Buscar

Administração de Novos Negócios

Prévia do material em texto

Administração de Novos Negócios
1. As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente:
Concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras
2. Pedro Casemiro e Antonio Pereira, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e a sua recuperação, mas impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui:
Exploração de hobbies
3. Uma organização formalmente constituída possui normas e regulamentos, hierarquia, cultura organizacional, recursos, pessoas ocupando cargos e etc. As empresas têm todas as características de quaisquer organizações, mas com um grande detalhe: seu objetivo principal é: Lucro
4. Uma empresa é um sistema ---------------------, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro.
Aberto
5. Formalmente constituída, as organizações possuem: Marque abaixo, o ÚNICO item que não possui nenhuma relação com o processo.
Regulação Federal
6. Baseado nas diferenças entre organização e empresa, assinale a alternativa correta.
Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
7. Realizar uma pesquisa de mercado, deve ser item predileto de análises dos empreendedores, uma vez que
Todas as alternativas estão corretas
		
	
	
8. Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
Cenário Econômico
9. Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes; Ambiente é o universo que envolve a organização; Por não estarem isoladas e não serem autossuficientes, elas precisam trocar com os elementos do ambiente em que estão inseridas. A esse processo chamamos de: Marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
Sistemas Abertos
10. Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
Revolução Industrial
11. Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
Ambiente de Tarefa
12. Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações de analise do:
Ambiente de Tarefa
13. Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Baseado nesta afirmação assinale a alternativa correta: 
A empresa possuiu o ambiente geral e o ambiente de tarefa
14. O padrão e a qualidade de vida na sociedade contemporânea atual dependem dos esforços conjuntos das pessoas, das empresas, do governo e das organizações de um modo geral. Toda realização humana surgiu inicialmente na mente de alguém que teve atitude e vontade suficientes a fim de colocar aquilo em prática, identificando alguma oportunidade no ambiente. Essas pessoas são conhecidas como:
Empreendedores
15. A Globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Baseado nas consequências da Globalização assinale a alternativa INCORRETA.
Mercados menos exigentes
16. No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
Colaboradores
17. No ambiente interno da empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
Políticos
18. Dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?
Diminuição da oferta de produtos
19. Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
20. Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, chamadas de: Stakeholders
21. É o sistema pelo qual se adquire o direito de uso de uma marca ou patente, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Assim define-se o negócio de: Franquia
22. O Sr. Antonio Rocha, lavrador, proprietário de um pequeno sitio que produz hortaliças, tem problema de comercialização, pois está sujeito a intermediários que compram seus produtos e ele tem percebido que a maior parcela dos ganhos fica com esses intermediários. Como ele trabalha basicamente com seus colaboradores, que são mensalistas, registrados, ele vem buscando estruturar melhor seu negócio, caso não disponha de capital para a compra de caminhão e atue também na distribuição. No caso do Sr. Antonio Rocha, a melhor alternativa de estruturar o seu negócio é: Formar uma cooperativa de produtores ou associar-se a uma já existente na região
23. Baseado nos tipos de empresas, assinale a alternativa que representa a sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência e constituída para prestar serviços às pessoas que se associam a ela. É uma empresa com dupla natureza, que privilegia o lado econômico e social de quem se associa. Cooperativa
24. As principais possibilidades para o início de um negócio para empreendedores são: empresa tradicional, empresa familiar, franquia, escritório doméstico e cooperativa. Para um profissional da área de consultoria empresarial, com larga experiência em área tributária, mas sem clientela formada e pouca experiência na arte de vender os seus serviços, a alternativa mais recomendável para o a atuação profissional é: Formar uma cooperativa de produtores ou associar-se a uma já existente na região
