Buscar

Caso concreto 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 5
1 - Defensoria Pública de Santa Catarina consegue desinternação de paciente que estava custodiado há mais de 30 anos em Florianópolis Atualidades - Hot Empório - Por Redação - 24/09/2016 A Defensoria Pública de Santa Catarina, por intermédio da Defensora Pública Caroline Kohler Teixeira, do Núcleo da Capital/SC, impetrou Habeas Corpus para garantir o direito de ir e vir do paciente que estava segregado há mais de 30 anos cumprindo medida de segurança de internação. Consta nos autos que o paciente foi internado em 10 de julho de 1984 e até então estaria internando no Hospital de Custódia e tratamento de Florianópolis. É a pessoa que está há mais tempo cumprindo medida de segurança no Estado de Santa Catarina. 
A Defensora Pública esclarece em seu pedido, que a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art, 5º, inc. XLVII, veda as penas de caráter PERPÉTUO e que o Código Penal (art. 75, caput) brasileiro impôs o limite máximo de cumprimento de pena o prazo de 30 anos. De partida, diga -se que o termo? penas? é utilizado, pelo constituinte, na acepção ampla do termo, compreendendo todas as espécies de sanções penais - não só as privativas de liberdade como também as restritivas de direitos e as MEDIDAS DE SEGURANÇA. 
A partir da leitura acima responda: 
No que diz respeito às atitudes sociais? preconceito, estereótipo e discriminação – 
analise o exemplo acima e aponte o tipo de atitude. 
A Lei 10.216, de 06/04/2001, é uma lei federal que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtorno mentais, redirecionando o modelo assistencial no campo da saúde mental. 
Esta lei assegura os direitos das pessoas portadoras de transtorno mentais. Sendo assim, um cidadão que tenha cometido um determinado crime estando ele com transtornos mentais, deveria ter acesso a tratamento de saúde, em ambiente terapêutico por meios menos invasivos possível. Desta forma, o indivíduo não poderia ser internado em medidas de segurança, pois as pessoas com transtorno metal que vieram a cometer infrações penal não mais serão submetidas a tratamento psiquiátrico, notadamente a internação, em instituição de natureza penal, muito menos as que ostentarem condições asilares. 
2 - A Lei 10.216, de 06/04/2001, é uma lei federal que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtorno mentais, redirecionando o modelo assistencial no campo da saúde mental. De acordo com esta legislação, o doente mental possui uma série de direitos, e dentre eles podemos citar:
d) Ter acesso ao melhor tratamento de saúde e ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis 
3 - Embora os termos preconceito e discriminação sejam usados frequentemente de modo intercambiável, eles, na verdade, se referem a conceitos diferentes e muitas vezes são possíveis de se apresentar de forma camuflada. Analisem os exemplos abaixo sobre atitude ou comportamento que evidencia o preconceito ou discriminação. 
I - Um lojista racista sorrir para um cliente negro para disfarçar opiniões que poderiam prejudicar seu negócio. 
II - No edital de um concurso público abrir vagas específicas para pessoas com necessidades especiais. 
III - Normas que estabelecem uma altura mínima para policiais. 
IV - Ser demitido da empresa por passar a ser uma pessoa com necessidades especiais (cadeirante) após um acidente de motocicleta. 
Assinale a opção em que constam exemplos de preconceito e discriminação 
a) Estão corretas apenas I e II. 
b) Estão corretas apenas I, III e IV. 
c) Estão corretas apenas I, II, IV. 
d) Estão corretas apenas II e IV. 
e) Estão corretas apenas II e III.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes