Buscar

Alimentos diet e light

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alimentos diet
Diariamente ao passarmos pelas prateleiras dos supermercados, nos deparamos com uma infinidade de produtos que sofreram modificações nos seus teores de açúcares, gorduras, calorias, etc. A lista destes alimentos é grande e inclui leites, geléias, balas, refrigerante, pães, barras de cereais, gelatinas, chás, chocolates, etc. Até pouco tempo atrás, estes alimentos só eram encontrados em farmácias e consumidos por diabéticos. Atualmente, a procura por estes alimentos cresceu tanto, que podemos encontrá-los facilmente em supermercados, padarias e até lojas de conveniência. Substituir o açúcar por adoçantes artificiais, por exemplo, tornou-se um hábito também entre as pessoas que desejam manter a boa forma ou emagrecer. Hoje, cerca de 26% dos brasileiros consomem algum produto Diet ou Light, sendo o adoçante o produto mais vendido.
Diet é um termo inglês que significa dieta, regime, fazer dieta, alimentar-se seguindo um regime. Os alimentos Diet são destinados às pessoas que possuem alguma patologia (diabetes, hipertensão, etc), eles apresentam em sua composição quantidade insignificante ou são totalmente isentos de algum nutriente. Esses alimentos são indicados para pessoas que tenham restrição no consumo de algum ingrediente, como açúcar, gorduras, carboidratos, sódio e lactose. 
É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, podem não ser adequados para pessoas que querem emagrecer. Um exemplo é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet pode ser indicado para as pessoas com diabetes, pois é isento de açúcar (carboidrato de absorção rápida), mas não para as que desejam reduzir o peso já que tem maior adição de gordura.
Os consumidores no mundo inteiro procuram informações sobre os alimentos que consomem. Uma fonte importante para obter esse tipo de informação são os rótulos alimentares. O consumidor na maioria das vezes, não está suficientemente esclarecido sobre o significado destes termos e utiliza estes alimentos de forma inadequada, devido à falta de compreensão das declarações de rotulagem.
Quanto à rotulagem, as principais informações que devem estar presentes para designar um produto Diet são:
- Apresentar para que tipo de dieta foi formulado. "Ex: Para dieta com restrição de carboidratos".
- Apresentar alguma advertência para diabéticos, caso possua qualquer tipo de açúcar.
- Apresentar tabela de composição nutricional destacando os nutrientes eliminados.
-Apresentar a informação se possui ou não redução no valor calórico.

Outros materiais