Buscar

TRABALHO UNOPAR 8º PERÍODO

Prévia do material em texto

As aplicabilidades de um sistema informatizado podem variar bastante de empresa para empresa, considerando, principalmente, seu ramo de atuação, suas dificuldades e suas necessidades, por isso, as vantagens oferecidas por cada sistema gerencial podem ser diferentes. Para Beraldi e Filho, (2010, p. 01) De maneira generalizada, a informatização das empresas podem gerar benefícios como:
Melhora as informações para tomada de decisão; 
Automatiza as tarefas rotineiras;
Melhora o controle interno das operações; 
Melhora o atendimento ao cliente; 
Aumenta a capacidade de reconhecer problemas mais cedo; 
Ajuda o gerente a testar algumas decisões antes de colocá-las em práticas; 
Melhora o processo produtivo;
 Aumenta a produtividade e competitividade.
Os sistemas de informação surgem como uma forma de auxiliar na comunicação, coordenação e tomada de decisão nas empresas, passando a ser uma das tecnologias de informação mais utilizadas no contexto organizacional. Laudon e Laudon (1999) relatam que sistemas de informações são mais que computadores. Usar sistemas de informação eficientemente requer uma compreensão de como a organização, a administração e a tecnologia de informação moldam os sistemas.
De acordo com Padoveze (2004) os Sistemas de Informação classificam-se em: 
Sistemas de Informação de Apoio às Operações - SIAO (compras, estocagem, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, planejamento e controle de produção etc.); 
Sistemas de Informação de Apoio à Gestão – SIAG. No que tange ao SIAG, preocupa-se basicamente com os dados que serão transformados em informações que serão necessárias na gestão contábil e financeira da organização.
Os sistemas empresariais são definidos por Laudon e Laudon (2001) como um conjunto de elementos interligados que coletam, armazenam, processam e distribuem dados e informações, dando suporte ao processo decisório nas empresas. Neste estudo, serão expostos alguns dos principais sistemas utilizados nas organizações nos dias atuais, como o ERP - Enterprise Resource Planning, Supply Chain Management, PRM - Partner Relationship Management, CRM - Customer Relationship Management, BI - Business Intelligence e BSC - Balanced Scorecard.
O ERP - Enterprise Resource Planning é um sistema integrado que gerencia informações relacionadas aos diversos departamento de uma empresa: operacional, administrativo e gerencial. Tem por objetivo centralizar as informações, gerenciando seu fluxo, assim permitindo ao gestores e demais usuários do sistema o acesso à informações gerenciais confiáveis, que darão embasamento para sua tomada de decisão. 
Souza e Goldstein (2005) conceituam o SCM como um conjunto de atividades, ferramentas e softwares que integra a produção da empresa com seus parceiros de negócios, gerando uma integração dos sistemas. Há maior planejamento da demanda e da produção. 
O CRM resume-se à um programa de coleta e armazenamento de dados que envolve a utilização de ferramentas de TI, mas envolve tambpem mudanças gerenciais e administrativas. Não basta a empresa comprar um pacote de informática se ela não estiver disposta a utilizá-la de forma estratégica. Portanto, é preciso que a empresa utilize as informações dos clientes à seu favor, desenvolvendo campanhas que criem valor a partir deste banco de dados. Souza e Szafir-Goldstein (2005) dão a seguinte definição para o BI (Business Intelligence):
(...) é a de ser um software que possibilite aos usuários obter informações corporativas mais facilmente. Tais softwares são considerados um avanço em relação às ferramentas de suporte à decisão usuais por integrarem mais fortemente as funções dos relatórios, OLAP, Data Mining e armazenamento de dados. O software BI deve permitir que sejam derivados as transações e sumários que o usuário necessite, sem que esse precise conhecer quais as fontes desses dados, ou seja, não precisa saber de qual banco de dados ou de qual servidor vieram os dados.
Ainda voltando-se ao tema tomada de decisão, destaca-se que existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para o auxílio no processo. Além da análise Swot, já citada, pode-se utilizar a análise de quadrantes e Pareto e o diagrama de causa e efeito, por exemplo. A empresa pode ainda valer-se de programas que auxiliam a tomada de decisão, como o Business Intelligence (BI) e o Balanced Scorecard.
O BI define regras e técnicas para transformar dados em informações. Seu objetivo é estruturar uma base de recursos de informação capaz de sustentar o processo de tomada de decisão, gerando diferenciação para as empresas. Portanto, seus conceitos estão voltados sempre à tomada de decisão, pois o sistema busca transformar dados de diversas áreas da empresa em informações, integrando-as.
O BSC surge como uma ferramenta capaz de integrar ações estratégicas, operacionais e organizacionais, criando um processo estruturado que gera medidas adequadas e objetivos em cada nível, permitindo a integração entre as ações e o alinhamento de toda a organização. 
Dentro destes conceitos, Balzani (2009, p. 1) define:
O Balanced Scorecard foi criado para solucionar o problema de comunicação do planejamento empresa como um todo, visando utilizar uma visão holística da administração em beneficio do seu planejamento estratégico. É o planejamento em ação. Foi escolhido pela Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gerenciamento mais importantes dos últimos 75 anos, revela-se como uma ferramenta capaz de atender às novas exigências de gerenciamento dentro dos cenários econômicos em constantes mutações, como um instrumento de maior importância à construção de uma estrutura de indicadores estratégicos que possua abrangência e coerência compatível com a nova era do conhecimento. 
Entre os benefícios gerados pela implementação do BSC nas organizações pode-se destacar a oportunidade de traduzir a estratégia das empresas em objetivos e ações concretas; promover o alinhamento dos indicadores com objetivos estratégicos; proporcionar uma visão mais sistematizada do desempenho operacional; facilitar a comunicação dos objetivos estratégicos, focando os colaboradores na sua consecução; suportar os programas de incentivos em função de desempenhos individuais e sua contribuição para o alcance dos resultados do negócio (BALZANI, 2009) .
referências
BALZANI, Haylla. Balanced Scorecard – BSC: uma ferramenta de gestão. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/. Acesso em: 27 de Setembro de 2016
BERTI, Anélio. Diagnóstico empresarial: teoria e prática. São Paulo: Ícone, 2001.
http://www.ice.edu.br/TNX/encontrocomputacao/artigos-internos/aluno_adrielle_fernanda_seguranca_da_informacao.pdf. Acesso em: 27 de Setembro de 2016.
LAUDON, K. C. e LAUDON, J. P. Sistemas de informação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999. 
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. 
MENDONÇA, Mário. Processo decisorial. Disponível em: http://www2.unifap.br/mariomendonca/files/2011/05/PROCESSO-DECISORIO.pdf. Acesso em: 26 de Setembro de 2016.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
PADOVEZE, Clovis Luis. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 2004.
SANTO, Adrielle Fernanda Silva do Espírito. Segurança da informação. Disponível em:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes