Buscar

TRABALHO SAÚDE DO TRABALHADOR CALLCENTER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO DE 
PSICOLOGIA 
E SAÚDE DO TRABALHADOR 
ALUNO: ROBERTO LUIZ DE SOUZA MARINS
MATRICULA: 201202127665
TRABALHO DO TEXTO “O CONTROLE NO TRABALHO” em CALL CENTER 
A possibilidade de solicitar mobilização pessoal, como variável importante do comportamento organizacional, onde o trabalho retira o individuo a liberdade dos movimentos, limita a possibilidade de fazer e impõe a despersonalização, por normas como requisito de execução da tarefa. 
Esses estudos abortam como causa de sofrimento no trabalho a importância de resolver os problemas dos clientes, a impossibilidade de ajudar a melhorar a situação, a ausência de autonomia; inventar desculpas inexplicáveis; pressão constante, ausência de pausas para descompressão; representação inadequada da hierarquia sobre o seu trabalho; a carga cognitiva resultante do tratamento de informações em tempo real e curto e o apagamento dos dados após cada chamada. 
Qual seria o doente nessa situação? A organização que tem uma atividade complexa, sendo os atendentes pelo menos 80% do seu tempo resolvendo problemas que não fazem parte do seu script. Sendo suas situações não incorporadas nas prescrições da organização, nem previstas com o tempo de atendimento, sendo assim os atendentes, a realizarem gestões simultâneas com múltiplas tarefas tendo uma memória volátil não favorecendo a apropriação pelo coletivo de saberes a ser construídos na pratica cotidiana. 
Uma forma de taylorismo marcado em novas tecnologias com o intuito de agilidade e eficiência desconsiderando o ser humano, perpetuando efeitos indesejáveis sobre o bem estar dos trabalhadores, dos clientes e da produtividade. Nesse cenário apontado pelos estudos apresentados índice se o controle fosse mais para o trabalho a relação de saúde do trabalho ficaria menos comprometida, não é o controle em si que é perverso é essa relação e sim a qual objetivo ele serve, pois os dados obtidos alimentam um sistema de punição. Se as informações obtidas pela via do controle fosse revestida na adequação do modelo de gestão incorporando a exigências do trabalho, seguramente outros seriam os valores mediadores da cultura organizacional com reflexos positivos para com a saúde e produtividade.
SÓCIO TECNICO – No desenvolvimento organizacional é uma abordagem do projeto de trabalho organizacional complexo que reconhece a interação entre as pessoas e a tecnologia nos locais de trabalho. O termo também se refere à interação entre as complexas infra-estruturas da sociedade e ao comportamento humano.
 CRENÇAS DE PRODUTIVIDADE – É o resultado do trabalho através de sua organização no qual produz uma eficiência no atendimento, através de normas em um contexto de despersonalização do atendente que responde as metas do trabalho em si.
VALORES – Isso é o reflexo do trabalho através de sua organização no qual responde só a produtividades e eficiência onde os valores se restringem aos objetivos da empresa, deixando de lado os valores intelectuais, sociais e pessoais de cada indivíduo que faz parte desse contexto de trabalho.
CULTURA ORGANIZACIONAL – A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.
REFLEXO SOBRE A GESTÃO – O reflexo na organização do trabalho sobre uma gestão onde tem o comprometimento de eficiência e produtividade, gera uma forma de defesa do trabalhador que o faz ter comportamentos no qual seja melhor para seu aproveitamento na tarefa que desempenha e isso as vezes compromete a saúde e sofrimento do mesmo trazendo assim muitos problemas psíquicos e físicos.

Outros materiais