Buscar

Exercícios Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios Aula 3
Questão discursiva: 
Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas: Sobre meninos e meninas “Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciador de condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular corda ou executar passos de dança rítmica” (TOSCANO, Moema. Igualdade na escola: preconceitos sexuais na educação. Rio de Janeiro: CEDIM, 1995. p. 33). 
1 - Os meninos têm uma tendência natural para lutar? As meninas têm uma tendência natural para serem dançarinas? Justifique sua resposta. 
Não, pois não há uma tendência natural para dança ou futebol, mas sim uma construção cultural de identidade de gênero. Masculino e feminino são construções culturais, o que é determinado pela natureza é o dimorfismo sexual.
2 - “Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos pré-concebidos”. Seria, portanto, errado afirmar que a cultura estabelece os padrões dentro dos quais as aptidões e a personalidade de meninos e meninas se desenvolverão. Justifique sua resposta. 
Não, pois por meio da socialização os padrões culturais se impõem aos indivíduos. 
Questão de múltipla escolha: 
Considere as afirmativas a seguir: 
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir. 
II- Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica. 
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais. 
IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico: 
A) I e II 
B) I e III 
C) II e IV 
D) I e IV 
E) I, II e IV
A resposta certa é a letra D (I E IV)

Outros materiais