abaixo, destacando a alternativa que apresenta os quatro fatores propostospor Piaget.
Escolha uma:
a. a motivação, o desenvolvimento estético, as transmissões educacionais e o fator da aprendizagem.
b. a motivação para aprendizagem, o desenvolvimento físico, o fator da estimulação sensorial e o fator da assimilação.
Conteúdo:
Concepção de aprendizagem de Jean Piaget. O processo de desenvolvimento do pensamento de uma criança até o pensamento hipotético-dedutivo, que constituem processos relacionados aos quatro estágios de desenvolvimento psicológico que já examinamos, envolve quatro grandes fatores, segundo Piaget. São eles:
a maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator da equilibração. (PALANGANA, 2001).
c. a maturação, o desenvolvimento estético, as transmissões culturais e o fator da aprendizagem.
d. a maturação, a motivação, a experiência física e as transmissões educacionais.
e. a maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator da equilibração.
Feedback
A resposta correta é: a maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator da equilibração..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme as descobertas de Piaget há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos, os quais são denominados:
Escolha uma:
a. A assimilação e a acomodação.
Conteúdo:
Postulados teóricos das descobertas de Jean Piaget:
o desenvolvimento da inteligência e do pensamento na criança. Conforme mencionado, isso acontece através de dois processos, a assimilação e a acomodação. No primeiro, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Na acomodação, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma alteração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio (PALANGANA, 2001). A acomodação é ilustrada pela situação na qual uma criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria:
a de “cavalo”.
b. A assimilação e a equilibração.
c. A coerção e a acomodação.
d. A equilibração e a coerção.
e. A acomodação e a equilibração.
Feedback
A resposta correta é: A assimilação e a acomodação..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Psicologia do Desenvolvimento é centrada no desenvolvimento infantil e tem seus primeiros estudos caracterizados pela descrição dos comportamentos típicos de cada faixa etária, os quais possibilitaram a criação de escalas capazes de medir e comparar o desenvolvimento das crianças. Muitas foram as pesquisas e escalas criadas, porém destacaram-se três grandes estudos. Sendo assim, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada um deles:
I.Arnold Lucius Gesell (1880-1961)
II.Alfred Binet (1857-1911)
III.Granville Stanley Hall (1844-1924)
( )Teve sua formação influenciada pela escola de Leipzig, onde estudou. Foi pioneiro no estudo da criança, por meio do qual buscou decifrar os comportamentos desta e, tornou-se, também, um estudioso da Psicologia Educacional, defendendo a premissa de que a Psicologia do Desenvolvimento era o ponto de partida para os estudos na área da educação.
( )Concentrou seus esforços na descrição e medição dos padrões de Inteligência, o que resultou na construção da famosa escala de coeficiente intelectual (QI), que, ainda atualmente, possibilita o diagnóstico de déficit intelectual em indivíduos.
( )Descreveu estágios para o desenvolvimento humano baseados no processo de maturação que, segundo ele, era geneticamente herdado e predefinido. Está correta:
Escolha uma:
a. 3 - 1 - 2.
Conteúdo:
Primeiros estudos da Psicologia do Desenvolvimento. Stanley Hall foi fundador do American Journal of Psychology e teve sua formação influenciada pela escola de Leipzig, onde estudou. Seus estudos descritivos não foram passíveis de comprovação, de forma que ele passou a se preocupar com questões referentes ao relacionamento das crianças com os pais, os comportamentos de riscos e os aspectos emocionais dessa fase da vida. Binet, por sua vez, concentrou seus esforços na descrição e medição dos padrões de inteligência, o que resultou na construção da famosa escala de coeficiente intelectual (QI), que, ainda atualmente, possibilita o diagnóstico de déficit intelectual em indivíduos. As escalas e os padrões definidos pelo estudo de Gesell são, até os dias de hoje, base para testes médicos capazes de identificar atrasos no desenvolvimento infantil.
b. 2 - 3 - 1.
c. 3 - 2 - 1.
d. 1 - 2 - 3.
e. 2 - 1 - 3.
Feedback
A resposta correta é: 3 - 2 - 1..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Aprendizagem é um substantivo que faz referência a algo estanque. É por isso que analistas do comportamento utilizam o verbo “aprender”, que faz alusão a um processo. O mesmo ocorre em relação a “ensino”. A que se refere, então, o processo de aprender? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada no enunciado.
Escolha uma:
a. Aprender é um processo no qual aquele que aprende é capaz de desenvolver ao longo do tempo um repertório comportamental remodelando aquilo que já havia desenvolvido antes.
b. Aprender é um processo no qual aquele que aprende compreende um novo comportamento, ou novas formas de conhecimento.
Conteúdo:
Conceito de aprendizagem na Análise do Comportamento. Aprender é um processo no qual aquele que aprende apresenta um novo comportamento, ou seja, que não era capaz de exibir anteriormente.
c. Aprender é um processo no qual aquele que aprende apresenta um novo comportamento, ou seja, que não era capaz de exibir anteriormente.
d. Aprender é um processo no qual aquele que aprende acaba não apresentando um novo comportamento.
e. Aprender é um processo no qual aquele que aprende sempre apresenta um novo comportamento, novos horizontes, novas formas de construção de aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Aprender é um processo no qual aquele que aprende apresenta um novo comportamento, ou seja, que não era capaz de exibir anteriormente..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece por meio de dois processos. Quais são eles?
Escolha uma:
a. A acomodação e a interação.
b. A assimilação e a adaptação.
c. A socialização e a assimilação.
d. A assimilação e a acomodação.
Conteúdo:
Postulados teóricos das descobertas de Jean Piaget:
o desenvolvimento da inteligência e do pensamento na criança. De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata. Conforme as descobertas de Piaget há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos que são a assimilação e a acomodação.
e. A socializaçãoe a interação.
Feedback
A resposta correta é: A assimilação e a acomodação..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com a pretensão de descrever e explicar os comportamentos humanos nas diferentes fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento propõe-se a explicar como [...] a partir de um equipamento inicial (inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam à emergência desses comportamentos (RAPPAPORT; FIORI; DAVIS, 1981, p. 3). Dessa forma, muitos são os procedimentos e métodos científicos que podem ser adotados nas pesquisas para que essas pretensões sejam alcançadas. Portanto, embasado nesse contexto, a nossa ciência pretende:
I-Observar e descrever os fenômenos (exemplo: choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc.).
II-Descrever e aprofundar os fenômenos que atuam no comportamento do ser humano em sociedade, no âmbito individualista.
III-Explicar os fenômenos. Explicar quais os processos subjacentes, quais os mecanismos psicológicos, internos, que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais.
IV-Explicar o comportamento, onde os processos subjacentes e os mecanismos psicológicos internos atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos no comportamento humano e social. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I e III estão corretas.
c. II e IV, apenas.
Conteúdo:
Primeiros estudos da Psicologia do Desenvolvimento. É preciso, nesse sentido, conhecermos os principais procedimentos utilizados em suas pesquisas, bem como termos clareza dos desafios enfrentados. Dessa forma, buscar alguns dos procedimentos mais empregados, vislumbrando suas vantagens e desvantagens, são alguns dos desafios que se impõem para essa área do saber psicológico. Com a pretensão de descrever e explicar os comportamentos humanos nas diferentes fase da vida, a Psicologia do Desenvolvimento propõe-se a explicar como [...] a partir de um equipamento inicial (inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam à emergência desses comportamentos, onde os dois quesitos são:
a)Observar e descrever os fenômenos (exemplo:
choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc.). b) Explicar os fenômenos. Explicar quais os processos subjacentes, quais os mecanismos psicológicos, internos, que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais. (RAPPAPORT;
FIORI;
DAVIS, 1981, p. 3). Dessa forma, muitos são os procedimentos e métodos científicos que podem ser adotados nas pesquisas para que essas pretensões sejam alcançadas.
d. I, apenas.
e. I, II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I e III estão corretas..

Continue navegando