25. Qualquer negócio está sujeito a riscos, nenhuma ideia ou oportunidade é garantia de sucesso comercial, mas na avaliação de novos negócios, deve-se considerar, segundo Maximiano (2006), os seguintes aspectos: Viabilidade de mercado; concorrência; viabilidade de produção; controle governamental e investimento inicial e retorno. Quando se questiona os seguintes pontos: I - Como os clientes estão distribuídos geograficamente? II - Qual preço seria aceito pelos clientes? III - Qual o custo de montar infraestrutura para fornecer o produto (bem ou o serviço)? Esses questionamentos estão relacionados aos seguintes aspectos: Viabilidade de mercado e viabilidade de produção.
26. Analisando sua ocupação, e seu grau de sucesso ou insucesso, o empreendedor poderá desenvolver produtos e serviços nos quais suas experiências e seus conhecimentos são aproveitados. Qual dessas fontes para novos negócios representa este conceito? Derivação de Ocupação
27. Assinale a alternativa que revela uma assertiva incorreta, no quese refere às características que compõem a etapa do Resumo da Empresa no Plano de Negócios: Esta etapa deve apresentar um conteúdo acerca da estrutura da empresa, mais conciso e objetivo do que o exposto no Sumário Executivo.
28. Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência. Considerando estes níveis, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de concorrência perfeita: Ocorre quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos, a ponto de não influenciarem os preços individualmente.
29. Assinale a opção correta acerca das características do comportamento empreendedor. Apesar de não estarem subordinados a exigências de formação em gestão, os empreendedores adotam ações de planejamento ao estabelecerem metas e objetivos para seus negócios.
30. "Senti que era agora ou nunca o momento de começar um novo empreendimento quando me aproximei dos 30 anos", disse um empreendedor pesquisado. Sobre tal afirmação, podemos dizer que: Um empreendedor precisa de experiência, apoio financeiro e alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso e, por volta dos 30 anos, tais condições podem ter sido construídas.
31. Sobre as características de um empreendedor marque a alternativa INCORRETA: Autoconfiança: o empreendedor não tem autoconfiança, acredita em seus colaborados apenas. Se acreditasse mais em sí seria melhor para tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar menos, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.
32. O Professor Carlos Andrade ministra matemática num colégio público na cidade onde reside. Como o Professor Carlos tem forte senso de cidadania, também ministra aulas de recuperação, como voluntário, nos finais de semana para os alunos do bairro onde ele reside, através da ONG Recuperando Talentos. Considerando a atuação do Professor Carlos e da ONG Recuperando Talentos, temos: A ONG Recuperando Talentos deve ser formalizada, mas o Professor Carlos, como voluntário, que não recebe remuneração, não necessita se formalizar como uma empresa.
33. Um empreendedor é capaz de transformar ideias em: Oportunidades de negócios.
34. Quando um empreendedor tem um produto inovador, mas não é empresário, não dispõe de recursos para montar uma empresa, deve em primeiro lugar: Licenciar o produto
35. A Cia. Industrial Rio Comprido, fabricante de bicicletas, com sede e fábrica localizada em Guarulhos (SP), está negociando a compra das Bicicletas Belo Monte Ltda., essa última empresa localizada em Porto Alegre, com vistas à ampliação da sua capacidade de produção, tendo em vista os mercados da Argentina e Uruguai, onde a Belo Monte já vinha exportando bicicletas e mantém estrutura para a distribuição. Considerando a aquisição de uma empresa com área de atuação congênere, pode-se considerar que essa compra corresponde a: Política de crescimento da empresa através da aquisição de concorrentes
36. As principais possibilidades para o início de um negócio para empreendedores são: empresa tradicional, empresa familiar, franquia, escritório doméstico e cooperativa. Para um profissional da área tributária, com larga experiência, que pretenda continuar atuando individualmente nessa área, a alternativa mais recomendável para o tipo de empresa é: Escritório doméstico
37. Essa prática também pode originar-se da avaliação contínua do negócio atual. Pessoas observadoras e curiosas criam o hábito de buscar informações sobre como funciona cada setor, identificando os pontos onde há possibilidade de realizar melhorias. Qual dessas fontes para novos negócios representa este conceito? Aperfeiçoamento do negócio.
38. A etapa que representa um extrato competente e motivador do Plano de Negócios, onde deve ser dada uma visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro, é: O Sumário Executivo.
39. Na etapa de Análise de Mercado do Plano de Negócios, podemos verificar algumas formas de pesquisas utilizadas para que se atinja o objetivo, dentre as quais temos uma que avalia a demanda de produtos, auxiliando decisões de entrada em mercados desconhecidos, a qual podemos chamar de Pesquisa de: Potencial de consumo
40. Um dos principais fatores econômicos que influenciam o desempenho das empresas é o crescimento econômico ou a mudança no nível geral da atividade econômica. A forma mais comum de medir o crescimento da economia é o (a): PIB
41. Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar: Carga tributária muito elevada
42. Quando a inovação dos produtos, serviços ou processos tradicionais apresenta significativas melhorarias, sem substituí-los. Assinale a alternativa que demonstra o resultado com base no exemplo abaixo: Processo - fabricação de açúcar: nos antigos engenhos, a moenda era movida por bois e sobrava muito caldo nos talos de cana. Hoje, as usinas produzem toneladas de açúcar por dia e o bagaço da cana sai do processo com praticamente zero de umidade. Produto - aparelho de barbear: os aparelhos de hoje, com três lâminas paralelas, não têm quase nada dos primeiros aparelhos, com uma lâmina que cortava dos dois lados. Serviço- compensação de cheques: há não muitos anos, a compensação de um cheque de outro estado chegava a demorar mais de um mês. O cheque tinha que viajar até a agência do correntista para se verificar se havia saldo e para conferência da assinatura. Com o uso da informática, hoje em dia a compensação demora no máximo 48 horas. Apresentam mais eficiência.
43. Não pode ser caracterizada como uma característica da globalização: Predomínio das forças autocráticas.
44. Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada e os empreendedores potenciais percebem que vale a pena correr riscos, pois há uma chance razoável de recuperar seu investimento com lucro. Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo governo. Este tem o papel de capitalizar ações que favoreçam a criação de novos empreendimentos e a percepção pelo empreendedor que possui o apoio para o sucesso de seus negócios. Assinale na relação abaixo o item que mais prejudica a iniciativa de criação de um novo empreendimento no Brasil: Carga Tributária Elevada
45. A conjuntura do mercado é composta dos seguintes fatores: Demanda de produtos (bens e serviços); competição do mercado; mercado de trabalho e regulamentação governamental.
46. O fator risco deve fazer parte da vida dos empreendedores, e pode ser avaliado e muitas vezes ser reduzido, contornado ou eliminado. Quando o risco se mostra muito grande e não há como atuar sobre ele, é possível que o empreendedor desista de realizar o empreendimento ou mude completamente o modo pelo qual vai viabilizá-lo, para evitar correr um risco considerado excessivo. Nesse contexto, um ambiente econômico deve ser saudável e possuir condições básicas para estimular investimentos na criação de empresas. Marque a opção que NÃO condiz com um ambiente adequado para o empreendedorismo. Taxa SELIC Alta
47. Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimento e criação de empresas. Maximiano (2006) destaca, como importante na percepção de condições ambientais, os seguintes fatores: carga tributária justa; corrupção; estabilidade legal e atitude positiva em relação ao empreendedorismo. As seguintes afirmativas estão corretas: O excesso de carga tributária afugenta os empreendedores e a estabilidade legal é uma das condições para um ambiente econômico saudável.
48. Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência: concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e o monopólio. Considerando os diferentes níveis de concorrência, no caso do Sr. João Santos da Silva, que cultivadiferentes variedades de verduras e comercializa suas mercadorias em uma feira-livre do município onde reside, ele atua em um mercado de: Concorrência perfeita.
49. Na elaboração do Plano de Negócios, tem-se uma etapa responsável pela coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor com a finalidade de auxiliar à administração na tomada de decisões.A partir da descrição apresentada, assinale a opção que nomeia esta etapa. Análise de mercado.
50. O empreendedor não deve se preocupar ao fazer novos investimentos em um novo mercado com: O plano de cargos e salários de sua empresa
51. A Análise SWOT é a ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento, sendo este o primeiro estágio de planejamento. Assinale a opção que completa a assertiva apresentada.
52. Existem diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda. A partir das opções apresentadas, identifique o método que não deve ser adotado. Utilizar-se de referências internas, em observância a que a empresa pretende atingir dentro de determinado prazo.
53. Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo Governo. Assinale uma condição negativa criada pelo Governo: Carga tributária injusta.
54. Os fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio são: crescimento econômico, inflação ou deflação e a taxa de juros. É correto afirmar que os empreendedores: Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), a inflação e a taxa de juros.
55. O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura do mercado e conjuntura global. Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio: Crescimento econômico, Inflação ou deflação e Taxa de juros
56.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes