Buscar

Como Elaborar Citacoes 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Leitura e produção de textos acadêmicos
 Prof.ª Cláudia Costa Alves
CITAÇÃO
Citação é a menção, no texto, de uma informação colhida de outra fonte, ou seja, os autores que serviram de base para a elaboração do trabalho. O uso de citações dá maior autoridade e clareza ao texto, mostra embasamento teórico, uma fundamentação segura e confiável sobre algum assunto.
As citações podem ser: direta, indireta ou citação de citação.
Obs.: É considerado PLÁGIO a reprodução, por qualquer meio, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem a devida menção da fonte. Todo autor tem o direito de receber os créditos por algo que criou. 
Sendo assim, veja as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR 10520/2002) para a estrutura das citações. [1: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.]
	
Citação Direta
São citações diretas aquelas que reproduzem literalmente o texto original. A extensão de uma citação determina sua localização no texto. 
É obrigatório informar a página em que está localizada a citação, assim como o ano de publicação.
Em uma citação, quando se quer omitir palavras ou frases, deve–se indicar a omissão pelo uso de colchetes.
Pode-se optar por identificar o autor no início ou no final da citação, obedecendo-se as regras.
Citação direta curta (até três linhas)
Se tiver até três linhas, deve ser incorporada ao parágrafo e ser apresentada entre aspas. Exemplos:
Conforme Cunha (2010, p. 131), "[…] o projeto é um texto que define, com detalhes, o planejamento do caminho a ser seguido na construção de um trabalho científico.”
“Quanto mais uma informação é utilizada, mais conhecimento produz, maior o seu valor.” (LEITÃO, 2005, p.13). 
Citação direta longa (mais de três linhas) 
Devem ser apresentadas abaixo do texto, destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas, constituindo um parágrafo único. Exemplos:
Sobre o planejamento de uma pesquisa, Gil (2006, p. 19), esclarece que:Fonte tamanho 12, espaçamento 1,5
O planejamento da pesquisa concretiza-se mediante a elaboração de um projeto, que é o documento explicitador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa. O projeto deve, portanto, especificar os objetivos da pesquisa, apresentar a justificativa de sua realização, definir a modalidade de pesquisa e determinar os procedimentos de coleta e análise de dados. Deve, ainda, esclarecer acerca do cronograma a ser seguido no desenvolvimento da pesquisa e proporcionar a indicação dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários para assegurar o êxito da pesquisa.Recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, espaçamento simples. 
No espaço acadêmico e profissional, valoriza-se também o domínio que a pessoa tem das várias formas de expressão da linguagem oral. Como as situações de comunicação oral são variadas, torna-se necessário utilizar adequadamente cada uma considerando a maior ou menor informalidade da situação. (BARBOSA; FREITAS, 2010, p.141).
Normas para apresentação de citações diretas:
observar o tamanho: maior ou menor que três linhas;
é obrigatório informar o ano em que o texto foi publicado e a página do documento em que se encontra a citação;
entre as linhas de uma citação longa, o espaçamento é simples;
se optar por colocar o sobrenome do autor no final da citação, este deve ser em maiúsculo e também dentro de parênteses;
se colocar o sobrenome do autor no início, antes da citação, deve colocar a primeira letra em maiúsculo e as demais em minúsculo; colocamos o ano e a página dentro de parênteses.
Citação indireta
É a reprodução de ideias do autor. É uma citação livre, em que usamos nossas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto. Contudo, a ideia expressa continua sendo de autoria do autor consultado, por isso é necessário citar a fonte. São feitas por meio de paráfrase ou resumo. Podem ser curtas ou longas e não há necessidade de recuo ou qualquer diferenciação.
Exemplo:
O uso excessivo de citações pode dar a impressão de que o trabalho é uma colagem de diferentes textos, e não uma produção do aluno, assim como a falta delas pode demonstrar insuficiência intelectual do pesquisador. (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 129). 
De acordo com Soares (1998), a leitura traz benefícios indiscutíveis para o indivíduo e para a sociedade. É uma forma de lazer e de prazer, além de proporcionar aquisição de conhecimento, enriquecimento cultural, e amplia as condições de interação social.
Normas para apresentação de citações indiretas:	
não é obrigatório informar a página do documento em que se encontra a citação, porém, o ano sim (exceto textos publicados em meio eletrônico, que não possuam paginação);
permanece a regra para colocação do sobrenome do autor (no início ou no final da citação); 
independente do tamanho de uma citação indireta, ela não se diferencia, deve ser incorporada normalmente ao texto, sem aspas ou recuo. 
Citação de citação
É a menção de um documento ao qual você não teve acesso, mas que tomou conhecimento por citação em um outro trabalho. Usamos a expressão latina apud (“citado por”) para indicar a obra de onde foi retirada a citação. 
Exemplo:
A comunicação é fator extremamente importante no meio profissional, conforme esclarece Cateora e Graham (2009, apud BARBOSA; FREITAS, 2010, p.89):
 O profissional deve aprimorar sua capacidade de comunicação oral e escrita se quiser ter sucesso no mundo atual, isso porque a exigência no mercado de trabalho está cada vez maior. Não se trata apenas de conhecer determinados conteúdos, de ter alguma experiência profissional. É necessário dominar os diferentes usos da linguagem no contexto profissional.
Esse tipo de citação só deverá ser usado na impossibilidade de se ter acesso ao documento original.
Normas para apresentação de citação de citação:
é obrigatório informar o autor citado e o autor que publicou a citação; 
é obrigatório informar o ano de publicação e a página do documento em que se encontra a citação;
permanece a regra para colocação do sobrenome do autor (no início ou no final da citação);
Todas as obras citadas devem, obrigatoriamente, constar na lista de referências no final do trabalho.
NOTAS DE RODAPÉ 
As notas de rodapé têm por finalidade prestar esclarecimentos ou trazer alguma informação adicional, mas que prejudicaria a sequência lógica da leitura. [2: Exemplo de nota de rodapé.]
Deve estar localizada na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida no texto. 
São separadas do texto por um traço contínuo de 5 cm e digitadas em espaço simples e tamanho 10. São numeradas em ordem contínua, sendo reiniciada a contagem somente em capítulos diferentes.

Outros materiais