Buscar

aula 10 de gestão ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

aula 10 escolar 
O processo de ensino-aprendizagem é influenciado por diferentes fatores, tanto no que concerne às questões de ensino (método, relações, conteúdo, didática) quanto no que concerne às questões referentes ao indivíduo que aprende.
Ao longo da escolarização, o aluno pode apresentar dificuldade de aprendizagem em diferentes momentos e por diferentes motivos que podem estar relacionados com aspectos internos ou externos, como vimos na aula sobre adaptação escolar.
O psicólogo, diante de uma situação de dificuldade de aprendizagem, deverá realizar um levantamento para compreender a situação e elaborar uma forma de intervenção.
A atuação do psicólogo, quando se depara com a dificuldade de aprendizagem do aluno, consiste, inicialmente, em três etapas: levantamento, criação de hipóteses e intervenção.
Levantamento
Na primeira etapa, o psicólogo escolar procura compreender o que pode estar levando o aluno a ter dificuldades na aprendizagem. Para tal, ele realizará um levantamento em que irá conversar com o professor para compreender como é esse aluno em sala de aula, sua conduta e relações. (Almeida, 2003)
 
O levantamento deve ter início no contato com o professor que, em geral, é quem formula a demanda. Nessa entrevista, procura-se ouvir a queixa do professor, compreender sua percepção acerca do problema, do aluno e de sua família, compreender como ele trabalha com o aluno e que alternativas de intervenção já experimentou. 
A partir dessa entrevista, o psicólogo poderá pensar algumas alternativas para serem experimentadas. Poderá, também, realizar um levantamento do desempenho dele nas disciplinas ao longo dos anos ou ver alguma produção acadêmica do aluno. 
 
Na conversa com o professor e no levantamento, o psicólogo poderá verificar se o problema é em uma disciplina ou em várias, e há quanto tempo o problema existe. Se o aluno começou a apresentar dificuldade em determinada disciplina somente no 4º ano, pode-se verificar se a dificuldade está relacionada ao momento presente.
Criação de hipóteses
O psicólogo deve conversar com a família também, a fim de compreender como funciona o universo familiar, como são as relações, se ocorreram mudanças na família tais como: separação dos pais, morte de um ente querido ou nascimento de um irmão. 
Isso porque uma mudança significativa na família pode se refletir na aprendizagem da criança. Nesse encontro, pode-se refletir sobre a ação que a família pode ter junto ao aluno, para que ela se envolva na busca de soluções.
Intervenção
E, por fim, procurar compreender como o aluno percebe o problema, como se percebe na sala de aula, como é sua relação com os professores e colegas, qual é a sua história escolar e o que pensa acerca da instituição. 
 
O psicólogo deve, também, conversar com o aluno ou pedir-lhe algum desenho que expresse o universo escolar, a fim de compreender como ele o percebe.
 
O levantamento de informações é fundamental para compreender a origem da dificuldade de aprendizagem. Nos casos em que o psicólogo julgar necessário, pode solicitar uma avaliação mais profunda de um profissional fora da Instituição Escolar (um psicólogo, um psiquiatra ou um fonoaudiólogo) que lhe enviará um parecer acerca da avaliação (Almeida, 2003).
O psicólogo escolar deve compreender os aspectos sociais e relacionais da instituição. Seu olhar não pode considerar somente o indivíduo de forma isolada, mas sim o indivíduo em seus diferentes contextos e relações, sobretudo, os que ocorrem na escola.
 
O conhecimento do Projeto Político Pedagógico possibilita ao psicólogo conhecer os objetivos institucionais e a forma de organização escolar proposta e, a partir, desse conhecimento, avaliar e propor ações que possibilitem o alcance dos mesmos.
A atuação institucional possibilita ao psicólogo ter uma visão do todo (clima organizacional, representação social da escola, objetivos gerais etc.) e atuar para obter melhorias nos processos que constituem o espaço escolar (Almeida, 2003).
 
A satisfação dos sujeitos que compõem o espaço escolar (professores, funcionários, alunos e pais) influencia na motivação e no envolvimento com a instituição. A escola é um espaço social de formação de sujeitos e, consequentemente, da sociedade que se deseja construir.
 
O psicólogo pode realizar uma análise das necessidades da instituição e, a partir dos resultados, propor intervenções que modifiquem ações, processos e representações sociais. Isso pode ser feito através de trabalhos em grupo em que os sujeitos pensem o espaço escolar e suas relações.
O psicólogo escolar pode elaborar projetos para trabalhar com temas específicos. A elaboração de um projeto deve considerar a realidade escolar. O projeto pode ser elaborado para resolução de problemas existentes, por exemplo, o bullying, ou para prevenção e formação do aluno, por exemplo, a sexualidade (Luck, 2003). A elaboração de um projeto deve conter:
__tema / objetivo a ser atingido/ publico alvo/ cronograma/ plano de trabalho/ elaboração do projeto__
1º Encontro
Objetivo: Possibilitar aos pais uma reflexão acerca do papel da escola e de sua participação no processo de escolarização.
 
2º Encontro
Objetivo: Refletir acerca da importância da relação entre os pais e a escola no processo de formação do aluno.
 
3º Encontro
Objetivo: Refletir acerca da importância da participação dos pais no processo educativo

Outros materiais