Buscar

aula 07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LÍNGUA PORTUGUESA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 Retornar
	Exercício: CEL0014_EX_A7_ 
	Matrícula:  
	Aluno(a): 
	Data: 23/10/2015 15:36:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513266083)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	GARCIA, 1988: 206) afirma que o  "tópico frasal" determina  um ou dois períodos curtos iniciais que contêm a ideia-núcleo do parágrafo. Já de início é perceptível o que o autor deseja transmitir. A partir do exposto, assinale a alternativa  em que  o tópico frasal  foi desenvolvido por divisão.
	
	
	
	
	
	
	
	 
	 
Há razões  para crer que algum tempo antes do chamado descobrimento ocorriam duas  grandes migrações em ondas sucessivas: uma pelo vale amazônico em direção ao Caribe, outra pelo largo da costa em direção ao norte. ( Antônio Houaiss, com adaptação)
	
	 2a Questão (Ref.: 201513252731)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O parágrafo é um dos mais importantes componentes do texto. Podemos dizer que tem ele tem a função de organizar o olhar do leitor quanto à disposição das informações. De acordo com Garcia (1997), o parágrafo-padrão é composto por: Tópico Frasal, Desenvolvimento e Conclusão.
Leia as opções abaixo e marque a única que apresenta a definição correta de Tópico Frasal:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Um ou dois períodos curtos iniciais em que expressamos, de maneira sucinta, a ideia principal do texto.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513263747)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No parágrafo abaixo:
 
O trabalho na escola vem se resumindo ao interesse por resultados no vestibular. Não há como negar a importância desses resultados, mas o importante é unir a eles a transmissão dos valores que os geram: amor, respeito, justiça, paz, solidariedade. A escola deve se comprometer sobretudo com esses valores.
Disponível em: http://revistalingua.com.br/textos/blog-ponta/refazendo-paragrafos-338861-1.asp Acesso: 30 ago 2015.
 Entendemos que a frase destacada introduz o texto e assim podemos classificá-la como:
	
	
	
	
	
	 
	tópico frasal.
	
	 4a Questão (Ref.: 201513254456)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	 Para garantir a unidade de um parágrafo coerente, um emissor deve saber organizá-lo segundo alguns preceitos ordenados por um tópico frasal. Para esta questão, leia o parágrafo a seguir:
"As leis precisam ser respeitadas numa sociedade democrática. Não há possibilidade de exercermos nossa cidadania se não for pelo poder da proteção dos direitos e deveres sociais.   Enquanto houver supostas práticas que se dizem justas fora dos tribunais, a verdadeira Justiça não será feita. Diante de extermínio de pessoas, aleatoriamente feito pelas mãos de carrascos, erroneamente considerados como justiceiros, o povo desprotegido das atuações do poder constituído paga por crimes que não comete."
Oferecemos opções de tópicos para que você aponte o único possível para responder à questão corretamente: Qual é o tópico frasal deste parágrafo?
		
	 
	 As leis precisam ser respeitadas numa sociedade democrática
	
	 5a Questão (Ref.: 201513253118)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise o diálogo abaixo.
- E aí, mermão? Tudo bem? Tá gostando da festa?
- Tá show!
 Nele, podemos perceber um vocabulário da língua coloquial, que se caracteriza por ser aquele que
	
	
	
	 
	aprendemos no seio familiar, nas relações cotidianas de modo geral.
	
	 6a Questão (Ref.: 201513258506)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal (frase-guia ou frase-núcleo) encerra de modo geral e conciso a ideia-núcleo do parágrafo. É uma generalização, em que se expressa opinião pessoal, um juízo, se define ou se declara alguma coisa e pode ser feito por meio de uma declaração, um contraste, uma definição, uma enumeração, uma divisão etc.
 
Informe o tipo de tópico frasal apresentado no parágrafo abaixo:
 
          Para transformar o pré-sal em riqueza para todos os brasileiros que necessitam de melhoria na educação, saúde, infraestrutura e distribuição de renda, o País precisa cruzar cinco fronteiras.   A primeira é a geográfica, pois o ele está nos limites da plataforma marítima, a cerca de 300 quilômetros da costa.  A segunda, geológica, em razão da profundidade em que se encontra.  Outra fronteira é a tecnológica, devido aos complexos sistemas necessários para a extração. O País já deu passos significativos para ultrapassar esses três limites. As outras duas fronteiras, a econômica e a política, O Brasil começa a cruzar a partir do marco regulatório.
	
	
	
	
	
	
	
	 
	enumeração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais