Buscar

1 ATIVIDADE DISCURSIVA CONTROLE AUTOMAÇÃO

Prévia do material em texto

Na época presente, o controle de processos industriais é extremamente importante para as indústrias, tendo em vista que é de grande importância e proveitoso que os processos sejam automatizados, como as linhas de fabricação, por exemplo. Isso faz com que as empresas minimizem seus custos, sejam cada vez mais produtivas e uma maior lucratividade.
Os sistemas de controle de processos industriais são aplicados com a finalidade de manter variáveis de determinado produto controlado através de ajustes e medições no próprio processo. Para desenvolver um sistema de controle é importante que seja avaliado qual o tipo de sistema que se deseja, por exemplo, malha aberta ou fechada. 
Faz-se indispensável constituir o diagrama de blocos para que se compreenda o caminho de ponta a ponta. Dessa forma, desenvolver um sistema de automação, com diversos comandos como liga e desliga, parada de emergência, a programação para o controle das operações e os mecanismos de verificação e correção de erros detectados devem estar bem estabelecidas. 
Os fundamentais alvos do controle dos processos industriais é a adaptação das adversidades externas e às restrições de equipamentos e materiais, melhoria da harmonia operacional, atender as especificações dos produtos, aprimorar o uso de recursos e matérias-prima, melhorar os rendimentos financeiros do processo, melhorar a segurança pessoal e operacional e reduzir o impacto causado no meio ambiente.
Podemos descrever os sistemas de controle de processos industriais em passos, conforme está descrito abaixo:
Estudar o projeto, analisando suas variáveis convenientes ao processo que será modelado;
Organizar através de um fluxograma de blocos, de forma seqüencial e lógica as etapas do processo, representando as condições e variáveis levantadas quando o projeto foi estudado;
Baseando - se no fluxograma, criar as linhas de programação com as rotinas propostas, sendo as rotinas de operações, as de verificação e correção. 
Executar os testes, por meio de simulações, para fazer os ajustes finais, antes de ser colocado em operação.
Por fim, pode-se dizer que a automação e o controle dos processos industriais trás conforto, agilidade e mais qualidade para os diversos setores de uma organização, possibilitando um controle e supervisão mais refinado dos processos industriais e, além disso, remove o contato humano a atividades que antes causavam tantos danos a saúde como, por exemplo, atividades repetitivas. Sendo assim, o homem está cada vez mais envolvido a todo o processo sistematicamente e tendo cada vez menos contato físico as atividades operacionais.

Outros materiais